segunda-feira, 7 de abril de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - TENHAM PACIÊNCIA, MAS ASSIM NÃO. FOI FEIO DEMAIS



O aniversário de Chapadinha passou. Não queremos levantar polémica nem humilhar ninguém. Mas temos que ser sinceros e não deixar que nos metam os dedos pelos olhos dentro. Foi mal festejado. Melhor: não foi festejado! Quiseram até usurpar-lhe a importância. 

Houve despertar festivo, público içar da bandeira, pronunciamentos entusiastas, efusivas declarações de amor, sessão solene, bolo de aniversário, pastora bem paga e vinda de longe a evangelizar crentes de igrejas protestantes e com a isca de prêmios para atrair e... foguetes a embelezar. 

Mas faltou o mais importante e desejado: benefícios públicos a inaugurar, administração municipal a elogiar e entusiasmo popular a participar. Tudo isso faltou. 

Como filho único, o poço artesiano mostrou pouca energia administrativa. E prédios alugados não podem ser inaugurados. Nem reinaugurados. Poderia ter-se dito que se iriam visitar novas instalações de algumas luxuosas secretarias.  Isso, sim. Por curiosidade pela vaidade exibicionista, alguns poderiam ter querido ir ver. 

O que se passou foi uma maneira prática de envergonhar o Município e de dizer que quase nada se fez. E para quê tanta fidalguia vaidosa e desnecessária em alugar o que de melhor tem a cidade? 

E estradas feitas com “recursos próprios” de quem: das verbas que vêm para a Prefeitura ou de Projetos para os Assentamentos?  

A promoção individual e da pastora duma única igreja protestante seria caso de processo contra discriminação religiosa, se Ministério Público aqui atuasse. E se admitem que Deus é um só, porquê não respeitar a diversidade das janelas para O conhecer? Por que tem que ser só visto da janela da própria igreja? 

Numa palavra: foi o pior aniversário que Chapadinha conheceu. Valeu, em excesso, para comprovar que o programa foi feito por pessoa caprichosa, teimosa, prepotente e imatura. Sem educação social. Deu para envergonhar-nos. 

Não deu para fazer memória do passado nem para comemorar um presente digno. Tudo foi pobre, triste e indigno dum grande Município que queremos prestigiado e desenvolvido. 

Não vale achincalhar assim! E com uma agravante: foi o primeiro ano que máquinas pesadas, oferecidas pelo Governo, estiveram no parque municipal a dar possibilidades de grandes melhoramentos. Alguns foram feitos. Mas muito longe do esperado e do possível. E, não esqueçam: falta dar explicação das escandalosas licitações que foram tiradas do Boletim Oficial do Governo. Não de outros blogs. 

Mas a efeméride deu sim para mostrar pretensões de promoção pessoal, individualismo eivado de pretenciosismo indevido, de descarado e discriminado proselitismo religioso inconstitucional, mostrando falta de liderança e sentido social. 

O “vaidosismo” dos aluguéis é mais exibicionista que utilitário. Será que vão reinaugurar essas instalações se for mudada alguma cadeira ou mesa durante o ano? E a zoada no ginásio do Campo Velho foi tão grande que houve quem lá corresse pensando ser inauguração do prédio. Mas não. 

Era apenas a sétima vez que estavam a enganar o povo e a fazer propaganda política com os escombros do maior elefante branco que se conhece na região. Desculpem, mas assim não! O aniversário é do Município, não de algum munícipe por mais importante que pense ser. 

Se não têm nada para mostrar, aproveitem a ocasião para prestar contas e explicar licitações (tiradas do Boletim Oficial do Governo e não de qualquer blog) e que ainda precisam de explicação. 

Vaidade e teimosia a mais para tão pouco trabalho! Lição bem aprendida de incompetentes administrações anteriores e ainda com requintes de más intenções. Por isso, a Paróquia promoveu, com Matriz cheia, uma solene celebração para que a Senhora das Dores nos ajude a acabar com tanta incompetência e engano. Desculpem a sinceridade, mas é preciso arranjar grupo de trabalho e assessores capazes!


DIA DA COMUNHÃO PAROQUIAL. ESSE DIA É DOMINGO DE RAMOS!

              Sempre há um dia, na família, para comemorar a união e a comunhão dos amigos. Nossa Paróquia de Chapadinha deve sentir-se uma família. Uma comunidade de muitas comunidades. Então precisamos um dia para festejar essa alegria. E esse dia vai ser no próximo Domingo de Ramos. No próximo dia 13. Domingo próximo.
              

Vamos encerrar a Campanha da Fraternidade que, este ano, nos fez refletir sobre problemas graves da nossa sociedade. A problemática do tráfico humano, da redução de pessoas a mercadorias comercializáveis acontece lá longe. Mas também entre nós. Há tantas pessoas escravizadas, exploradas e reduzidas a joguetes de caprichosas situações! Há crianças sequestradas à família e atrevidamente usadas como objetos de satisfação sexual. A pedofilia é uma peste entre nós. E, quantas vezes, todos nós que nos sentimos seres sociais, somos explorados e nos sequestram nossos direitos julgando-nos ignorantes. E temos que nos calar porque habituámos alguns poucos a ter primazia em tudo. Precisamos festejar esses encontros e esse acordar para a realidade.


Vamos iniciar a Semana Santa. Para trás fica o tempo da Quaresma que, com seu itinerário catequético, nos ajudou, certamente, a viver melhor o compromisso batismal. Graças a Deus, este ano, a Quaresma parece ter sido mais respeitada e intensamente vivida. Pelo menos, houve mais participação litúrgica. Mas a Semana Santa merece um esforço para acordar adormecidos na fé, para reorientar nossa atenção para Cristo que nos chama ao amor do Pai pela vivência no Espírito Santo.
Depois estamos em tempo de Santas Missões Populares

Precisamos acordar e fazer acordar muitos adormecidos. Há muita gente longe de Deus. E o ambiente do mundo que vivemos puxa para a extravagância, o individualismo orgulhoso, o exibicionismo pecaminoso. Precisamos tomar consciência de nossa responsabilidade pessoal e comunitária. E nos defendermos de certos ambientes que prejudicam nossa comunidade católica. A fé impulsiona-nos à Missão, a servir Cristo e Sua Missão. Ou somos missionários ou não somos cristãos. Para isso temos que sair do isolamento, ir às periferias, sair à rua, bater à porta, falar aos corações, evangelizar de todos os modos possíveis.


Para festejar tudo isto, vamos ter um dia: e esse dia é Domingo de Ramos próximo! Saiamos em grupo de nossas comunidades, pelas 07.00H da manhã e dirijamo-nos à Matriz. Aí haverá a concentração, testemunhos, benção dos Ramos, Celebração Eucarística e convívio. À tarde, pelas 15.30H, inauguração da nova capela de Nª Sª de Lurdes no Recanto dos Pássaros. Venham festejar com a comunidade local e ver o que a ajuda de todos consegue fazer.


CRER É CRER NA IGREJA!

A fé católica é graça e dom. É generosa dádiva divina para transformar nossa vida. Faz-nos entrar na visão de Jesus que fica a agir em nós pelo Seu Espírito e nos abre ao amor do Pai e dos irmãos. Mas a fé não pode ser considerada como privatização, uma maneira individual e solitária de conceber a Revelação. 

A fé é pessoal, sim, porque se vive no mais íntimo e profundo de nosso ser  e muda por completo nossa vida. Acreditar é uma adesão pessoal, um percurso que durará toda a vida e nos faz sair de nós. Mas não é fruto de uma reflexão solitária e individualista. Não é produto caseiro. Ninguém se pode pensar tão importante a ponto de exigir de Deus uma entrega privativa e única de Seu projeto salvador. 

Cristo salvou-nos em comunidade e é através da comunidade, hoje, que Ele continua Sua comunicação salvadora. É, através da Igreja, que Ele continua relacionando-se com cada um e comunicando Seu amor. Deus não pode ser considerado nosso mero empregado sempre ao dispor do que quisermos, moleque, moço de recados para satisfazer as pretensões de quem quer que seja. 

Ninguém tem o direito de exigir de Deus um trato único, privilegiado. É sentimento pecaminoso, orgulhoso e sem sentido cristão dizer: “eu tenho fé, mas não vou à Igreja!”. Ou: “eu tenho fé, mas relaciono-me pessoalmente com Ele! Não sou de ir à missa ou comungar. Confessar-me?! – isso nem pensar!”. Quem assim pensa demonstra que não é cristão. Tem uma fé qualquer, mas não fé em Cristo. 

Crer é um ato eclesial.  Devemos crer dentro da fé da Igreja que precede, gera, apoia e nutre nossa fé. Quem quer água não vai à aridez do deserto. Procura uma fonte. Assim com a fé. O conteúdo da fé cristã nasce do testemunho da Igreja, que recebeu o depósito apostólico. A Igreja Católica é apostólica. Não compete a alguém inventar, substituir esse depósito. Foi à Igreja que Cristo prometeu Sua assistência até o fim dos tempos. não a cada um que se diga cristão. São Cipriano, que viveu no século II da era cristã, dizia: “ninguém pode ter Deus como Pai se não tiver a Igreja como Mãe”. Na Igreja temos a memória viva de Cristo. Ela é depositária da Palavra de Deus transmitida aos Apóstolos e deixada por eles na Igreja. Nossa fé não pode partir duma pretensão individualista e orgulhosa de se querer bastar a si mesmo.


A Igreja é o lugar da fé. É onde se dá a transmissão da fé. Diz o Concílio Vaticano II: “Deus quis salvar e santificar os homens não individualmente nem sem qualquer vínculo entre si, mas quis constituir com eles um povo que O conhecesse na verdade e O servisse fielmente” (L.G.9). A fé é uma virtude teologal, mas transmitida ao longo dos séculos pela Igreja. Só cremos na mensagem originária de Cristo dentro da Igreja que é a depositária da Palavra de Deus, testemunhada pelos apóstolos e que chegou até nós pela Tradição. A fé nasce, cresce e amadurece na fé da Igreja. Não é produto nosso, nascido no nosso imaginário.


           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

Como está anunciado na primeira página deste Boletim, Domingo de Ramos, não vai haver missa nos bairros. Pedimos que as comunidades saiam de seus bairros pelas 07.00H da manhã e se dirijam para a matriz para festejarmos nossa comunhão paroquial. Não falhem!


Prof. Tiago viajou e já nos telefonou de Portugal. Seu pai foi sujeito a uma cirurgia e está recuperando. Mas queremos deixar aqui nosso sincero agradecimento por este gesto tão cristão e missionário de um jovem ter estado disponível a dar dois anos à atividade missionária. E que belo trabalho ele realizou tanto no canto, quanto na formação cristã nas comunidades dos bairros e no teatro com jovens. Jamais esqueceremos este exemplo e pedimos ao Senhor que nos ajude a encontrar uma solução para tudo continuar. Obrigado, Tiago! Obrigado ao Grupo Missionário João Paulo II!


A capela de Nª Sª de Lurdes está terminada. Apenas alguns pormenores  faltam para inaugurar no próximo domingo. Foi uma obra difícil de terminar. Foi muito próxima de outras construções na Tigela e em S. Antônio. Mas conseguimos acabar. Queremos inaugurá-la no domingo de ramos, pelas 16.00H.

   
Chamamos a atenção para o encargo que as comunidades e pastorais têm de preparar os palcos para a encenação da paixão em sexta feira santa. Isso está num papel que foi distribuído.


No dia 9, o P. José Adauto virá morar para a casa da equipe sacerdotal e trabalhar na Paróquia. Queremos agradecer a Deus este reforço para a pastoral da Paróquia.


Os nossos doentes: Francisco Mário continua no hospital; Irmã de P. Neves veio para casa, mas em situação muito debilitada; pai de Tiago continua no hospital já consciente e foi sujeito a uma cirurgia.


Nos dias 31 de Maio e 1º de Junho vamos fazer o retiro dos missionários mirins com crianças e adolescentes (de 9 a 14 anos),  das comunidades para as integrar também no processo das Santas Missões Populares. E queremos que o anúncio das santas Missões comece a ser mais conhecido com notícias de carros volantes, rádio e mensagens escritas.

Esta semana foram visitados os bairros da Aldeia, Nª Sª de Fátima e B. Novo e Santo Expedito. Na próxima semana.

( Veja fotos da nova igreja de NªSª de Lurdes no Bairro Recanto dos pássaros que vai ser inaugurada próximo domingo de Ramos às 16.00h):












Nenhum comentário: