domingo, 16 de janeiro de 2022

A luz dos olhos vem do coração. ‘Faça-se conforme a vossa fé”(Mt.9,27). Para o judeu a luz não está nos olhos, mas no coração.


 

A Torah era o rochedo, a luz e a salvação. Jesus substituiu a Torah como o novo rochedo, a nova luz e a nova salvação.  

Um dia dois cegos aproximaram-se de Jesus e lhe pediram “tem piedade de nós, filho de Davi”. “Quando Jesus entrou em casa os cegos se aproximaram dele e pediram ‘filho de Davi tem piedade de nós. Então Jesus lhes perguntou ‘vós acreditais que eu posso fazer isso’? Eles responderam ‘sim Senhor’. E Jesus lhes disse ‘Faça-se conforme a vossa fé”(Mt.9,27).

Como em outros episódios, aqui também acontece uma metáfora: a cegueira dos olhos é a cegueira do coração e vice-versa, a luz do coração é a luz dos olhos. Para o judeu a luz não está nos olhos, mas no coração. Quando as pessoas ficavam cegas é porque o coração estava cego.

Acontece assim como na lanterna elétrica. A luz não está no foco, no vidro que nós direcionamos, mas na bateria que é o coração da lanterna. Assim como também o som do nosso microfone não está no bucal, mas na bateria que é o coração do microfone.

Vejamos o resto da metáfora dos dois cegos. Eles nem pediram para ver, ou para ser curados. Simplesmente, “Filho de Davi tem piedade de nós”. Significa que o coração deles já estava iluminado. O coração que tem fé significa a luz. A pergunta de Jesus “vós acreditais que eu posso fazer isso? Sim Senhor,”  responderam. Vem a resposta de Jesus faça-se conforme a vossa fé”. Qual era a fé deles? A luz que já tinham no coração. Eis a metáfora que funciona no evangelho: cego é igual a sem fé; enxergar é o que tem fé. Quantas vezes os evangelhos nos surpreendem com esta atitude: “faça-se conforme a tua fé”. Faça-se conforme a luz que está no teu coração.

Conclusão. Noutra ocasião Jesus terá dito: “quem pratica as minhas palavras é como um homem que construiu a casa sobre a rocha (Mt.7,21-27). Também aqui o evangelho bebeu do Antigo Testamento, onde se diz :”a Senhora Sabedoria construiu uma casa sobre sete colunas” (Prov.9,1-6). É que quando mal nos damos conta nós estamos pisando terreno do Antigo Testamento, porque temos três quartos do Antigo Testamento e talvez só um quarto do Novo Testamento.

Nos evangelhos, tanto Jesus é a nova luz, e a nova Torah, como a nova Sabedoria e a nova rocha. Aquele que aceita Jesus fica sendo luz e casa construída sobre a rocha.

P.Casimiro João     smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário: