quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 09/11/2011 - ASSEMBLEIA DIOCESANA DE BREJO

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE BREJO
Realizou-se na cidade de Brejo a Assembleia diocesana de Pastoral nos dias 03-06 deste mês de Novembro, com a presença de todas as 16 paróquia da Diocese, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Valdeci, e assessorada pelo P. Vanzela, assessor da CNBB Regional V.
Teve o seguinte: Em cima das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 traçar um Planode Pastoral como Igreja aqui no Baixo Parnaíba,vivendo a comunhão..
A Assembleia foi preparada por uma grande pesquisa respondida pelas Paróquia da Diocese,na base do VER, JULGAR E AGIR. Nessa base, a Assembleia passou um ratreamento por todos os problemnas, religiosos, sócio-político-econômicos que afetam a região do nossa diocese (Baixo Parnaíba), para passar para a fase de Julgar à luz da Palavra de Deus, e para o Agir,no objetivo de uma transformação e adequação aos parâmetros dessa Palavra..
Na fase do agir, a insistência terá que incidir no Compromisso de ser uma Igreja em estado de missão à luz do Documento da Aparecida. Fazendo ressaltar que o Documento da Aparecida teve o mérito de ser " menos apologético e mais propositivo", na palavra do assessor, P.Vanzela. " O Profetismo é essencialemnte propositivo: ´nãoexiste denúncia se não tiver propostas", ressaltou.
Tendo iniciado com o tema do rebanho e do pastor na Oração inicial,com a leitura do cap. 34 do profeta Ezequiel, a Assembleia foi sempre acompanhada nesta orietação pelo assessor P.Vanzela e com o olhar atendo do bispo da diocese. A Paróquia de Chapadinha marcou sua presença com dez componentes dos grupos mais representativos da Paróquia: Conselho paroquial, Pastoral Familair, Pastoral da Criança, Legião de Maria, CEB,s e Pastoral da Juventude.
Como pano de fundo,o que mais foi enfocado foi o meio ambiente,com os desafios advindos das mudanças propostas pela agroindústria, o que afeta não só o meio ambiente, mas tambem a sociedade como um todo emseus aspectos familiares, culturais, econômicos, e religiosos e morais.
Analisados os vários problemas daí resultantes, foi enfocado o Objetivo Geral da Ação Evangelizadora: "Para que todos tenham a vida a parrtir de Jesus Cristo". A igreja será discípula,será missionára e será profética., enfocando a urgência da ação evangelizadora frente aos estragos que podem vir de mudanças não controladas: A Igreja estará em estado permanente de missão; será uma casa de iniciação à vida cristã; estará interagindo com Jesus Crsito; configurará o mundo a partrir de Jesus Crsito; a Igreja ama Jesus; a Igreja pensa como Jesus, e estará " a serviço da vida plena para todos" (Jo, 10, 10).
CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA NOSSA DIOCESE:
1)- Adequar a família como lugar de catequese e salvação 2) Juventude, mais formada e corresponsabilizada 3)- Meio ambiente mais cuidado e responsabilizado 4)- Cultura mais pensada  5)- Paróquias mais missionárias e engajadas( obs: enquanto aguardamos resultados mais concretos e oficiais das votações).
( Veja algumas fotos da Assembleia)
Nosso Bispo Dom Valdeci na Abertura da Assembleia diocesas)

A Assembleia em Oração

A celebração da Santa Missa

Durante a animação Dom Valdeci no pandeiro
Ras reuniões de grupos,a presença de Chapadinha
Ir. Lúcia, de Brejo, expondo  alguns tema
Aspectos da participação na Assembleia
O casal Sales e Luci,de Chapadinha, representando a PASTORAL FAMILIAR
Os símbolos durante a oração e os trabalhos durante a Assembleia
Uma componente da animação comseu violão, a ELIAN, de Coelho Neto

Um comentário:

PASCOM- PARÓQUIA SANT'ANA disse...

Parabéns pelo blog, está excelente. A Assembleia Diocesana realmente foi um momento ímpar e serviu para consolidar a caminhada do povo de Deus.

Fiquem com Deus e até o próximo encontro.

ELIAN - PASCOM - C.Neto.