segunda-feira, 30 de junho de 2014

ser "político" é profissão de alguns; ser "politizado" é obrigação de todos.


O ser humano é um ser social. Vivendo em sociedade, necessita de uma autoridade que imponha limites e organize os direitos e deveres de todos. Aí se fundamenta a necessidade da política. 

A quem se propõe como especialista do bem comum e se disponibiliza para trabalhar a favor dos outros, eu chamo “político”. O político é pois um profissional que assume a política como especialidade sua. 

O ser político é para alguns. Mas o ser “politizado”, o saber quais são os seus direitos e deveres, o ter participação ativa na sociedade, o exigir que seus representantes sejam trabalhadores, honestos e procurem o bem comum... é dever de todos. Quem não é politizado é imbecil, é analfabeto, é massa amorfa na sociedade. Políticos? - Alguns. Politizados? – Todos que se dizem cidadãos. 

Quem não é politizado deixa correr as coisas, fuxica aqui e acolá, critica isto e aquilo... mas, não se compromete. Não vai à luta. Não dá a cara. É como “Maria que sempre vai com as outras”. Fala, fala... mas não mexe uma palha para que as coisas mudem. E assim aqueles que foram escolhidos por voto para representar a coletividade acabam por defender seus interesses próprios e esquecem o bem da comunidade. 

O povo que é politizado não intervém só de quatro em quatro anos no período eleitoral. Não. Continua a participar ativamente, observando o que seus representantes fazem, o que apoiam, as iniciativas que tomam...

 O povo politizado exige de seus representantes não só a “representação” oficial que lhe é dada pelo voto, mas a “representatividade”, isto é, o ter crédito, o ter honestidade e vergonha na cara, o ter moral, o convencer o povo que, na verdade, trabalha para o bem de todos e não só pelos seus interesses. Ter representatividade é muito diferente de ter só representação. Entre nós, a política não vai boa. Falta representatividade aos políticos e falta politização, isto é, preparação política ao povo.

 Ser politizado, conhecer seus direitos e deveres é obrigação de toda a pessoa que preza sua dignidade. Se cala e deixa seus representantes fazerem o que lhes apetecem ou até se vende por favorzinhos, não se pode queixar. Se não intervém, é esquecida e quem está no poder acha que pode fazer o que mais lhe agrada. Esconde o mais que pode, e sabe que ninguém o incomoda. Com o tempo, o bem comum fica esquecido e a autoridade começa a não servir a coletividade. Apenas se serva dela.  Esquece as necessidades do povo. Se falta vigilância no emprego ou fiscalização no trabalho, depressa entra a bagunça e o desleixo. O mesmo acontece na vida política. Quando não há participação ativa e cobrança da parte da população... entra, com facilidade, a corrupção.


SER PADRINHO OU MADRINHA É COISA SÉRIA

É triste que algumas famílias deixem de batizar os filhos por causa da ausência das pessoas que escolheram para padrinhos. Ficam eternamente à espera do que nunca acontece.

Primeiro: só serve para padrinho ou madrinha quem tem mais de 16 anos, já fez a preparação e a Primeira Comunhão, é Crismado e participa da vida de comunidade. Nem toda a gente está preparada para ser padrinho ou madrinha. Exige-se fé porque não é mera função social.

Segundo: o Batismo não exige duas testemunhas, mas só uma. Habituámo-nos a colocar padrinho e madrinha, mas só uma pessoa basta. Lembremos sempre que os principais responsáveis pela educação cristã dos batizados são os pais.

Terceiro: Os padrinhos devem ser pessoas próximas que possam ajudar a formação cristã dos afilhados. Escolher alguém que não pratica sua religião ou vive lá longe, não tem sentido.

Quarto: se por qualquer motivo justo, os padrinhos não podem estar presentes, podem preparar-se onde estiverem, pedir e enviar licença da sua paróquia e mandar delegação para o padre que batiza os poder representar. Ninguém deve ser culpado pela responsabilidade de obrigar uma pessoa a estar anos e anos à espera do Batismo.

Quinto: Nunca ninguém deve adiar o Batismo por falta da presença das pessoas escolhidas para padrinhos. Hoje os jovens católicos não têm só os padrinhos do Batismo, mas também os da Consagração, Primeira Comunhão, Comunhão Solene, Profissão de Fé e Crisma.

Sexto: Ser padrinho e madrinha é muito importante e tem grande responsabilidade. A pessoa convidada para exercer essa função não o deve aceitar se não está devidamente preparada e capacitada para dar bom exemplo e ajudar na formação cristã do seu afilhado.

Sétimo: quem aceitou e exerceu a função de padrinho e madrinha analise bem a responsabilidade, abençoe seu afilhado e não deixe de intervir com conselhos e bom exemplo na sua formação.

S. PEDRO E S. PAULO, A COMUNHÃO NA DIVERSIDADE

As pessoas têm boca e dentes. As casas têm portas e janelas. Nas cidades fortificadas existem muralhas. As nações constroem fronteiras. E tudo isto porque é preciso o poder defensivo. Sem ele, não se conhecem limites nem se defendem as exigências para poder conviver. Sem ele, a força do mal tudo persegue e destrói. 

A Igreja não é proprietária do Reino de Deus. É apenas servente e como que mordoma para lhe garantir, com perseverança, a fidelidade no cumprimento da Palavra divina. E tudo é sempre fruto da ação do Espírito. Por isso, Jesus dá aos Apóstolos e neles à colegialidade participativa da jerarquia eclesial, o poder de ligar e desligar. A Igreja é para todos, mas não para tudo.


Os dois Apóstolos que hoje celebramos: S. Pedro e S. Paulo são fortes colunas do edifício espiritual da Igreja e elos seguros na transmissão da Tradição Apostólica. Ambos apaixonados por Jesus, ambos generosos e ardentes missionários até o ponto de selarem seu testemunho com o martírio. Ambos juntos em Roma. Mas ambos com temperamentos diferentes e com formação nada igual. 

Tiveram até confrontos fortes na organização das primeiras comunidades e na aceitação das pessoas para o batismo. Mas viveram a comunhão nessa diversidade, souberam dialogar e se respeitar mutuamente. No princípio, Paulo para fugir ao confronto ofensivo com Pedro, não desanimou, não ficou a perseguir Pedro. Saiu pelos longínquos caminhos do império romano a evangelizar e criar comunidades cristãs nas principais cidades. 

Hoje, na família, na sociedade... quantas vezes será necessário ultrapassar dificuldades, aceitar a diversidade e ser tolerante sem atraiçoar a verdade! Os grandes santos (S. Francisco, S. Inácio de Loiola, S. Domingos...) colaboraram com a autoridade constituída na santificação da Igreja de Cristo. Não fundaram outras igrejas para satisfazer a seus caprichos. Quem pensou que era melhor que os outros e fundou outras igrejas atraiçoou o ensino que nos deram estes dois Apóstolos que hoje celebramos

             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- O terceiro retiro paroquial das Santas Missões Populares começa na  próxima sexta feira, dia 4 de Julho, às 19.00H no CBNET, seguindo depois em caminhada para a Matriz onde decorrerá todo o retiro.

No sábado as atividades do retiro começam às 7.00H e vão até à tarde, às 18.00H.
No sábado, à noite, a missa paroquial será celebrada como de costume, às 20.00H.

No domingo não haverá missa nas capelas. As comunidades devem-se dirigir para a Matriz onde começará uma caminhada às 06.00H com as leituras durante o percurso e terminando na praça da Matriz com a celebração da Eucaristia. Lembramos que todos tragam suas bandeiras.

2)- Pedimos a todas as pastorais e comunidades que enviem os seus representantes para o retiro. As Santas Missões Populares devem comprometer a todos. Ou somos missionários ou não somos cristãos autênticos. Não deve haver comunidade, movimento ou pastoral que não envie seus membros ao retiro.

3)- Esta semana começa a novena de S. Camilo. No dia da festa que será no dia 13 de Julho, a procissão será feita de manhã por, à tarde, coincidir com o último jogo da copa de futebol.

4)- No sábado, dia 19 de Julho vai-se realizar na Matriz, a partir das 08.00H uma celebração mariana. Essa celebração consiste em grupos rezarem o terço a Nossa Senhora, sucessivamente, pelas intenções do Santo Padre, pela santificação das pessoas consagradas e das famílias, pelas Santas Missões Populares e pelas intenções da Paróquia. O movimento Apostolado do Terço indicará a hora e fará o convite aos grupos.

5)- A capela de S. Expedito já tem o muro circundante feito e estamos a erguer duas salas para depois se começar a encher as cavas da capela.

6)- O Papa Francisco continua a surpreender a todos com suas intervenções. Quer que os bispos estejam atentos aos desempregados e às famílias. Os responsáveis católicos devem propor à sociedade atual a “centralidade e a beleza” da família. 

Também pediu a todos que não tenham um coração como um bailarino, a ir de um lugar para outro como uma borboleta. Aconselha a estar firmes no Espírito e a não temer as vicissitudes do dia a dia. Numa entrevista a um jornalista português, disse: “as mudanças só têm sentido se obedecem à identidade”. 

Não se pode mudar só por mudar e estar na moda. “A pobreza e a humildade estão no centro do Evangelho". Estas afirmações fazem até estremecer nossos vasos sanguíneos e devem suscitar em todos “um ritmo cardíaco pastoral” e uma “tensão arterial missionária”.




Nenhum comentário: