quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - LABORATÓRIO DA FÉ TEMÁTICA 1


TEMÁTICA I

«Credo», a profissão da fé

— aprender a rezar —

— Ano da fé, fé professada — 
O «Credo» é sinal da nossa identidade cristã. «O ‘Credo’ é um símbolo porque, ao recitarmos este texto, reconhecemo-nos cristãos e parceiros de todas as gerações cristãs que nos precederam. É a expressão de uma fé comum, da fé da Igreja, e, por isso, tem de ser devidamente respeitado por todos. Esta dimensão eclesial da fé exige uma linguagem comum, ‘uma linguagem normativa para todos, que a todos une na mesma confissão de fé» (Catecismo da Igreja Católica, 185). Por isso, este ano pastoral será uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do ‘Credo’, a partir do Catecismo da Igreja Católica». 

— O domingo, dia da fé — 
Na Carta Apostólica sobre o Domingo, o Papa João Paulo II qualifica o domingo, entre outros atributos, como o «dia da fé». «O domingo revela-se como o dia da fé por excelência. […] O «Credo», recitado ou cantado, põe em relevo o carácter batismal e pascal do domingo, fazendo deste o dia em que, por título especial, o batizado renova a própria adesão a Cristo e ao seu Evangelho, numa consciência mais viva das promessas batismais» (n.º 29). 

— O Credo, símbolo da fé — 
O «Credo» é designado símbolo da fé. Esta denominação está perfeitamente conforme com a origem etimológica da palavra, porque o símbolo, originalmente, era um objeto partido em dois, permitindo o reconhecimento entre as duas partes de um pacto, de um contrato. Cada parceiro conservava consigo uma metade desse objeto, e quando se juntavam as duas partes, podiam reconhecer-se ligados pelo pacto que anteriormente tinham assinado. O símbolo tem o valor do reconhecimento. Da mesma forma, o «Credo» é um símbolo porque, ao recitarmos este texto, reconhecemo-nos cristãos e parceiros de todas as gerações cristãs que nos precederam. É a expressão de uma fé comum, a fé da Igreja. Existem três fórmulas «oficiais» do «Credo». 


— Credo batismal — 
A fórmula mais antiga é a profissão de fé nascida da liturgia batismal, que se faz sob a forma de pergunta/resposta, permitindo ao futuro batizado proclamar a fé em Deus Pai, Filho, Espírito Santo. Esta fórmula estava ligada à tripla imersão do candidato; é a mais simples e a mais solene. Utiliza-se sempre nos batismos e nós vivemo-la aquando da Vigília Pascal. 

O Símbolo dos Apóstolos que tradicionalmente vem desde a época apostólica, e tem sido o mais recitado nas Catequeses de todo mundo.

O Símbolo de Necéia-Constantinópla, fruto do Concílio constatnipolitano ( 381), mais extenso e onde foram explicitadas as verdades sobre a teologia da Encarnação.
                         ( Continuaremos os temas sobre a Profissão de Fé, e os Símbolos). Aguarde


Nenhum comentário: