segunda-feira, 14 de abril de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - CRISTO É NOSSA PÁSCOA


Nossas cidades podem ter muralhas e nossas casas serem fortalezas. Mas nossa situação é de peregrinos. Buscamos nova morada, ansiamos por mais felicidade. O sofrimento faz parte da travessia do deserto da vida. E, nesta caminhada, o combustível é a esperança. Sabemos que Deus Pai e, só Ele, dá sentido a nossos êxodos humanos. 

Em Cristo Ele nos enviou e dá Seu recado, nos transmitiu e revela Sua vontade para dar sentido a nossa vida. Cristo não é só de ontem. É também de hoje e de sempre. É nosso contemporâneo. E será a razão do nosso futuro. É a força salvadora do nosso existir. É Ele que nos ensina a passar das sombras à luz, do pecado à graça, do cativeiro à liberdade, do Calvário à Páscoa.


Nesta Semana Santa (chamada Semana Maior, não por ter mais dias, mas porque tem o maior ensinamento salvador), o Crucificado no cimo do Calvário é o grande candelabro a iluminar a História Humana, é o grande compêndio a ensinar que todos temos que aceitar a cruz de nossa fragilidade, caminhar com a cruz do esforço para melhorar, a não desanimar com o peso da cruz, a vencer pela cruz e a amar a cruz que temos na vida. 

Neste Domingo de Ramos, começa a Semana Santa, tempo para aprender da grande sabedoria divina comunicada em Jesus que, sendo Deus, se fez homem, sendo santo, foi processado, sendo inocente, foi condenado, sendo a Verdade, foi contestado pela hipocrisia dos judeus, sendo a Vida, deixou-se matar, sendo o Caminho, foi enterrado...


Mas, por todas estas contradições, humilhado e escarnecido... foi obediente ao Pai e, por Ele, exaltado. Sua Páscoa é a passagem do sofrimento à glória, do desprezo à exaltação, da morte à Ressurreição. E precisamos todos de aprender que o desapego é nossa maior riqueza, que servir é nossa grandeza, que morrer ao pecado é festa de vida, que desaparecer aos nossos caprichos é deixar que Cristo apareça em nós e por meio de nós. E essa é a nossa maior grandeza. A loucura da cruz é sabedoria divina. A morte pela verdade é promoção de vida verdadeira. Sabedoria humana sem querer aceitar a cruz é perdição. 


Nossa Páscoa (Passagem) para a eternidade passa pelas páscoas (passagens) de cada dia.


SER CRIATIVO, SIM, É BOM!
MAS SABER ESCOLHER O BEM E FAZÊ-LO BEM FEITO

Tenho frequentemente pensado no que vou escrever. E faço-o com espantosa admiração. Durante muito tempo, a força da autoridade, o peso das tradições, a imposição de antigos hábitos estruturais e esquemas mentais obrigavam-nos a viver de determinada maneira. Era a força da tradição. Bastava um olhar, um sinal... e logo corríamos, porque a obediência era sagrada. 

E quantas vezes até nos tínhamos que sujeitar a humilhantes atitudes e contrárias à nossa personalidade. Sou do tempo em que a educação familiar e escolar se fazia com rigidez. Ai de quem se levantasse defendendo seu ponto de vista, quem pretendesse contestar o que era imposto pela autoridade. Assim aconteceu nas minhas relações familiares, assim o seminário defendeu sua disciplina eclesiástica, assim, quando cheguei a Chapadinha, os políticos não gostaram e me perseguiram em extremo quando denunciei sua abusiva exploração. 

Tudo certo ou errado, mas não posso analisar o passado com a mentalidade de hoje. Mas que as coisas mudaram, ninguém duvida. O mundo de hoje criou ideologias, inventou maneiras de pensar e tem forças mentais de absoluta e solitária valorização da liberdade individual da pessoa humana. 

Defende-se a todo o custo o gosto de cada um, apoia-se a vontade própria, legaliza-se a inclinação individual. Mata-se tradições, esquece-se valores, arruma-se hábitos naturais e milenares, perseguem-se instituições seculares... para exaltar, com todo o entusiasmo, a novidade, a mudança, o inventivo por mais extravagante que seja. 

Aparece o impensável, normaliza-se o errado, o estúpido impõe-se com requintes de coerência racional e até necessidade. O aparente torna-se verdadeiro, o fictício vira real e a anormalidade vulgariza-se. 

Aos Meios de Comunicação Social interessa o lucro e, por isso, entram no esquema e propagandeiam também a liberdade, mostram o que agrada à maioria. E assim alcançam audiência. E as ideias vão penetrando, os anormais sobem aos altos escalões, incentivam leis, as leis geram mentalidade, criam cultura e arrastam a população.  

É o reino do individualismo, do subjetivismo, do ridículo jocoso, do fácil, do atraente... E, por vezes, o rei vai nu, mas todos dizem que vai lindamente vestido! As pessoas são seduzidas a comprar um lindo e macio cachecol, mas só depois é que notam que é o rabo peludo de um gato assanhado. Em nome do respeito à criança, os políticos brasileiros legislaram que os pais não podem tocar nos filhos. Mas os filhos podem explorar e matar com exigências os pais. Afinal quem educa: os pais ou os políticos?


Hoje reina a ideia que cada povo e cada pessoa pode seguir livremente o seu curso sem qualquer “interferência”. Viva a liberdade! (Mas será que Deus prevaricou em nos ter enviado Seu filho que se cruzou com a História Humana e lhe provocou uma mudança radical?) Parece que o mundo se sentiu mal como prisioneiro de tradições, engaiolado em apartamentos, fechado em quartos com cortinas, engavetado em escritórios, sentado em carros e voando em aviões... 

Sentiu nostalgia da liberdade de quando era nómada e vivia em espaço livre, comunicando com a natureza e olhando as estrelas. Agora só vê diante de si o écran da televisão e anda vigiado por grandes prédios nas ruas das cidades. Acha que nasceu para o movimento e, por isso gosta de observar o ondular do mar que lhe faz sentir saudade do embalar do colo materno. Não pode sentir a rotação da terra. 

Ninguém gosta de estar preso. E daí ser tentado a ir para exageros do uso da liberdade. Embora ameaçado pelo perigo, pelo imprevisível... gosta de inventar, de experimentar o novo, mostrar criatividade, usar roupa diferente... de ir de férias para longe do quotidiano. Esta tendência, levada ao exagero, pode ter e vem tendo estapafúrdios resultados: contraria-se a natureza, despreza-se experiências seculares, esquece-se o sagrado... só porque o diferente atrai. 

Assim normaliza-se o homossexualismo, incentiva-se e absolve-se o aborto, legaliza-se a eutanásia, destrói se a família, arruma-se Deus de lado... Cada um pensa poder fazer só o que gosta. “Ninguém nasce homem nem mulher. Cada um é o que quer”. E se alguém apanha a mania de querer ser como os cavalos? Será que o mundo vai virar uma cavalariça?

                         NOTICIAS DA PARÓQUIA

1- Na madrugada de sábado, retornaram a João Pessoa seis jovens do Grupo Missionário “Saturação”. Uma moça deste grupo foi estudar para Portugal, em Coimbra, e lá conheceu o grupo Missionário João Paulo II e o P. Luis. Visitou o grupo aqui em agosto e foi para sua terra formar um grupo semelhante. Seis jovens desse grupo estiveram toda a semana conosco. Foi alegre conviver com eles e foram de uma dedicação missionária esplêndida, visitando famílias, reunindo jovens e organizando celebrações com cânticos e representação.
Jovens, muito e muito obrigado pelo trabalho e pelo exemplo. Chapadinha não vos esquecerá mais!

2- Pedimos com muita insistência que as famílias ou pessoas que estão devidamente preparadas, com ritos batismais realizados, para serem batizadas na Páscoa que venham ao Secretariado Paroquial fazer o assento do Batismo até quarta feira. Ninguém deixe pra  última hora, que pode haver imprevistos.

3- Pedimos às comunidades, movimentos e pastorais que não esqueçam a realização dos palcos para a dramatização da Paixão de Cristo na próxima sexta feira santa. Foram distribuídos papéis informando os responsáveis.

4- Estamos já organizando o próximo “Bote Fé” para Agosto. Queremos que sirva para celebrar a comunhão paroquial, a nossa fé em Deus e para dar o grito da notícia da realização do Festejo da Padroeira em 15 de Setembro. Sabemos que este ano o ambiente, tanto municipal como da Campanha política eleitoral, nos vai dificultar a serenidade e a ordem durante os dias do Festejo. Desde já pedimos que não se organizem comícios durante o festejo, caso contrário, teremos isso como falta de respeito e provocação.
Sabemos que neste ano o ambiente, tanto municipal como da Campanha política eleitoral, nos vai dificultar a serenidade e a ordem durante os dias do Festejo. Desde já pedimos que não se organizem comícios durante o festejo, caso contrário, teremos isso como falta de respeito e provocação.

5- A igreja de Nª Sª de Lurdes está terminada. Queremos amanhã entrega-la á comunidade. A construção durou três meses e a paróquia gastou cerca de R$160.000,00. Mas sabemos que é mais fácil fazer uma construção que criar uma comunidade viva. Pedimos, portanto, a todos que ajudem Recanto dos Pássaros a ser evangelizado.

6- Como todos sabem esteve entre nós desde 17 de Dezembro até 9 deste mês o Sr. P. Francisco Sequeira. Foi professor, educador dos padres que trabalham nesta paróquia. Mais tarde, foi também Superior de Missão em África, Moçambique, Aqui fez 85 anos. Apesar da idade não se limitou a ficar descansando, pois terminou há pouco tempo de ser Reitor do seminário de belo horizonte. Visitou comunidades, famílias e confessou tardes inteiras. Perguntava muitas vezes o que poderia fazer. Queremos aqui deixar nosso sincero obrigado pelo trabalho, pela ajuda fraterna que prestou e pelo exemplo de dedicação e apostolado que deu. P. Francisco, muito e muito obrigado! Chapadinha lhe agradece.

7- Está também já integrado na equipe sacerdotal o P. José Adauto que todos conhecem. Chegou de Moçambique e ficará entre nós trabalhando. Desejamos feliz apostolado e agradecemos ter aceite nosso convite. Esperamos que a Direção Geral do Instituto a que pertencemos o nomeie para aqui ou para outra missão.


8- Durante a semana, terça e quarta, à tarde, na Matriz é tempo de confissões.

9- Quinta feira Santa a celebração com o lava-pés começará às 16.00H. E o Santíssimo ficará até às dez, com a Matriz aberta, á adoração de todos.
10- Sexta feira Santa dia de jejum e abstinência, terá a dramatização da paixão de Cristo a começar na Praça da matriz à 16.00H. A Vigília Pascal começará às 9.00H na Matriz.
11- No Domingo de Páscoa as missas são como ao domingo. Missas ou celebrações. Mas haverá missa na Matriz também às 20.00H.

12- Inauguração e Bênção da nova igreja da NªSª de urdes no Recanto dos  Pássaros:

Ontem, domingo de Ramos, pelas 15.00h, de todos cantos da cidade,por becos e ruas começaram a se juntar pessoas de todos os Bairros para a inauguração de uma nova igreja, a 20.ª da área urbana de Chapadinha.


Com a linda forma arquitetônica da igreja se enfoca também uma gruta de NªSª de Lurdes, réplica da gruta onde NªSª apareceu à vidente S.Bernardete. Esta foi oferta gentil do casal Landry e senhora Luanda.
A comunidade já estava sendo beneficiada com um Centro catequético de duas salas e um salão que estava servindo para as celebrações.
Parabéns à população católica de Chapadinha e à comunidade RECANTO DOS PÁSSAROS. ( Veja fotos):

                                                



padre Neves recebendo o povo



O casal Landry e senhora Luanda,que ofertaram a construção da Gruta

Kauãn, o príncipe do último festejo no corte da FITA


Kauãn, o príncipe do último festejo no corte da FITA


padre Neves entrando após o corte da FITA

COLOCANDO O ALTAR

BENZENDO O ALTAR

ASSEMBLEIA

P. NEVES APRESENTANDO A EQUIPE DA DIRETORIA DA COMUNIDADE, SENHORA SOLANGE, PATRICIA E KELLY

COLOCANDO A CRUZ

ASPECTO DA ASSEMBLEIA, OS PAIS O PRINCIPE COMA CALDEIRINHA DA ÁGUA BENTA

ANTÔNIO ALBINO COLOCANDO O ANBÃO DAS LEITURAS

A SENHORA SOLANGE, DIRIGENTE DA COMUNIDADE SAUDANDO  A ASSEMBLEIA

O QUADRO CENTRAL: A ANUNCIAÇÃO DO ANJO A Nª SENHORA

P. NEVES APRESENTANDO A EQUIPE DOS OPERÁRIOS DA IGREJA


P. NEVES APRESENTANDO A EQUIPE DOS OPERÁRIOS DA IGREJA

A BANDA CORRENTE DA PAZ COM PROF EVALDO E EQUIPE


A BANDA CORRENTE DA PAZ COM PROF EVALDO E EQUIPE

A GRANDE MULTIDÃO QUE VEIO PARTICIPAR

SR. BACURAU, DA PASTORAL DO DÍZIMO NO USO DA PALAVRA



SR. BACURAU, DA PASTORAL DO DÍZIMO NO USO DA PALAVRA
SENHORA JOANA, BACURAU DA EQUIPE DO DÍZIMO NO USO DA PALAVRA

A EQUIPE DA DIRETORIA SENHORA SOLANGE, PATRICIA E KELLY,APRESENTANDO A PADROEIRA DA COMUNIDADE NªSª DE LURDES

A SENHORA PATRÍCIA QUE OFERTOU A IMAGEM DA PADROEIRA


GRUPO DE MINISTROS


GRUPO DE MINISTROS

GRUPO DE ACÓLITOS


GRUPO DE ACÓLITOS

DIANTE DA GRUTA

O CASAL LANDRY OFERTANDO AS FLORES DIANTE DA GRUTA

WASHINGTON E ESPOSA ANTONHILDA, ELE O TÉCNICO DA ÁGUA CORRENDO SEMPRE NA GRUTA

P.NEVES E O PRÍNCIPE DO CORTE DA FITA,KAUÃN

A IGREJA ILUMINADA À NOITE




VEJA QUEM SE FEZ PRESENTE TAMBÉM


Nenhum comentário: