domingo, 22 de junho de 2014

O segredo para a superação dos medos

Quem se despede gosta de dizer “adeus!”. Mas Jesus, quando subiu ao céu e os Apóstolos deixaram de O ver visivelmente, não disse “adeus” ou “até logo!”. 
Disse que ia para o Pai, que se ausentaria de seus olhos, mas que permaneceria, que ficaria com eles até o fim dos tempos. Ia, mas não se ausentava. Subia, mas não os deixaria sozinhos. 

Para isso, lhes  enviaria o Espírito Santo, o Espírito da Verdade. E foi o que aconteceu. Assim, a Ascensão não marca o fim da Missão de Jesus. Ele continua a ser o protagonista de Seu projeto de amor, misericórdia e salvação. Nós não continuamos essa Missão salvadora. Ela é sempre projeto e realização de Jesus. 

Foi, é e será sempre Jesus que chama, ama, salva e conduz a História. Nós, por Sua livre vontade, apenas somos colaboradores. E aí está nossa grandeza e responsabilidade de convocados a colaborar nessa grandiosa Missão.

Três mandatos Ele nos deixou: Mandato de amor: “amai-vos uns aos outros!”. Mandato da Eucaristia: “Fazei isto em memória de Mim!”. Mandato da Missão: “Ide! Ensinai e batizai!”

Quem só se preocupa com um destes mandatos não é cristão. Temos que ser fraternos, eucarísticos e missionários. E temos que o ser sempre, em todos os momentos. Não podemos ser cristãos-vaga lume, que só o são de vez em quando. Ora somos, ora não somos. Isso é ridículo e enganoso. 

Colaborar com Cristo não é favor, é graça. Não é brincadeira optativa. É ação séria e indispensável. Ou jogamos toda a vida em Cristo e ganhamos. Ou pensamos que somos dispensados, não amamos e... estamos longe da comunhão com Ele. E isso é ser condenado.

PÂNTANO POLÍTICO.

Parece complicada a situação de alguns países na Europa e, de um modo especial, em Portugal. A carga fiscal é pesada, os salários baixaram, os trabalhadores perderam direitos e o mal estar social é grande. 

Dizem que o desemprego desce, porque muita gente, sobretudo jovens, é forçada a emigrar. Portugal é um país de velhos em profunda crise social. Parece que o povo se habituou a um nível de vida e a certo bem estar despreocupado que agora não consegue manter. 

A insatisfação é enorme. A televisão resume-se a dar entrevistas de análise política e futebol. Coisa cansativa e triste! Os políticos criticam-se uns aos outros, mas nenhum diz que está disposto a baixar seu salário para vencer a crise. Muitas terras que podiam ser cultivadas estão abandonadas, a pesca acabou, muitas fábricas fecharam... 

A crítica destrutiva é uma maneira de passar o tempo, não de procurar soluções. Todos falam e parece que ninguém tem razão. As coisas não se resolvem com palavreado, nem com tapeação. São necessárias ideias válidas, responsabilidades e muito trabalho com grandes privações e sacrifícios. 

Elevou-se demasiado o patamar de nível social, perderam-se hábitos de trabalho familiar em hortas e iniciativas de fundo de quintal. As regalias pareciam eternas e foram bem passageiras. Todos se habituaram a comer em restaurantes, ter carros de luxo, viajar e passar férias no estrangeiro... 

Os jovens tiravam cursos e mais cursos, uns a seguir aos outros. Muitos ficavam sem trabalhar até os trinta anos. E agora onde está o emprego e a vontade de trabalhar? E agora? Será que é possível voltar atrás, recomeçar velhos hábitos perdidos, perder o luxo que agora não conseguem manter?

E entre nós não virá a acontecer o mesmo? Muita gente ganha hábitos de descanso, de ajuda financeira, de abandono de trabalho, de dependência da Bolsa Família e outras...? Políticos inescrupulosos sempre se arranjam e sabem que a solução das crises não passa pela sua carteira, mas por colocar impostos e privações ao povo. 

E o seu dinheiro é colocado em paraísos fiscais ou o investem em iniciativas que sabem ser rendosas, porque têm bons assessores e possibilidades de privilegiar o que lhes pode vir a interessar. 

Há dias, vi uma camiseta na minha cidade que dizia: “Não roube! Políticos não querem concorrência!”. 

Será verdade também isso entre nós? Gostaríamos de saber para onde vai o dinheiro público, porque as consequências do seu mau uso teremos que as suportar todos. E quem está investido em autoridade não pense que isso é brincadeira! Exige-se moral, critérios éticos e competência. Há recepções luxuosas a mais, gastos públicos desnecessários, falta de transparência e abusos demasiados. 

O SEGREDO PARA A SUPERAÇÃO DOS MEDOS. 
“O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro” ( Jr. 20, 11). “Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus!” ( v. 13).“ A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja o dom gratuito  concedido através de um homem, Jesus Cristo se derramou em abundância sobre todos.” ( Rom. 5, 15)

.“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido...não tenhais medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma...todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus” ( Mt. 10).

Diante de todas estas declarações da sagrada escritura eu me recordo de uma afirmação positiva tirada da experiência dos exames de psicólogos após verem recuperações de doentes que examinaram, e depois puderam cantar a vitória da fé sobre a criação do mundo, como os autores sagrados cantaram a vitória da fé sobre a maldade humana, culminando com a maior afirmação de Jesus. 

A vitória da fé sobre a criação é que o mundo possui uma dinâmica de vitória e superação: depois de cada cataclismo o mundo supera falhas de placas tectônicas e se ajusta para um novo progresso e novas vitórias da vida”. Até mesmo um exemplo de superação acontece entre indivíduos que comumente se consideravam meio destruídos, filhos que têm pais problemáticos. 

Uma pesquisa na Áustria levou às seguintes conclusões: somente oito por cento  dos filhos sofreram influência negativa dos pais, os restantes reagiram e superaram essa influência negativa: lição moral, a vida é uma decisão não somente uma consequência. Há uma lei chamada “a intenção paradoxal” que se funda na psicologia e natureza humana: “ nenhum bicho é capaz de rir”, ou seja nenhum bicho é capaz de humor”.: “ 

O que é mais importante é o fato que o humor permite ao homem criar uma perspectiva, impor uma distância entre si mesmo e o que quer que o confronte. Na mesma moeda, o humor permite ao ser humano um deslocamento de si mesmo, o que implica a obtenção do maior autocontrole possível. Ora, mobilizar a capacidade humana no autodistanciamento constitui basicamente o mérito da intenção paradoxal”. 

Na verdade, o que a psicologia fala sobre a capacidade do humor que vence resistências e consegue vitórias sobre problemas e doenças distanciando-se delas para alcançar vitórias é o que fala a nossa liturgia de hoje sobre as vitórias da fé. “Valorar significa preferir um valor superior a um mais baixo” é outro princípio simples que traduz “ não tenhais medo dos que matam o corpo mas não podem matar a alma”( Mt.10, 27).Diz ainda a psicologia: 

Um efeito colateral análogo é a inestimável contribuição que a religião pode trazer à saúde mental. Afinal, a religião provê o homem de uma âncora espiritual, de um sentimento de segurança que ele não poderia encontrar em qualquer outro lugar”.

         Espaço informativo

1- P. Neves chegou de Portugal onde foi tratar da saúde e repousar um pouco com seus familiares. Apenas foi duas vezes a Fátima. Consultou médicos, retirou todas as raízes dentárias que tinha, mas ainda não conseguiu colocar prótases. Vem com bastantes limitações obrigadas pelso médicos.

2- Neste domingo, dia 22 convidamos o Conselho paroquial e diretorias de todas Capelas dos Bairros, movimentos e Pastorais para reunião no CBNET, com o P.Neves para tratar da programação do BOTE FÉ. Não falte. Horário, às 15.00h. 
3- A procissão de Corpus Christi foi muito bem participada, Parabenizamos os Acólitos pelo empenho na preparação das avenidas e ruas onde passou o Santíssimo Sacramento. E a comunidade de NªS da Conceição e Santo Expedito pela preparação do ambiente da celebração final. Agradecemos à PM e GM, e demais entidades que colaboraram. demais entidades que colaboraram. 4- A igreja de Santo Expedito já vai nas paredes laterais, subindo para a construção.
 5- Nossos doentes continuam em situação de esperança. O pai do Prof. Tiago ainda está no hospital Sua família está preparada para tudo que possa acontecer e Tiago está com dificuldade em arranjar emprego e começar a trabalhar. A irmã de P. Neves retirou vesícula, parte do pâncreas, do estomago e do duodeno. Está casa até com boa aparência, mas com quimioterapia. A família agradece muito orações. Francisco Mário parece ter alguma melhora, está mais animado e agradece orações.

5 -P. Antônio continua a dize a toda a gente que não quer lá estar em Portugal. Que sua terra e amigos estão em Chapadinha. Diz isso a toda agente! Mas parece estar pior no esquecer-se de tudo e não veio com P. Neves porque está em observação médica por causa de um mal estar que sente no estômago. Manda lembranças para todos!
Sofia e Diana são as responsáveis pelo Lar de doentes e idosos do Instituto dos Missionários da Boa Nova. Virão visitar-nos em Novembro.   No fim do mês de Julho (24) chegará P. Luís Miranda. Jovens do grupo Missionário João Paulo II chegarão em 28 de Julho.  P. Joaquim Martins, que já esteve entre nós seis meses, virá de novo, em Agosto, passar o mesmo tempo. P. Pedro chegará também em meados de Agosto para passar conosco o Festejo da Padroeira e matar saudades dos amigos. Todos mandam lembranças.









Nenhum comentário: