segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - NÃO BASTA OLHAR, É PRECISO VER!


NÃO BASTA OLHAR, É PRECISO VER!



No  caminho pascal seguem juntos: o boato e a verdade, a dúvida e a fé, a ameaça e a coragem. A procura do Ressuscitado também tem ritmos diferentes. Uns enxergam primeiro, outros vão mais atrás e outros, com tendências hipercríticas e racionalistas, demoram aceitar o mistério ou se fecham sem nunca crer. 

Segundo o Evangelho de João, Maria Madalena vai ao túmulo bem cedo. É escuro. Ela e os amigos de Jesus estavam possuídos pelo medo e armazenavam a possibilidade de vários perigos. Maria Madalena queria prestar homenagem ao corpo de Jesus, morto e guardado naquele sepulcro fechado por enorme pedra (sinal do domínio da morte!). Encontra o túmulo aberto, a pedra retirada... E pensa logo: “o túmulo está vazio; roubaram o corpo do Senhor!” Era noite e o escuro não favorece a verdade. 

Lembremos o que aconteceu com Nicodemos, com Judas e com Pedro no pretório de Pilatos.... Tudo durante a noite. E, com Maria Madalena vai acontecer o mesmo. Ela parte a anunciar uma falsa notícia: “roubaram o corpo do Senhor!”. Porquê? – Porque procurou Jesus na perda, na morte, no corpo morto, no sepulcro aberto. 

Mas Ele é a Vida. Maria Madalena, debruça-te sobre o túmulo, olha melhor, há aí sinais de vida. Pedro e João correram a verificar. Um corre mais que o outro. E notam que o túmulo já não tem o corpo de Jesus. Mas também não está vazio. Está cheio de sinais que anunciam uma intervenção do céu. Ladrão quando vem roubar deixa tudo em desordem, porque só pensa em fugir. E ali havia ordem. Panos estavam dobrados e o véu que cobria o rosto do morto estava ao lado. 

O sepulcro não estava vazio. Tinha sinais da intervenção de Deus. Estava cheio da realização das promessas da Escritura que tinha predito que o Messias ressuscitaria. Viram e creram. E Maria Madalena, chorosa e difícil em crer, ficou fora do túmulo, presa à sua saudade, mergulhada em sua tristeza. Por isso recebeu a ajuda do céu através de anjos que lhe apareceram e a convidaram à alegria, vestidos de branco e sentados, um à cabeceira e outro aos pés, sinal de total domínio da situação. 

O céu está presente no Sepulcro como no Presépio: há anjos, mensagens a anunciar a presença da ação divina. A Luz ilumina, o fulgor convence. O mistério de Deus está ali presente e escondido, como sempre. 

Os três que procuram o Ressuscitado têm ritmo e modos diferentes de encontra-lo: Pedro demora, João é mais apressado, Maria Madalena passa por confusões. Quem anda no escuro não vê a Luz. Quem O procura nos traumas, na perdas, nas tristezas com dificuldades O encontrará. 

Ele é o Deus da Vida. E faz amanhecer a Verdade em nós com raios de luz, anúncios celestes, certezas divinas. Que seja Páscoa para ti, amigo leitor! Não fiques a olhar o túmulo vazio! Não continues em tua cegueira espiritual! Crê e vive Cristo!  

                                  Espaço informativo

1 - 1.º de Maio: Primeira 5ª Feira - tem confissões todo dia, de manhã e tarde. À noite, celebração penitencial.

2 – 1.º de Maio: Cada Capela faça seu “envio” para as Peregrinações do mês de Maio, com seus roteiros.

3 – 1º de Maio: Festa de Santo Expedito-Bairro do Sol: Santa Missa às 07.00h da manhã, e 16.00h bingo beneficente e procissão pelas ruas do Bairro.

4 – 1º de Maio : Retiro das Santas Missões populares, Setor I: Local: igreja de São Pedro- Campo Velho. Dia: 30 de Abril e 1º de Maio

5 – Encontro de formação na doutrina social da Igreja.  Dias:  02-04 de Maio. Local: Centro paroquial. Participantes: 01 de cada movimento e pastoral e os dirigentes das Comunidades de Bairro.

6 – Chegaram de Portugal, onde tinham ido em tratamento as Irmãs São Pedro e Ir. Rosa. Bem vindas.

7 – Os trabalhadores da paróquia têm agora andado nos seguintes locais: dando um grau na casa dos padres (telhado), garagem, armazém das madeiras, Igreja de São José das Mil casas, onde um temporal danificou o telhado, Centro Catequético (CBNET), Grades na igreja de Cristo

8– Primeira Comunhão na Corrente– 02 de Maio; No B.da Cruz– 03 de Maio;  No Centro- 04 Maio ( próximo domingo).
Obs.  No próximo informativo anunciaremos os outros locais

9- Neste sábado estiveram reunidos no CENTRO CATEQUÉTICO ( CBNET) cerca de 150 HOMENS DO TERÇO de todo Maranhão, para reciclagem doutrinal, teológica e comportamental. Orientados pelo diretor estadual da Organização do, senhor Edmilson, e vice: senhor Veloso. Presentes também o diretor diocesano senhor Manoel Marreto e paroquial, senhor Walison

10- Próximo sábado começará já o festejo de NªSª de Fátima na VILA DE FÁTIMA, com o levante do mastro às 16.00. Participe

DOIS PAPAS, DOIS SANTOS

Neste domingo, 27, foram elevados à categoria de santos dois Papas:  o Beato João Paulo II e o Beato João XXIII, que decretou a abertura do Concílio Vaticano 2º Este Concílio começou em 1960 e se prolongou até 1962. Dois anos de estudo aprofundado sobre a Igreja, Bíblia, Teologia, Liturgia, Moral e Sociologia. Abrindo a Igreja para a atualização dos tempos modernos.
Tem uma noite de vigília de orações, e de manhã as celebrações. Nossa Igreja católica está de parabéns, nós estamos de parabéns.







Nenhum comentário: