segunda-feira, 21 de abril de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - FELIZ PÁSCOA PARA TODOS


Quando escrevo estas linhas, Chapadinha está mergulhada em profundo silêncio. Será que vai acordar para uma vida nova, diferente, menos violenta e mais fraterna? Se sim, será Páscoa. Se continuar como dantes, apenas terá falhado, ouvindo apenas falar da Páscoa de Cristo. E a sua ficará adiada, não se sabe até quando. Ser cristão é mais que professar uma religião; é viver a experiência alegre de Cristo Ressuscitado.


A Páscoa era a festa da Primavera para os judeus. Era tempo fecundo, alegre, produtivo  e, por isso, o povo aproveitava para oferecer sacrifícios e agradecer a libertação. Em Cristo Deus demonstrou que continua a libertar a humanidade de tantas escravidões a que está sujeita. O dinamismo dos Apóstolos e da primitiva comunidade de Jerusalém faz acreditar que eles não viram só o túmulo vazio. 

O cristianismo não se fundamenta num boato, numa crendice ou numa manipulação por algum suposto agitador. Eles viram, sentiram, falaram, tocaram e comeram com o Ressuscitado. Era verdadeiramente Ele. E hoje, para nós, a Ressurreição é o fundamento de nossa fé, ela transcende o nosso horizonte humano. Os sinais podem ajudar, mas só a fé nos leva a compreender a ação de Deus. Pela Ressurreição, Deus entrou para sempre na História e a História no Tempo definitivo. 

A Ressurreição é o passar da humanidade para o outro lado do mar das angústias. É tempo de Libertação. É Paz. É certeza de vitória perpétua, porque o Ressuscitado entrou por portas fechadas, derrubou fantasmas de pretensões humanas e venceu o poder da morte. Este é o dia em que a glória do Senhor fez recuar sombras e afastar medos. 

Deus iluminou a estrada da vida, devolveu rios ao deserto, fontes às montanhas e trouxe de volta a alegria ao nosso rosto. Senhor, ajudai-nos a viver Vossa Páscoa nas nossas pequenas páscoas diárias! 

Arrancai-nos dos nossos túmulos frios e transformai nossas vidas com a força de Vossa Ressurreição.


                                              O SER HUMANO
O ser humano é uma realidade muito complexa. Por isso, pensadores e filósofos, vendo que não conseguem atingir a pessoa em sua unidade, como que a esquartejam, a dividem em partes, a desenham em peças para estudar cada uma em pormenor. E a  totalidade humana entrou assim no pensamento desses pesquisadores como em fascículos. Sentiram-se incompetentes de alcançar sua total unidade.

 Falaram-nos da alma e do corpo, do material e do espiritual, do sofrimento e da alegria, da memória e da criatividade, da firmeza e da tolerância, da força da mente e do peso do corpo, do trabalho e da contemplação, das preocupações quotidianas e da oração, da grandiosidade da vida e da necessidade do transcendente, do rigor e do perdão, da vida e da morte... Numa palavra, transformaram a pessoa como que num “puzzle” de recortes defeituosos que não se encaixam uns nos outros. 

Jesus apareceu como exemplo perfeito de vida. Veio, mandado pelo Pai, para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. E deixou três mandatos muito importantes: ‘fazei isto em minha memória” (Eucaristia), “amai-vos uns aos outros” (Amor fraterno) e ”ide por todo o mundo, ensinai e batizai” (Missão). 

Apesar de Sua mensagem ser a única a que devíamos dar plena fé, com que nos devíamos comprometer, que devíamos viver... a humanidade (talvez eu, muitos e você, amigo leitor!) preferimos colocar Deus de lado e valorizar apenas nossos miseráveis pontos de vista, nossos mesquinhos caprichos, realizar nossos pobres sonhos e viver nossas ilusões. E fazemos isso valorizando uma ou outra faceta da vida. E esquecendo todas as outras que compõem nossa real existência: ora trabalhamos demais e nos esquecemos de rezar, ora nos esforçamos por ter alimento para o corpo e desprezamos o alimento do espírito, ora buscamos a alegria de um prazer passageiro e adiamos indefinidamente a busca da verdadeira felicidade, ora mergulhamos a vida no álcool e no sexo e nos esquecemos que essa felicidade não vai além do momento da morte, porque depois não teremos corpo para continuar esses prazeres... 

Hoje é dia de Páscoa. E devemos sentir também, pelo convite do Ressuscitado, a nossa páscoa (passagem) na saída do pecado para buscar uma vida mais plena em Cristo. Não podemos mandar a religião para o desinteresse. Precisamos muito de Deus e de sua intimidade. Não O podemos colocar atrás de todas as nossas preocupações, como se Deus fosse uma pequena fenda que tapamos com uma rolha, um pouco de água que limpamos com uma toalha ou facilmente evitamos. 

Não há borracha que apague a presença de Deus na nossa vida. Deus é como um rio imparável, impetuoso, uma força invencível que não perdoa ter seu leito ocupado. Mais tarde ou mais cedo, vence a dificuldade, arrasta à sua frente tudo e avança. Não podemos arquivar Deus. Não O podemos trocar por nossas manias. Quem despreza o divino reduz-se a nada. 

Deus, sem mim, é Deus. Eu, sem Deus, não sou nada.

           Espaço informativo:
1—Como foi linda a concentração da Comunidade católica no domingo passado, domingo de Ramos: Milhares acorreram à Matriz numa bela manifestação de fé. Muitos milhares. Houve cânticos, testemunhos e celebração da Eucaristia. Os testemunhos falaram-nos da Campanha da Fraternidade, do que foi refletido nos grupos e da atualidade do tema no nosso meio. Pessoa não é mercadoria. E há quem compre e quem se venda para um trabalho escravo, quem se entrega à prostituição, crianças às centenas que são usadas por homens casados, uma população que se queixa que não tem benefícios, mas sempre que há campanhas eleitorais é corrupta e faz os eleitos ser corruptos. A pedofilia é crime para todos, não só para os padres como os Meios de Comunicação Social querem fazer pensar. Ouviu-se falar também muito na falta de respeito à comunidade católica da parte da Administração Municipal, da péssima situação da Saúde Pública, na falta de água, nos abusos cometidos no Concurso Público e na falta de dinamismo das autoridades judiciais e na inoperância do Ministério Público.

2—À tarde juntou-se outra multidão no Recanto dos Pássaros para inaugurar a igreja de Nossa Senhora de Lurdes. Foi tudo muito belo, desde o menino com terno e impecável que tinha sido príncipe do festejo anterior e que cortou a fita, até à entrega do templo à comunidade, o agradecimento desta, os cânticos a decimento desta, os cânticos a cargo do grupo da comunidade da Corrente... P. Casimiro que presidiu à celebração falou de pessoas que continuam o sofrimento e o abandono de Cristo e que nos devemos comprometer em sua libertação. Quem hoje tapa caminhos, invade habitações, usa meios violentos para atingir seus fins, contrata capangas perigosos, inutiliza vidas com abuso de força, queima e destrói capelas e casas... continua a arbitrariedade judaica do tempo de Jesus. E estamos à espera do que as nossas Instituições Judiciais vão resolver. Verdadeiramente atraente e admirada foi a gruta em que estava a Imagem da Padroeira da comunidade.
3—As cerimônias da Semana Santa foram feitas com muita solenidade e com muita participação. Mas impressionante mesmo foi a encenação da Paixão de Cristo pelos nossos jovens. Cada ano aumenta a multidão que cheia de respeito e devoção participa da dramatização. Este ano parece que ainda foi tudo melhor que nos outros anos. Pelo que se ouve, o grupo de jovens que, depois de tantas noites  de ensaio levou a efeito a Paixão de Cristo está de parabéns. Nem o cansaço do jejum nem a chuva fizeram arredar a multidão. Mas mesmo bela e emocionante foi a encenação da Ressurreição, o encontro de Maria com Seu Filho... tudo belo! Belo ato cultural numa terra em que nem secretário de Cultura tem vindo a ter! Parabéns, jovens! Que este trabalho com a Paixão de Cristo vos traga o efeito de morrer ao pecado, arrumar ilusões falsas, desprezar os incentivos ao pecado que o mundo de hoje traz e viver em Cristo onde está a vitória. O terreno do Bairro do Sol onde queremos construir a Capela de S. Expedito já está limpa. Mas vai demorar começar porque terá que ir lá um trator fazer o aterro. Por enquanto vamos fazer alguns pequenos arranjos nos telhados de algumas capelas e revendo a madeira do telhado.

 NOTÍCIAS DA IGREJA AQUI E PELO MUNDO
1-  Realizou-se em Roma, em fins de Março, uma solene celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco. No fim, quando todos esperavam que o Santo Padre se sentasse para atender alguns fiéis de confissão, o Papa aproximou-se do primeiro sacerdote que encontrou e confessou-se. Exemplo que vale mais que muitas palavras.

2 - Como todos sabem vai-se realizar em Roma, em Outubro próximo, um Sínodo, isto é uma reunião de bispos e especialistas sobre a presidência do Papa. Foi a primeira vez que a Santa Sé mandou um questionário às Igrejas de todo o mundo para saber quais os problemas e as dificuldades que a família está vivendo. O Sínodo vai ser sobre a família. E há poucas semanas o santo Padre mandou  uma carta a todas as famílias pedindo oração pelo bom resultado deste Sínodo.

3 - No próximo domingo, domingo da Misericórdia, vão ser canonizados dois Papas do nosso tempo: João XXIII ( o Papa do Concílio Vaticano II, homem bondoso) e João Paulo II ( o Papa peregrino, da Família, dos Jovens). Também de Chapadinha lá estão pessoas para nos representar, além dos jovens do Grupo  Missionário João Paulo II e P. Luís.
 4 - O nosso bispo diocesano passou em Chapadinha na quinta feira santa. E virá no domingo de Páscoa celebrar e conviver conosco. Desejamos também mostrar-lhe as últimas construções feitas na Paróquia: a capela de Nª Sª de Lurdes, e o terreno para a capela de S. Expedito. Virá também para começarmos a ver o local da próxima Romaria da Terra e das Águas que aqui vai ser realizada em 2015.

5 - A próxima concentração paroquial “BOTE FÉ” vai este ano ser realizada a 16 de Agosto. Terá como tema: “Testemunhe Fé!”. Já estão a ser formadas as comissões para o evento e queremos que seja o grito de largada para o Festejo de Setembro.

6 - O Pároco viajará para Portugal nesta semana a fim de tratar sua saúde que, ultimamente, não tem andado muito famosa. Mas estará sempre em contato com a equipe sacerdotal. Pedimos desculpa por este incômodo, mas não vemos outro remédio.

7 - Estamos já programando as Primeiras Comunhões das crianças e jovens da catequese. Desejamos que os pais participem deste trabalho!

8 - O grave e abusivo escândalo que ocorre na propriedade Tiúba continua a impressionar. P. Casimiro foi lá deixar algumas cestas básicas para ajudar as famílias que têm aguentado todo o processo. A Paróquia olha com preocupação tudo que se lá passa: caminhos fechados, direito de ir e vir negado, ataque noturno com armas a habitações, espancamento de pessoas, capela e casas queimadas, presença de capangas armados...Seja qual for o fim de tudo fica bem  patente o exemplo do que não é direito, do silêncio das autoridades perante abusos graves. A Paróquia está atenta e aguarda o desfecho, mas duvida que conste no processo alguns graves casos ocorridos. Parece notória a intenção de dar a propriedade ao dono, esquecendo que pessoa não é mercadoria e que população vale mais que terra. Será que isto é estado do direito? Que irão dizer nossas autoridades? Aguardamos tudo isso com o máximo de interesse.















Nenhum comentário: