sexta-feira, 20 de julho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 139.º ANIVERSÁRIO DE SANTOS DUMONT


Santos Dumont comemora 139.oAniversário com homenagem de um Google 


ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS


Santos Dumont comemoraria hoje 139 anos. O Google  homenageou este grande gênio com um Doodle na sua página inicial de buscas. Naturalmente o doodle aparece apenas para o Google Brasil, já que os norte-americanos adoram afirmar que foram os irmãos Wright que inventaram o avião.
Criar uma máquina “mais pesada que o ar” que pode decolar e voar sozinha não é um feito qualquer. E Santos Dumont foi indubitavelmente o primeiro a realizá-lo já que a máquina voadora original dos irmãos Wright foi em realidade catapultada já que não conseguia decolar por si só.

O mais curioso é que desde o 14 Bis apenas recentemente foi descoberto a causa real pela qual os aviões conseguem voar… e não é pelo motivo que você pensa que sabe.

Santos Dumont também foi quem popularizou os relógios de pulso entre os homens. Ele era grande amigo do famoso relojoeiro Louis Cartier e reclamou para o mesmo que tinha muita dificuldade em cronometrar os voos de suas máquinas malucas usando relógios de bolso ao mesmo tempo que as pilotava. Cartier em seguida o presenteou com um relógio de pulso com pulseira de couro com o qual cronometrava seus recordes voadores.

Outra curiosidade sobre Santos Dumont é que ele nunca se casou e não há registros namoradas. Esta falta de laços românticos leva a especulação de que ele pudesse ser assexuado. Curiosamente o mesmo se especula sobre o irmãos Wright devido a aparente ausência de atividade sexual durante suas vidas.


Em 1908 Santos Dumont foi diagnosticado com esclerose múltipla e não era mais capaz de dirigir ou pilotar suas invenções e a doença o levou a uma profunda depressão. 

De certa maneira podemos dizer que sua invenção também foi, de certa maneira, a causa de sua morte. Suicidou-se aos 59 anos de idade possivelmente por haver avistado os aviões de Getúlio Vargas a caminho de um ataque contra a Revolução Constitucionalista no Campo de Marte em 23 de julho de 1932.

.m 20.07.2012 as 0:12

Nenhum comentário: