domingo, 21 de outubro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A FÉ OU SE APEGA OU SE APAGA



A Igreja é, por própria natureza, missionária. Ou é missionária ou não tem razão de existir. E, na Igreja, todos os seus membros são missionários. Ou são missionários ou não são cristãos.

Deus é Amor, Amor unitivo e difusivo. As três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, são um só Deus: E este Amor total e absoluto que se comunicou à humanidade tem seu ponto culminante no envio do Filho Eterno e Unigênito que, para resgatar a humanidade do pecado e da morte, assumiu a natureza humana e tornou-se oferta na cruz. A Igreja existe para ser sinal desta força salvadora e comunicá-la a todos. E o ponto central de toda a atividade eclesial é Cristo, morto e ressuscitado. E vivo hoje, Senhor da História. Cada cristão é, ao mesmo tempo, destinatário e missionário do Evangelho deste Jesus.

O mandato de pregar o Evangelho a todo o mundo foi dado a toda a Igreja, a todos os cristãos. Os bispos sucessores do colégio apostólico,são os seus responsáveis prioritários. Sua responsabilidade não se esgota na solicitude pela porção do Povo de Deus que lhes é confiada E a responsabilidade de cada cristão também não se esgota nas suas relações familiares e comunitárias. Deve envolver, sim toda a atividade diocesana, paroquial e universal. O mundo não acaba no fundo do nosso quintal. Todos os setores pastorais, todo o ser e operar da Igreja, devem estar impregnados deste mandato universal do Senhor: “ide por todo o mundo...”(Mat.28 ) como esteve a vida de S. Paulo que trabalhou, lutou e sofreu para fazer chegar o Evangelho ao meio dos gentios (Col.1,24-29) 

Hoje, esta preocupação missionária universal deve ser avivada em cada cristão devido à complexidade do mundo em que vivemos. Há uma crise generalizada de falta de fé. Há fome e sede de Deus, mas perdeu-se a vontade de fazer um caminhar de fé, porque as coisas que queremos acumular nos prendem e tornam a vida opaca ao Transcendente. Há excesso de convicção que a ciência e a tecnologia modernas tornaram Deus desnecessário. Perdeu-se a referência a Deus.


A fé em Deus é dom e é mistério. Dom a acolher no coração e na vida. Mistério a não esquecer e que se deve agradecer constantemente. A fé é dom de Deus a cada um, mas para ser partilhado. Não pode ser guardado. A fé é talento recebido que se deve fazer frutificar, é luz que deve iluminar. Ou se apega ou se apaga. Não podemos guardar a fé só para nós.
A PALAVRA DE DEUS TEM SABEDORIA. 
O RESTO É PALAVREADO.

           Há “saber”. E há “sabor”. O saber dá ciência. O sabor dá sabedoria. Não basta frequentar colégios, fazer cursos, ler livros e estudar ideologias. É necessário, sim, ter o sabor da verdade, procurar o sabor da vida e transmitir sabor de verdade à vida. Como a boca tem “palavra” e “palavreado”, assim a inteligência tem sabedoria e arquiva saberes. Sem sabor, os saberes não prestam para muita coisa. Interessa que demos valor à Palavra de Deus, verdadeira e eterna Palavra, porque só ela é a fonte da Verdade e só ela pode dar sabor a nossos saberes e força e direção certa a nossas pretensas convicções. O resto são coisas “mais ou menos”. Podem ser ou podem não ser. Podem ter valor ou ser inúteis.

O critério da verdade não é uma soma de conhecimentos. Não é muita ciência. Não. É a Sabedoria, a capacidade para descobrir o sentido verdadeiro e saboroso das coisas. A Sabedoria é dom do Espírito Santo, é linguagem silenciosa, presença discreta, mensagem humilde que só as pessoas maduras e os santos têm. Para alguém ser sábio, segundo a Bíblia, é preciso estar em profunda comunhão com Deus, razão e força criadora de tudo. O sal atua em segredo, mas é imprescindível nas ementas de nossas refeições. O açúcar adoça sem barulho e sem orgulho. Só uma boa consciência, formada na justiça, no perdão, na hospitalidade... sabe ter Sabedoria, sabe dar sabor de paz a ocasiões de confronto, dar sentido de esperança a tantas situações absurdas, dar gosto pela vida a tantos sinais de desânimo e morte. Só Cristo é escola de Sabedoria. A Sabedoria é dom de Deus. Só Cristo é sal, açúcar e luz para iluminar nossos pontos de vista, nossa procura da Verdade.

Que nossas obras tenham, todas, o sabor de Cristo. Que realizemos todas as nossas ações à luz da candeia que é Ele. Que Cristo seja o sal para condimentar nosso existir.
_______________________________________________________________________________

1- Hoje, domingo, haverá exposição solene do Santíssimo na Igreja matriz. Pedimos a todos os grupos que não esqueçam de ocupar, pelo menos a sua hora de adoração ao Santíssimo.

2- Lembramos também a necessidade de que quem quer ser assinante da Folha Litúrgica “Domingo” faça sua assinatura o quanto antes. 

3- Durante a semana, os sacerdotes participarão de uma reunião do Clero da diocese em S. Quitéria. Mas os serviços paróquias ficam garantidos com a ajuda do Pe. José Adauto.
SOMOS MISSIONÁRIOS, POR NATUREZA.
SERÁ QUE O SOMOS NA REALIDADE?


Hoje é Dia Missionário Mundial. Dia das Missões. Dia para nos convencer que quem acredita em Cristo tem que O anunciar a outros, tem que proclamar Seu Projeto, comunicar Sua Palavra e promover Seu jeito novo de viver. Quem O quiser guardar só para si já O asfixiou, já se enganou, deturpando sua fé. Jesus é o Missionário do Pai. Ao subir ao céu, ficou ainda presente na ação da Igreja. 

A Igreja não continua Cristo, mas é Ele mesmo, atuando por seus gestos e ação. A Igreja é Missionária de Cristo. A missão de Cristo está viva e atuante na Igreja e, nesta, todos nós devemos ser missionários. Temos que viver, proclamar, anunciar e transmitir Sua graça Salvadora. Ou somos isto ou não temos razão para nos dizer cristãos. A Igreja ou é missionária ou não tem razão de existir. A Igreja, e nela todos nós, não é caixa de isopor para guardar o Evangelho de Jesus. Nem é museu para mostrar o passado. É Cristo vivo, hoje, salvando a humanidade através das ações e gestos da Igreja. Daí a nossa responsabilidade missionária. Toda a nossa vida é missão. E, se não for missão, não merece ser vivida. 

Ser missionário de Jesus não é só ir longe, onde a Igreja ainda precisa de ajuda, porque não está suficientemente estabelecida. Há quem tenha essa vocação: são os missionários “ad gentes” que oferecem toda a sua vida para trabalhar noutra cultura. Mas todo o cristão tem que ser missionário, aí, onde vive, evangelizando seu próprio interior onde haverá sempre espaços onde Deus ainda não penetrou. Depois, na família, nos ambientes de trabalho, no colégio, no convívio social, nos tempos de lazer, na economia, na política, nos espaços de sua influência. Quem não é missionário de Jesus, já mostra que não é Seu seguidor, não é cristão. Chapadinha tem que ser uma Paróquia muito missionária, porque recebeu missionários “ad gentes”, os Missionários/as da Boa Nova, nos últimos 34 anos. 

Fez esta semana, no dia 16 de Outubro, 34 anos que eu saí de Portugal, rumo ao Brasil, a pedido do bispo de Brejo aos bispos portugueses. Depois outros colegas vieram: PP.Bastos, Casimiro, Américo, Antônio, Pedro, Kakinda, Justino, Martins, Nestor, Luis, Tiago. Depois as Missionárias da Boa Nova, os jovens Boa Nova (Jorge, Diana e Sofia), Jovens do Porto e de Aveiro e as Criaditas. O Grupo Missionário João Paulo II é outra realidade bonita de partilha da Igreja em Portugal. Agradecendo isso e outros missionários que nos têm ajudado, a Paróquia também já enviou, ultimamente, membros seus a Moçambique, Angola, Zâmbia, Colômbia e a outros Estados do Brasil. Pouco, para o muito que já devíamos ter feito. 

Para quando enviar casais, grupos de pessoas que possam disponibilizar-se, até aposentados, a ir anunciar Jesus? Em Janeiro, mais uma jovem partirá para Moçambique (Ir. Márcia). Damos graças a Deus por isso. Mas, para quem não pode partir, lembro a obrigação de evangelizar sua família, andar de porta em porta, como os Legionários/as, a acordar cristãos adormecidos na fé. Vamos começar nossa missão popular. Mas temos que estar sempre em missão. E ajudar, com nossa oferta, neste dia, a que outros vão, a que haja seminários a formar sacerdotes, a ajudar instituições católicas em terras carentes.
E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o

1-Hoje é dia Mundial das Missões. Dia de acordar para a responsabilidade de levar o Evangelho a toda a parte. Há milhões de pessoas que desconhecem a manifestação do amor de Deus em Cristo. Não podemos deixar atolar no nosso desinteresse a propagação do Evangelho. Uns são chamados a ser missionários, a ir longe, deixar família e cultura. E todos devem ajudar da maneira que puderem. Todas as ofertas nas missas de hoje serão enviadas para a diocese e esta para a Congregação da Evangelização.

2 – Estarão hoje, no fim das missas, à disposição de quer quiser comprar pequenos folhetos (apenas R$1,00) que são resumo do primeiro documento do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja. Esse documento é muito importante e foi a base de todos os outros.

3- A construção do Centro Catequético na comunidade de Nª Sª de Fátima, dentro de mais duas semanas pode estar terminado. Mas tencionamos inaugurá-lo no dia 09 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição.

4) - Já estamos juntando material (ferro, madeira do telhado, portas e janelas) para a construção da Igreja a Nª Sª das Graças no conjunto das mil casas. Em Novembro vamos começar a construção.

5) - As reuniões de preparação para a Santa Missão Popular já estão em andamento. Brevemente vamos comunicar as pessoas que vão fazer parte do Secretariado da Santa Missão. Vamos concentrar esse secretariado num local onde se reunirão também as diversas comissões de trabalho.

6 – Pedimos a todos que querem ser assinantes da folhinha litúrgica do domingo que façam sua assinatura, quanto antes, assim como dos livrinhos da vida diária litúrgica. Não esqueçam!

7- Os ritos batismais para as crianças e adultos que vão ser batizados no Natal serão, depois da missa das 10.00H, nos dias 25 de Novembro (1º rito) e no dia 09 de Dezembro (2º rito). Pedimos que os pais não se esqueçam. Claro que quem não participa da liturgia dominical não terá como saber!

8- Temos entre nós P. José Adauto, Missionário da Boa Nova em Moçambique. Está de férias com sua família. Saudamos o P. Adauto e queremos que passe um tempo de repouso com proveito.

9- A comunidade de S.Luzia está sendo perturbada durante as celebrações por um bar nas vizinhanças. Como não houve acordo na Delegacia da polícia, vai-se recorrer a tribunal. Está sendo constituído advogado. Impressionante a ousadia de fazer bares em todo o lugar e de colocarem música perturbadora e ainda pensarem que têm todos os direitos .

10- Está em concurso, para os músicos, o Hino da nossa Santa Missão Popular em Chapadinha. Quanto à letra podem falar com o Pároco. Pedimos também colaboração dos artistas locais para o calendário paroquial do próximo ano.













Nenhum comentário: