domingo, 22 de julho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - DOMINGO SEM MISSA, SEMANA SEM GRAÇA


     Os apóstolos voltaram da Missão. E estavam cansados. Na sua carinhosa sensibilidade, Jesus chamou-os para descansarem nalgum lugar isolado. Mas não puderam ficar sozinhos, porque a multidão estava por toda a parte atrás deles. Não podiam nem comer sossegados. O povo parecia um rebanho de ovelhas sem pastor.

   Faltam pastores. Faltam verdadeiros orientadores do povo. Não há quem oriente e ajude. É porque alguém está falhando. A Igreja na sua ação sempre deve ter a função profética, mas, muitas vezes, precisa também ter funções supletivas, isto é, fazer o que pertence a outros. Por isso, há hospitais da Misericórdia, colégios e universidades confessionais, obras de assistência social, como a Caritas..

Se houvesse gente séria e capacitada, se os partidos políticos dissessem e fizessem justiça e exigissem uma boa administração... a Igreja e as paróquias não precisariam de falar tanto nem promover movimentos para haver leis contra a injustiça e a corrupção. Se a Igreja se preocupa, denuncia e educa as comunidades é porque falta honestidade e o povo aceita a corrupção. Antes de condenar a Igreja por falar de política, pergunte porquê tantos se calam diante dos abusos.

  Outro assunto referente ao Evangelho: Jesus chama os apóstolos fatigados para descansar. O nosso mundo criou o tempo livre, mas perdeu o sentido da festa. Por isso, há tantas pessoas solitárias, abatidas e deprimidas. Deus criou a alternância do dia e da noite, do trabalho e do descanso. A Bíblia fala na obra da criação e no tempo de descanso de Deus (Gen.2,2). Ele parou para contemplar, fecundar e abençoar a obra criada. Tempo de Deus, tempo para o homem. 

O ser humano precisa da festa, do culto e do descanso para humanizar a vida. Precisa encontrar momentos domésticos de serenidade e proximidade. Precisa saber passar da preocupação individual do trabalho para tempos de repousar, conviver em família e com Deus. Sobretudo o domingo, é dia do encontro entre a grandeza de Deus e a pobreza humana. 

Deus cria, liberta, ama, chama à convivência e participação de Sua vida. O ser humano precisa de tempo para viver a alegria desta proximidade divina, espaço para a escuta e comunhão, para avivar a disponibilidade no culto e na caridade. O dom recebido torna-se amor compartilhado e vivido em família. Domingo, dia do Senhor e dia da família. Dia para recordar os feitos de Deus e experimentar a vida nova do Ressuscitado. 

A Eucaristia dominical faz a família dando força e alegria, criando união e mais comunhão entre todos os membros. Quando toda a família (com todos os membros) participa da mesa da Palavra, sente mais sabor nas palavras e no alimento da mesa quotidiana. Família precisa da missa dominical para saber respeitar a vida e os compromissos assumidos.
ANO DA FÉ, ANO DA MISSÃO

Como certamente todos sabem, Bento XVI decidiu convocar a Igreja Universal para celebrar um Ano de Fé. Vai começar em 11 de Outubro deste ano e encerrará no dia 24 de Novembro de 2013. O seu logotipo é representado por um barco. O mastro é uma cruz que iça as velas, formando o trigrama (conjunto de três letras: IHS). Ao fundo, o sol que, juntamente com as três letras, nos remete para a Eucaristia. O hino deste Ano de Fé tem como refrão:”Credo, Domine”, pedindo a Deus que aumente a nossa fé.

Esta iniciativa do Ano de Fé servirá para apoiar a fé de muitas pessoas que acreditam e que, no seu trabalho diário, não deixam de confiar, com coragem e muita convicção, a sua vida ao Senhor Jesus. Mas está também orientado para sacudir o ambiente mundial marcado por uma forte crise de fé. Há décadas que o mundo é confrontado com ataques de um secularismo feroz, de um atrevido laicismo que, em nome de uma autonomia individual, exige total independência de qualquer autoridade e fez seu programa:”viver no mundo como se Deus não existisse”. 

O homem moderno, entregue a si mesmo, vive assim em forte crise. Sente-se confuso, sozinho, sem rumo e à mercê de forças estranhas. Ter fé é encontrar-se com Jesus de Nazaré. Não é uma ideia, nem uma ação, nem depende de compromissos esporádicos ou ocasionais. Tudo isto é brincar, é fruto do desinteresse. É pouco. Deus é Pessoa e temos que nos relacionar com Ele em amizade. O batizado e crente em Jesus saberá superar esta atual pobreza espiritual e viver um processo de contínua conversão a Cristo e a Seu projeto. 

A vida cristã define-se por atitudes, valores, relações que conduzem a uma vida nova. Se não houver esforço contínuo, a fé, como a saúde, se esvai. Desaparece. Como o amor em casamentos não cuidados. Por isso, muitos batizados já nem sentem a ausência de Deus na sua vida. Habituaram-se ao vazio, ao sem sentido da vida. Com o Ano da Fé, as comunidades cristãs saberão, certamente, oferecer seu testemunho aos que anseiam por Deus e desejam conhecê-lO melhor. 

Será um ano de oração, apostolado, e para todos se sentirem em missão. Todos os fiéis devem sentir a responsabilidade de testemunhar sua fé e de se sentirem mais próximos daqueles que perguntam pela razão da nossa fé. Vamos, no percurso desse ano, começar a namorar a realização da santa missão popular em Chapadinha e a interessarmo-nos pela sua realização. Ano de Fé, Ano da Missão.
O BATISMO FAZ PARTE DO
PERCURSO DA INICIAÇÃO CRISTÃ.



A pessoa nasce sem ser consultada. Não escolhe os pais nem ser homem ou mulher. Cresce sem poder optar por ser grande ou pequena.. É mandada para a escola sem poder preferir este ou aquele professor, sem poder decidir por este ou aquele processo educativo. Se, ao nascer, for deixada ao abandono, morre. É a mais frágil das criaturas nascidas. Por isso, sua fragilidade é confiada aos pais, à família, à sociedade que deve ter maneiras de defender a vida. Ninguém fica no ventre da mãe até atingir a maturidade e optar por nascer ou não. Seria demasiado incômodo para a mãe e para o filho esperar tanto tempo!

Quando alguém inicia uma viagem não sabe se chegará a seu termo ou não. Começa na esperança de que a saúde, o meio de transporte, as condições do caminho, o clima ou até um acidente... não o impossibilite de chegar lá. Se fica a pensar nas dificuldades que podem aparecer... nunca sairá de casa. Mas saí, arrisca, tem esperança que tudo corra bem. Se não correr, logo se verá. Sempre nossas iniciativas estão rodeadas de segredos, de acontecimentos inesperados. Dependemos muito e sempre de outras pessoas e do ambiente. Assim acontece também com o Batismo. 

Sendo este sacramento tão importante para a vida pessoal, porquê batizar uma criança ainda inconsciente? Não será bom adiar o Batismo das crianças até elas poderem tomar, por si mesmas, a decisão? Há pais que estão a protelar o batismo de seus filhos. Será essa uma atitude cristã?
Eu respondo que não. Porquê adiar a decisão do Batismo e não adiar tantas outras opções que os pais tomam sem nem sequer pensar em consultar os filhos pequenos? Não se é cristão por um ato isolado, nem por uma decisão ética, nem por uma grande ideia ou pela tradição. Depende do encontro com a Pessoa de Cristo que abre horizontes fantásticos ao nosso viver. Outros podem-nos ajudar. Nunca substituir. 

A vida cristã é fruto de um longo caminhar, de um prolongado processo. O Batismo insere-se nesse processo. Pertence à iniciação cristã que é composta de muitos elementos, ações, celebrações ou sacramentos. A Igreja tem a função de maternidade para ajudar a nascer. Mas é também família ou igreja doméstica, escola de valores, esforço de evangelização e espaço de crescimento até à maturidade e plenitude em Cristo. A Igreja está sempre em processo de iniciação de um viver mais cristão. 

A criança nasce e a família assume a responsabilidade de zelar essa vida. Podem acontecer surpresas e a vida se extinguir. Mas tudo será feito para que isso não aconteça. Assim na vida cristã. Os pais batizam o filho, porque querem para ele o melhor que têm que é a inserção em Cristo e na vida da comunidade. E o mais cedo possível. Se não o fizerem, privam a criança de uma bela e necessária experiência. Podem depois acontecer surpresas desagradáveis, mas eles acham que deram o melhor que tinham para seus filhos. Só se é cristão por uma decisão pessoal, livre, consciente e responsável. 

A vida cristã é dom de Deus, gratuidade divina que nos é oferecida através da mediação da Igreja. A graça batismal é oferecida  à criança como fundamento do seu projeto vital. Pela sua função maternal, a Igreja aponta possibilidades, indica metas, abre a porta para o caminho da Confirmação e da Eucaristia. Os pais católicos não devem ir no jogo das seitas e das igrejas protestantes que sempre pensam que as crianças batizadas vão desprezar o testemunho dos pais e aderir à sua religião. 

Isso é uma hipótese. Mas há uma possibilidade mais firme de a criança aderir a Cristo e fazer parte da Igreja onde foi batizada. Dependerá muito do testemunho e do zelo apostólico da família. A sua participação na vida da comunidade cristã funcionará como raiz pela qual vai absorvendo a força da Palavra e a graça dos sacramentos até à maturidade e plenitude em Cristo..
NOTICIAS DA PARÓQUIA:

1)- P. Américo, Pároco de S. Quitéria, foi nomeado cidadão honorário de S. Quitéria e seguiu para Portugal afim de celebrar 50 anos de seu sacerdócio missionário, no Instituto com seus colegas de curso e na família. No dia que celebrou a sua missa nova há 50 anos, celebrou também o casamento de sua irmã Emília que também se juntará ao irmão para celebrar 50 anos de graças.

2)- A irmã Isabel, Missionária da Boa Nova, foi nomeada Responsável Geral do Instituto no decorrer do Capítulo Geral que se está a realizar no seminário de Valadares dos Missionários da Boa Nova. Suas conselheiras serão as irmãs Prudência e Conceição, bem conhecidas de todos nós. Parabéns!

3)- Está a decorrer com muita participação o festejo em honra de Santana, no bairro da Aldeia. Foi até adquirida uma nova imagem da Padroeira.

4)- Está terminada a construção do pequeno Centro Catequético no Recanto dos Pássaros. Tudo está preparado para ser inaugurada e a comunidade local já se está a mexer. Pensa-se que vai ter como Padroeira Nossa Senhora de Lurdes. Mas nada definido.

5)- Tarda em ser concedido um terreno no novo conjunto das 1000 casas no Areal para a construção de um local de culto católico. Esse local não poderá ser tão pequeno como é o local de uma casa. Caso nos tivessem dito que não iriam dar, a comunidade já teria adquirido um terreno central nem que fosse fora do local das casas, mas em local acessível. Agora é tarde. Precisávamos de começar a construção lá para assistir a comunidade local, mas, além das casas, nenhuma praça, jardim, espaço livre ou obra social, além da escola, foram realizadas. Lamentável a situação!

6)- Como está já noticiado por cartazes, vai ser realizado um grande evento artístico, um show musical, em que participarão Francisco Marinho e o P. António de Pádua no próximo dia 11 de Agosto na Quadra do FAC. Terá a participação do “Louvor Mix”. Desejávamos que este evento merecesse o máximo de interesse da comunidade paroquial e que soubéssemos prestigiar os cantores e colaborar para o começo da construção de um grande rincão no bairro da Aparecida. A Paróquia, a diocese e Chapadinha precisam de um local desses para encontros estaduais, grandes reuniões e celebrações solenes. Sem ele, teremos que andar sempre a recorrer a outros locais. E não queremos demorar muito a realizar o sonho.

7)- Está confirmada a chegada do Grupo Missionário João Paulo II na noite do dia 26 deste mês. A casa Missionária e os bairros onde irá trabalhar estão sendo preparados. Quem desejar colaborar com alguma alimentação pode entregar no Secretariado. Com a situação econômica em Portugal e com a subida das passagens de avião, o grupo não terá muitas facilidades. Devemos colaborar, tanto mais que a amizade deste grupo está mais que confirmada e merece nossos sinceros agradecimentos.

8)- Na hora que escrevemos este noticiário, está sendo esperada a chegada de D. Valdeci para administrar o santo Crisma a cerca de 140 pessoas da paróquia. Parabéns para todos que se interessaram na preparação da recepção deste Sacramento que deve marcar a vida de quem o recebe


 






Nenhum comentário: