terça-feira, 10 de julho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II DE VOLTA A CHAPADINHA

Grupo de cima: O novo Grupo 2012, escolhido para a Missão Chapadinha 2012; Em baixo: o Grupo que esteve em Chapadinha no ano passado - 2011
BISPO DE COIMBRA, DOM VIRGÍLIO ANTUNES, PRESIDE À CELEBRAÇÃO DE ENVIO DO GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II PARA A MISSÃO EM CHAPADINHA

À semelhança dos últimos dois anos, a paróquia de Almagreira vai fazer no próximo dia 14 de Julho (Sábado) a celebração do envio do Grupo Missionário João Paulo II, numa Eucaristia a ser celebrada às 19 horas e presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Depois da Celebração, segue-se um jantar partilhado aberto à toda a comunidade.

 Este ano, são seis os jovens que, acompanhados pelo Padre Luís Miranda, irão partir no dia 26 de Julho rumo a Chapadinha-Maranhão/Brasil.

 Aterrissando em terras brasileiras, espera-os uma longa viagem feita numa VAN que os vai transportar entre matas e palmeiras até Chapadinha, uma Paróquia com 80 mil pessoas, das quais 45 mil vivem no centro urbano. O que vão fazer? Vão visitar famílias, dar aulas de música, sensibilizar e ensinar sobre cuidados a ter, por exemplo na área da saúde…etc, de entre muitas outras coisas.

 É a quinta vez que este Grupo Missionário se desloca ao nordeste brasileiro, num trabalho de cooperação missionária, mas para isso acontecer, houve toda uma caminhada a fazer, ainda em Portugal, e que levou meses.

 Foi isso mesmo que, ao longo do último ano, este grupo de jovens esteve a fazer em Almagreira: a crescer e a preparar-se para partir em missão.

 Eis os 07 missionários: Ana Rita (Condeixa); Tiago Rodrigues (Pelariga); Rute Santos (Almagreira); André Medeiros (Chão de Couce); Susana Marques (Santo António dos Olivais); Mirela Costa Simões (Soure) e o Padre Luís Miranda. Espera-os sobretudo, o povo de Chapadinha (e um  Bairro ainda por definir).

 Chapadinha tem sido o destino desta colaboração missionária da Diocese de Coimbra. O Maranhão, Estado do Brasil onde se situa Chapadinha, é a região mais pobre de todo o Brasil. Em termos sociais esta cidade é uma realidade de grandes assimetrias, em que um grupo muito pequeno de pessoas tem tudo e a maioria da população vive sem ter acesso ao básico: alimentação, água potável, cuidados básicos de saúde, acesso a uma educação escolar de qualidade, etc.

  Este é o ano eleitoral para as prefeituras (equivalente às nossas Câmaras Municipais), por via disso este Grupo Missionário irá encontrar um ambiente pesado, devido a um rol infinito de promessas políticas, de corrupção para ganhar eleições (inclusive com algumas ameaças físicas às pessoas), que certamente exigirá do grupo um maior trabalho de formação da consciência, de educação para a cidadania ativa, participativa e responsável.

Por: Pedro Murtinho
Do Site AMICOR (Comunicação Social da Diocese de Coimbra)

Postado por Sousa Neto às 00:42


TESTEMUNHO DE MIRELA COSTA: 

Olá, sou a Mirela Costa, tenho 26 anos, e sou da Paróquia de Soure (diocese de Coimbra - Portugal).

Parto em missão pois sinto-me chamada a dar um pouco mais de mim e a reviver uma profunda experiência do amor de Deus com um povo que, apesar de ter muitas carências, vive com uma fé e uma alegria contagiantes. Já parti em missão duas vezes e sinto que "a semente" precisa de continuar a ser alimentada.

Parto, pois quero pôr ao serviço do povo de Chapadinha os meus dons: quero dar, partilhar, sorrir, escutar, rezar... Recordo com emoção os sorrisos e os abraços deste povo, um abraço amigo e forte de alguém que sofre por diversos motivos (pobreza, doença,...) mas que deposita em Deus a confiança e encontra n'Ele a força da fé para superar cada dia.

 Sei que ao partir em missão não vou mudar o mundo, mas faço algo para que a mudança vá acontecendo, e este é um compromisso que assumi porque sou cristã.

 Já pensaste em fazer uma experiência missionária? Junta-te à esta "Família JP2" se quiseres, acompanha esta missão com a tua oração.

 GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II
É um projeto missionário da Diocese de Coimbra em colaboração com as Irmãs Criaditas dos Pobres no Brasil (Chapadinha-Maranhão/Brasil) e que tem como fonte inspiradora a maneira de ser, de viver e de acolher do Grande Papa João Paulo II.

 (Do Blog Missão JP II)

FALANDO NISSO...
 Segundo informa o Blog da Paróquia de Chapadinha, o Grupo Missionário João Paulo II, de Portugal, chegará aqui em Chapadinha no próximo dia 27 de julho. Além de Mirela Costa, virão mais outros cinco jovens e Padre Luis Miranda.

Postado por Sousa Neto às 00:22 

Nenhum comentário: