domingo, 15 de junho de 2014

dia da Santíssima Trindade

No início de nossa pertença à Igreja “somos batizados ‘em nome’ do Pai e do Filho e do Espírito Santo e não ‘nos nomes destes três, pois só existe um Deus, o Pai todo-poderoso, seu Filho único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade” ( Profissão de fé do Papa Virgílio em 552)

Quando fazemos o sinal da cruz dizemos “ em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, porém é mais expressivo quando cantamos: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui”...Pronunciamos assim três nomes, três pessoas que nos abençoam. Nos abençoa o Pai, nos abençoa o Filho, nos abençoa  o Espírito Santo.

A Santíssima Trindade é a melhor família, a origem, a fonte de toda família. A origem e a fonte de toda comunidade. Assim foi lapidada a afirmação do Leonardo Boff, que já virou chavão “ a Santíssima Trindade é a melhor comunidade”.

Uma família. Quando prestigiamos um pai prestigiamos também a mãe e os filhos. Quando prestigiamos a mãe prestigiamos o pai e os filhos. Quando prestigiamos o filho prestigiamos o pai e a mãe. E quando ofendemos o pai, ofendemos também a mãe e os filhos. Quando ofendemos a mãe, ofendemos o pai e os filhos. E quando ofendemos o filho, ofendemos os pais. 

Assim é na Santíssima Trindade. Damos glória ao Pai, damos glória ao Filho e ao Espírito Santo. Quando ofendemos o Pai, ofendemos o Filho e o Espírito Santo. É por isso que dizemos “glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo”. E é por isso que somos perdoados “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, porque somos perdoados pelos três, porque aos três nós ofendemos, ou aos três nós glorificamos.

Já as nossas avós ensinavam assim: A Santíssima Trindade é um só Deus em pessoas três iguais e distintas”. “ Três pessoas iguais e distintas num só Deus verdadeiro”. 

Comparemos com o que ensina o Catecismo da Igreja Católica: “ O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo, é, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé.’ Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia, consigo e une a si os homens que se afastam do pecado” ( N. 234).

As grandes referências históricas da teologia e da experiência da Santíssima Trindade são Santo Agostinho e São Francisco. Vejamos o que nos diz Santo Agostinho: "Cada uma das pessoas divinas está em cada uma das outras e todas em cada uma e cada uma em todas e todas em todas e todas são somente um”.

E São Francisco dizia que ninguém deveria aspirar a nada, mas  permanecer no chão comum, onde todos se sentem irmãos e irmãs, porque filhos e filhas do Pai e Mãe de infinita bondade”.
                                                       




               NOTICIÁRIO  DA PARÓQUIA

1 -
Meus keridos amigos e amigas...agradeço de todo coração a ajuda que têm me dado desde o dia k internei seja material ou espiritual. Longe da família, mas vocês proporcionaram tudo para minha saude... estou tratando...Muito obrigado. .'A gratidao é a memoria do coração.'( Francisco Mário.)
2 – Nesta semana, próxima 5ªFª é o dia do Corpo de Deus “ Corpus Christi”, dia santo e feriado nacional. É por isso que tem as grandiosas procissões em honra ao santíssimo corpo e sangue de Jesus que assim ficou presente na santa hóstia. Nossa procissão sairá da igreja matriz pelas quatro horas da tarde em direção à igreja de NªSª da Conceição de Terras Duras. A celebração das leituras será feita nas três paradas do percurso. Lá em frente da igreja da Senhora da Conceição continuaremos com o ofertório até no final da santa missa, com a sagrada comunhão.
Poderá encontrar água, refrigerante e salgadinhos na lanchonete para aguentar até no final da santa missa, tudo previsto para você passar bem na procissão.
Os acólitos, como já é tradicional, irão caprichar nos tapetes e desenhos artísticos das ruas e avenidas.
Atenção: Nas capelas com santa missa às 07.00h nos dias de domingo também terão nesse mesmo dia, e às 08.00h na matriz. Aguarde depois a procissão. Não terá nas 20.00h a missa da noite, obrigado.
3- Padre Neves estará de volta nesta 5ªFª à noite (19). Aguardamos. Seja bem-vindo, com muitas  novidades.
4- Próximo domingo, dia 22 convidamos o Conselho paroquial e diretorias de todas Capelas dos Bairros, movimentos e Pastorais para reunião no CBNET, com o P.Neves para tratar da programação do BOTE FÉ. Não falte. Horário, às 15.00h.
5- A igreja de Santo Expedito, no Bairro do Sol já está no baldame, e as paredes já começaram a subir. Vamos entregar agora esse trabalho começado, para o P.Neves.
6- Dia 19 começa também a novena de São Pedro, na Bairro Campo Velho, e dia 13 encerrou o festejo de S.Antônio no Bairro Parque Independência.


Nenhum comentário: