quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Antes de sermos raça humana éramos raça animal-02


 

Era um lugar comum no Antigo Testamento a vingança e o desejo de matar o inimigo: “Soberbos e ímpios serão como palha, e esse dia vindouro haverá de queimá-los e não sobrará nem raiz e nem ramos”(Mal.3,19). Esse é o instinto humano que herdamos da nossa segunda fase anterior de animal, e que perpassa transversalmente toda a Bíblia do Antigo Testamento.

Como dissemos noutro Blog, a nossa primeira fase de embrião foi de filamento de planta, a segunda de filamento sensitivo-animal, e a 3ªfase culminou com a consciência e a razão, segundo a teoria do hilemorfismo(ou dos filamentos). Esta teoria vem já de Tomás de Aquino, herdada por sua vez de Aristóteles. E como é admirável que adéqua com a teoria moderna da evolução de Dawin e de T.de Chardin sobre a evolução das espécies, segundo a qual a raça humana surgiu do clic da sinapse do córtex cerebral e do sistema neuropsíquico dos nossos parentes próximos os primatas.

Portanto antes de sermos raça humana éramos raça animal, com o instinto de vingar e de matar, que nasce com a gente. Passámos pelas fases vegetal, do filamento vegetal, passando para a fase animal, e terminando na perfeição da razão  e da consciência humana. (www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br 08/11/23).

Isso nos coloca no centro do cosmo, como ser que resume e recapitula o surgimento da vida, 5 bilhões de anos atrás e depois do Big-Bang, 15 bilhões de anos, dando origem à vida na Terra com as primeiras algas aquáticas, e depois de milhões de anos aos primeiros seres vivos tipo animal com as primeiras amebas unicelulares que deram origem aos peixes das águas e daí aos animais da terra até chegar aos dinossauros e aos primatas e ao ser humano.

O resumo do cosmo é você e eu, vindos da primeira explosão do Big-Bang, que dali a 10 dez bilhões de anos deu origem ao sol, e do hélio e carbono do sol feitos luz, irradiação e explosão, surgiu a vida na terra, e com a terra e a água surgimos nós, que continuamos a sobreviver ligados à luz do sol como o feto ligado à mãe pelo cordão umbilical. Nós ainda somos fruto das irradiações diárias da estrela Sol. E quando essas irradiações sofrem alguma turbulência nós a sentimos sem nos dar conta.

Portanto, dessas premissas históricas e científicas constatamos que o desenvolvimento das fases do embrião leva o tempo de meses, e corresponde ao tempo de desenvolvimento de cada fase da evolução das espécies em milhões de anos como constatamos no BLOG anterior. O que no bebê e no embrião são meses, na evolução são milhares ou milhões de anos. E o tempo que o bebê leva para falar, ano e meio, corresponde aos 450 mil anos que os nossos ancestrais primatas ou já hominídeos levaram para aprender a fala. E mais: o tempo que o bebê leva para segurar-se em pé e caminhar corresponde aos outros 450 mil anos que os mesmos hominídeos levaram para se segurar em pé e caminhar igual nós hoje.

Não é brincadeira, mas é coisa impressionante que hoje constatamos que muitos seres humanos ainda vivem só para matar e se vingar. Repetindo o histórico do Antigo Testamento, como dissemos no início, e não só, mas de todos os povos da antiguidade, que não tinham outra diversão que não fosse a guerra e a vingança. Como dito até no Primeiro Código da humanidade, o código Hamurabi, e copiado para a Bíblia do A.T: “olho por olho, dente por dente, morte por morte”(Lev.24,2). Essa fase ainda hoje está presente em um décimo da humanidade que vive só para matar. Constatamos o esforço dos governos em prevenir, constatamos a soma enorme de gastos e de forças policiais para reprimir esses instintos. Somos levados a pensar que essa parte da humanidade não terá passado da segunda fase, a fase sensitivo-animal e não terá atingido a 3ª fase do desenvolvimento normal da consciência e da razão. Louvamos os poderes públicos que em certos crimes até inaceitáveis não vão logo na sentença condenatória mas sujeitam o réu às análises psiquiátricas e neurológicas.

Conclusão. Terminamos como começamos, dando crédito ao arrazoado exposto do nosso blog: Antes de sermos raça humana éramos raça animal.

P.Casimiro João    smbn   www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário: