sábado, 28 de julho de 2018

Jesus tinha que “copiar” tudo o que estava escrito sobre o Deus do Antigo Testamento: andar sobre as águas e acalmar ventos e as tempestades e falar do meio do fogo?




Para os antigos, Jesus tinha que ser onipotente, onisciente desde pequenino, tudo sabendo e tudo podendo. A humanidade de Jesus sendo assim como uma veste da divindade que ele punha e trocava quando quisesse. Esta ideia chegou até nós. E como gostamos de contar para as crianças.

Tem até uma mística do séculoXVII Ágreda Maria de Jesus que contava assim, e se julgava inspirada por Deus: A Mãe Maria punha-se de joelhos e aplicava no corpinho de Jesus a túnica, e pôs as sandálias, e o mandou pôr-se de pé: a túnica caiu-lhe na medida, sem nem tomar medida nenhuma. 

E jamais tirou aquela túnica até a Paixão quando os soldados tiraram. O mesmo aconteceu com as sandálias e a sunga. E nada se gastou e nem envelheceu e nem a túnica perdeu a cor. A túnica foi também crescendo com o crescimento do menino e jovem Jesus”.

Esta e outras literaturas correram na Idade Média até há bem pouco tempo. Durante séculos, a literatura tradicional sobre Jesus Cristo alimentava assim a piedade cristã. Partia da evidência de que os Evangelhos narravam biograficamente a vida de Jesus. 

E para os períodos da infância e adolescência, os escritores permitiam-se fantasiar-lhe a vida. Sabiam que era Deus e, portanto, nenhum milagre nem fato extraordinário do Menino e Adolescente Jesus se podia excluir.

Em não poucos casos, os evangelhos da Infância e adolescência de Jesus recorrem aos evangelhos apócrifos que abundam em dados e fatos mirabolantes de Jesus, semelhantes aos da mística Ágreda que falamos no início. Só mais tarde, a partir dos inícios do séc.XX é que se modificou o cenário. 

Os estudos exegéticos e arqueológicos e linguísticos questionaram em profundidade a leitura ingênua e literal da vida de Jesus. Hoje estas interpretações são comuns tanto no campo católico como no campo protestante, num trabalho sério de ecumenismo. 

E chegou-se a um princípio comum em que o dogmatismo assume uma perspectiva histórica não assumindo por consequência um valor definitivo.

É comum dizer-se que, na política, nenhum partido tem toda a verdade. E semelhantemente, também nenhuma filosofia ou teologia tem também toda a verdade. Porém, desde 1879, com a encíclica “O Pai Eterno” o Papa Leão XIII insistiu na adoção obrigatória da filosofia e teologia de S.Tomás de Aquino como filosofia e teologia insuperáveis e portanto infalíveis.

Filosofias mudam e também teologias. Porém houve um tempo longo em que a filosofia e teologia de Tomás de Aquino foi sacramentada como insubstituível e por isso infalível.

A geração que viveu com Jesus e a imediatamente seguinte conheceram e vivenciaram até o extremo o lado humano de Jesus. 

À medida que nos afastamos das primeiras gerações inverte-se o processo. A humanidade de Jesus se esfumaça, e enfoca-se quase exclusivamente a sua divindade. A humanidade servia de mera aparência. Os aspectos históricos e reais se esfumaçaram. 

Abriu-se assim espaço para a mítica e o fantasioso. A tarefa hoje em dia consiste em filtrar no Novo Testamento o que por demais se inseriu como este acervo de mítico e fantasioso. No A.Testamento essa tarefa já foi há mais tempo debatida.



PREFEITURA DE CHAPADINHA IGNORA O QUE SEJA ESTADO LAICAL

Estão distribuindo um CONVITE de um tal de ENCONTRO PEDAGÓGICO, com abertura "oficial" no Templo da Assembleia de Deus. Eu questiono se os senhores da Prefeitura municipal ignoram que o Brasil é um ESTADO LAICO, e portanto acabou a época de estar lambendo os pés de um ou ouro templo e também os religiosos ficarem lambendo os pés da prefeitura ou alguma coisa que deslize das "gorduras" que possam se encontrar na área. 
Aconselho a que reflitam nos novos tempos em que estamos e possam cumprir melhor sua imparcialidade como é a nova filosofia do nosso ESTADO LAICO

          NOTICIÁRIO:


 1)- Neste sábado, dia 04/08 é o início da Catequese. É hora de colocar na cabeça as novas tarefas escolares e catequéticas, minha gente.

2)- É também a missa da unidade paroquial. Todos presentes com os símbolos e os nossos padroeiros. Acontece também a ordenação sacerdotal do diácono Francisco de Assis na igreja paroquial de Tutóia, sua cidade.

3)- Nós temos a alegre notícia da próxima ordenação de diácono do finalista Jerry Lima, que acontecerá na igreja paroquial de Buriti de Inácia Vaz onde se encontra trabalhando. A ordenação será no dia 03/11. E ficamos aguardamos a data da sua ordenação sacerdotal que será depois aqui na igreja paroquial de Nossa Senhora das Dores.

4)- Neste domingo, 29, será a entrega da caminhada em preparação do evento BOTE FÉ 2018, e da imagem da Padroeira NªSª das Dores, da Comunidade de São Pedro para a Comunidade São Francisco. Próximo domingo será a entrega para a comunidade do Centro. O horário será logo de manhã para a missa das oito da manhã,  com a recepção junto ao Banco do Brasil. De lá viremos em procissão para dar início à celebração dominical.

5)- As reuniões da Pastoral da Sobriedade estão continuando todas as terças feiras às 19.30 no CBNET. Participe.

6)- O Coral Nossa Senhora das Dores, na pessoa do prof.Evaldo Carlos coordenador geral) e Jonas Cardoso (regente) convida os irmãos e irmãs da paroquia de NªS das Dores a participar do Coral. Ensaios: todas as segundas e sábados no CBNET.

7)-Já começaram as obras para  um novo visual na parte da frente do interior da Matriz. A reforma inclui também a construção do santuário do Santíssimo onde ficará o Sacrário, do lado direito. As obras começarão nesta segunda feira dia 23. Contamos com a arrecadação do bingo para esta despesa, e com suas ofertas.

8)- Domingo que vem não terá exposição do SS.mo por conta dos trabalhos que estão sendo realizados na matriz.

9)- Atenção: Nesta época do festejo aparecem sempre aproveitadores e aproveitadoras que se arriscam a roubar o cidadão de uma maneira muito religiosa pedindo para um doente ou uma doente com cirurgias e semelhantes mentiras e invenções, inventando ainda que é pro festejo e usando o nome do P.Casimiro. Não aceite nenhum papel ou pedido sem a assinatura do pároco e carimbo da Paróquia. E se for XEROZ tem que ser autenticado no Cartório. Se não for assim é EXTORSÃO, fique de olho e chame a polícia.

10)- O bingo da Padroeira será colocado também nas bancas dos vendedores da cidade. Duas poupanças de 2 mil reais e uma poupança de 4 mil reais e  um boi. Agradecemos sua colaboração.

11)- Sobre as Novenas: Os de cada noite ficarão responsáveis pela novena, pela apresentação cultural e pelo Leilão.  -A liturgia da novena a cargo da Pastoral ou Movimento. -Leilão e Apresentação cultural  a cargo da Comunidade,  que terá novas dinâmicas, como irá aparecer no folheto das programações. Também tomarão parte os Setores do Interior.

12)- Na semana de 12 a 18/08 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família. Tem como tema: O Evangelho da família, alegria para o Mundo. Decalcado sobre o documento papal “A alegria do Amor”. Vamos nos preparando para a Semana nacional da Família e adquira a Cartilha HORA DA FAMÍLIA 2018.

13)- Parabenizamos a Comunidade de SANT’ANA pela realização do Festejo da Sant’Ana, onde todo trabalhou com muito esforço. E pela realização da CRISTOTECA no Rincão BOA NOVA neste sábado

14)-Aproveito a oportunidade para agradecer em nome da Paróquia de NªSª das Dores e da Comunidade SANT'ANA os trabalhos e dedicação de todos e todas que se empenharam no festejo da padroeira Sant'Ana durante toda a Novena: Equipes de liturgia, Lanchonete, Apresentações culturais, Bingo, e sobretudo ao prof. Bernardo Ayres, e sua esposa Luciana como organizadores gerais. Parabéns e muito obrigado.


(Veja fotos do Festejo da SANT'ANA, com a nova igreja em construção).












Nenhum comentário: