sábado, 7 de junho de 2014

A comunidade santificada pelo Espírito fala de modo que todos se entendem-dia de Pentecostes





Vale dizer, onde tem o Espírito de Deus tem entendimento. Um dos dons maiores do Espírito Santo é o entendimento. 

O que é o entendimento? Conhecimento ou domínio de determinada matéria.

Conhecemos em dois níveis: experiência  e conhecimento . “ A experiência como forma acabada é atingida no segundo nível, o entendimento” ( Kant). 

Também se define o conhecimento como a capacidade de estabelecer relações entre o diverso e o múltiplo, isto é, sintetizar; conhecer é sintetizar, dizem os filósofos.

Estes pressupostos nos colocam no alicerce para avançarmos para o dom do Espírito Santo, do entendimento. Também é chamado dom da Inteligência, ou dom do discernimento.  Ele nos dá uma compreensão profunda das verdades reveladas.

Faz-nos ver o que é divino sob a aparência do que é material. Por exemplo crer em Jesus vivo e real nas aparências ou espécies eucarísticas, o pão e o vinho. 

E no sacramento do batismo, a graça da limpeza e do novo nascimento através da água: “se não renascerem da água e do Espírito Santo não poderão entrar no reino de Deus.” ( Jo. 3, 5).

Torna- se claro que no visível oculta-se o invisível. No carpinteiro de Nazaré reconhecer Deus Salvador. Esse dom nos faz ver nos irmãos a pessoa de Jesus Cristo. 

Paulo se chamava o menor dos apóstolos ( 1 Cor. 15, 8). Através desse dom passamos a nos conhecer profundamente e reconhecer a profundidade de nosso ser com as graças com que somos agraciados e com os defeitos de que somos culpados.

O Papa Francisco, em sua última catequese falando do dom do entendimento disse: “ Está intimamente ligado à fé, pois faz ver as situações com a inteligência de Deus, não com a do homem. 

Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação. Logo, o dom do entendimento tem ligação direta com a fé.”

O Papa explicou ainda que quando o Espirito Santo habita o coração e a inteligência do homem, cresce a compreensão dele sobre aquilo que Jesus disse e realizou. 

Lembrando que o próprio Cristo prometeu que o Espirito Santo recordaria seus ensinamentos. Citou ainda o episódio dos discípulos de Emaús.  

À medida que iam ouvindo Jesus explicar nas Escrituras que ele deveria sofrer e morrer para depois ressuscitar, a mente deles se abriu e reacendeu a esperança no coração deles. 

“É precisamente o que o Espirito Santo faz: abre a nossa mente para entender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, as situações e todas as coisas”. 

O Papa concluiu: “ É importante o dom do entendimento para a nossa vida cristã! Peçamos ao Senhor que nos dê essa graça para entendermos, assim como Ele, as coisas que acontecem, e para entendermos, sobretudo, as palavras d’Ele no Evangelho”.

Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo para entenderdes o verdadeiro sentido da história” ( Papa Francisco).


      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:


                                  





1- Próxima semana, dia 19 celebraremos o dia de Corpus Christi, é dia santo e feriado. Quando se diz aqui dia santo é onde o mandamento da Igreja diz “Guardar os domingos e dias de festa” ou seja é tudo igual um domingo onde não se deve trabalhar e onde é para participar da santa missa.

Antigamente havia muitos dias santos assim, mas com o decorrer dos tempos e com as novas exigências dos tempos ficaram bem poucos dias santos, onde seja de obrigação ir na missa dia que não seja domingo. 

Porquê assim? Porque  começou a era industrial, e na era industrial o povo tinha que trabalhar nas usinas e fábricas. Estas não tinham horas e dias para parar e trabalhar, era todo dia e toda hora. E quem não trabalhava não ganhava o seu dia. 

Não assim como quando o povo só vivia da terra e da agricultura, e ali o tempo era todo do povo, não tinha patrão, cada qual era o seu patrão e a terra era a sua fábrica. 

Assim  hoje em só sobraram três:  a festa do Corpus Christi ( 5ªFª da outra semana), Dia de Natal e 1º de Janeiro. Nesses dias devemos ir na missa igual como nos domingos. São chamados dias de preceito.


2- Padre Neves estará chegando justamente nesse mesmo dia 19 à tarde em S. Luís, e aqui deverá chegar durante a noite. Aguardamos a sua chegada, e as novidades que irá nos trazer. Nesse momento dever estar com a caneta na mão só escrevendo à luz da inspiração.


3- Hoje à noite tem Arraiá  da Juventude ( PJ.) no Centro paroquial , a começar das 20.00h. Participe.


4- Domingo próximo daremos notícia sobre a Procissão do Corpus Christi, desta quinta feira a oito dias.


5- Ainda tem vagas para inscrição no curso de teologia do Brejo, as inscrições vão até o dia 20 deste mês de Junho no Secretariado, com dona Gnú.


6- Não esqueça o retiro vocacional a ser realizado em São Bernardo, dias 14 e 15 deste mês, fale com Ir. Tássia



7- Sábado passado e domingo passado teve o retiro das Santas Missões para os missionários mirins. Não imagine como foi maravilhoso. Choveu criança e adolescente der todos os Bairros. E que bons trabalhos fizeram. 

Os adultos que participaram ficaram de queixo caído com tantas ideias e atividades que eles mostraram. Reuniram-se mais de 150 participantes. 

Nenhum comentário: