domingo, 19 de maio de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - HOJE É FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO ( PENTECOSTES)




Com a festa de hoje (Pentecostes), encerramos o “ Tempo pascal”.
Vale dizer, o tempo que legalmente o cristão deve cumprir o preceito da Igreja ( 3º mandamento da Igreja), confessar-se o cristão e comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.

Esse tempo é composto de 90 dias: começa 40 dias antes da Páscoa, em 4.ªF.ª de Cinzas e encerrando 50 dias depois da Páscoa ( Pentecostes), a festa do Divino Espírito Santo.

É quando nas igrejas sempre se acende o Círio Pascal durante a celebração da Santa Missa, Círio que é justamente o símbolo de Cristo, a nossa Luz que nos veio da ressurreição de Jesus no dia de Páscoa.
Com a vinda do Espírito Santo Jesus  viu realizado seu maior desejo que era o envio do Espírito Santo para completar sua obra de salvação nos incluindo dentro da família da Santíssima Trindade.

Ele nos deu o Divino Espírito Santo como assessor de cada fiel: “ Nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor” ( Rom. 8, 26)
(Cf. 2.ª leitura da missa da vigília do Pentecostes).


FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO DE CRISTO
       
No dia 30 deste mês celebramos a Festa de “Corpus Christi”, Corpo de Cristo. O mundo vive deste evento que aconteceu na Santa Ceia, em 5.ªF.ª Santa, quando Jesus na refeição sagrada de sua despedida fez o milagre maior de ficar presente na hóstia sagrada e no vinho do cálice que ele consagrou nesse dia solene diante dos Doze Apóstolos e mandou pra ser feito sempre “ até que Ele volte”. ( 1 Cor. 11, 26).

     Peço sua atenção para o Programa de missa e Procissão desse DIA QUE IREMOS CELEBRAR NA QUINTA FEIRA DE CORPUS CHRISTI – DIA 30 DE MAIO 2013:

. Santa Missa na Matriz às 08 da manhã.

· 16.00h Solene Procissão de “CORPUS CHRISTI” com o seguinte percurso: Pela rua Ananias Albuquerque, seguindo pela Rua Raimundo Oliveira e Agostinho Ribeiro (Areal), até na igreja de Cristo Redentor e São Camilo (Areal), onde finalizaremos com a celebração da SANTA MISSA. Estão previstas três paradas: A 1ªem frente do Benu Mendes; a 2ª em frente do Colégio Amélia Mendes, e a 3ª na casa do Di’Assis.
. Comunidades levem suas Bandeiras:
· Da Comunidade,
· Do Espírito Santo
· E das Santas Missões
E cada Pastoral a Movimento suas fardas e Camisetas.

Pálio : Ao c/ dos Homens do Terço.
Enfeites das Ruas: Ao c/ dos Acólitos


CNBB critica decisão da Justiça de reconhecer
união civil de pessoas do mesmo sexo.



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticou ontem (16/05) a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orienta os cartórios a não recusar a celebração de casamento civil de pessoas do mesmo sexo ou de negar a conversão de união estável de homossexuais em casamento. 


Em nota, a CNBB disse que considera que as uniões de pessoas do mesmo sexo “não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família”. A conferência defende o “matrimônio natural entre homem e mulher bem como a família monogâmica” como princípio inquestionável. “Equiparar a união civil ao casamento não é aceitável devido aos nossos valores. Esta nota reafirma posições anteriores tomada pela CNBB", disse o vice-presidente em exercício da CNBB, dom Sergio Arthur Braschi.

Na opinião dos bispos, a resolução do CNJ gerou uma confusão de competências. Eles argumentam que a competência para decidir sobre a questão seria do Congresso Nacional e não do CNJ. “Nós achamos que o CNJ não é a esfera de competência para tratar de tais questões. Definir sobre essas questões caberia à sociedade brasileira representada no Congresso Nacional”, complementou .

A resolução causou polêmica no meio jurídico. A principal crítica é que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2011 usada para justificar a medida não tratava de casamento, mas apenas de união estável. 

NOTICIÁRIO


·   P. Neves tem ligado dizendo que teve ótima viagem e se encontra bem. Com o trabalho da construção da igreja de S.José as preocupações foram muitas. Já reparou que cada nova construção tem sido uma obra prima, cada uma melhorando em relação à anterior? Faz duas semanas que já se encontra de viagem. PAntônio também tem melhorado, só a idade vai avançando
· Terminou hoje a Semana de Orações  pela Unidade das Igrejas, onde se encontram juntas nessa campanha junto com a igreja Católica a Igreja Anglicana, a Luterana e a Metodista.













  



















Nenhum comentário: