terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Herodes, você tão nobre e antigo, mas já tão mentiroso!


Natal só será Natal verdadeiro se Cristo estiver por lá. Não pode ser substituído, nem trocado. Não há aniversário sem aniversariante. E o aniversariante é Cristo. 

Papai Noel é fruto apodrecido pela ganância e desfigurado pelo comércio. O princípio da história de Papai Noel é o resultado da conversão de um homem, grande amigo de Cristo: S. Nicolau que, sendo rico,  deu tudo aos pobres para que fosse Natal mais em plenitude em sua vida e na vida dos pobres. Sim, no Natal, celebramos a eterna existência do Verbo de Deus, da Palavra, da Vida, do perpétuo e criador dinamismo divino. 

Por isso Natal é festa de Vida e de Amor. Mas celebramos também o nascimento histórico, a Encarnação de Deus no seio de Maria: Jesus, filho de Maria e nosso irmão. Mas mais ainda: não nos podemos esquecer do Seu nascimento místico nos corações pela fé.

Ele já nasceu na História, mas precisa nascer, mais plenamente, em cada um de nós. Sem estas três dimensões não há Natal cristão. Natal místico pode ser cada dia.: em mim, em você, em cada pessoa que abastece o coração de esperança, se despe de ambições materiais exageradas, aceita vestir-se de humildade e diz “sim” ao projeto divino. 

Precisamos de mais festa na cidade humana. Há tantas promessas falsas, tantas esperanças mortas...! E há quem queira viver confiando só em si. No dia da posse presidencial impressionou-me ouvir falar da fé no povo, fé no Governo, fé nos governantes... e o nome de Deus nunca foi nem pronunciado. Apenas esquecido! 

E, por isso, as coisas vão tão mal! Investe-se em estratégias, mente-se com palavras, aprende-se a mentir, aperfeiçoa-se a técnica de mentir, escreve-se, improvisa-se, difunde-se, publica-se mentiras. É triste que se sinta a mentira a espreitar por detrás de cada sorriso, cada palavra, cada discurso... uma espécie de ciclone devastador! 

Eu queria que a mentira se tornasse mentira, que a verdade tivesse força de vencer tanta destruição. Mas, ainda hoje, vejo que já no tempo de Herodes reinava a mentira. Ele pretendeu enganar os Reis Magos para que lhe viessem dizer a Verdade sobre o Rei Jesus, para colocar em ação sua destruidora influência. Já então reinava a mania de mentir. Até você, Herodes

HÁ POLÍTICOS NÃO PRATICANTES DE POLÍTICA

Não devia haver quem tivesse coragem para se dizer “católico não praticante!”. Mas ouve-se pronunciar muito, por aí, essa atrevida afirmação. É como alguém dizer que é professor, mas não quer ensinar, que é bombeiro, mas a ninguém quer socorrer... pretensões enganosas que vão enchendo de imbecilidade vidas inúteis. 

Infelizmente, ouve-se e vê-se muito disso por aí: dizem que são, querem parecer sê-lo, desejam que os outros os tenham como verdadeiros, mas deixaram de o ser ou nunca o foram: uso enganador de palavreado, maneira de alimentar ilusões, pretensão de iludir uma triste realidade... Palavras que afirmam o que as próprias ações logo negam. Religião fundada em mentirosas insinuações, em pretenciosas falsidades...

Sou católico, não praticante!”, maneira simpática de afirmar o que se não é, de alguém querer passar por religioso, mas sem religião, católico sem fé, cristão sem Cristo, orgulhosamente sozinho, mas empoleirado em vão palavreado, vaidosamente congregado, mas sem precisar de se relacionar com os outros ou com o Outro que é Deus. Não devia haver quem tivesse a terrível coragem de se querer enganar a si próprio ou pretender enganar outros. Não pode haver católico não praticante

Mas que há políticos que não praticam política, isso há! Dizem-se políticos, apaixonados pelo povo, entusiastas em afirmações elogiosas ao povo, sensíveis às urgentes necessidades do povo... mas não praticantes do que dizem e apenas refugiados nos esconderijos da mentira e da corrupção. 

São pregadores de política, fazedores de fantásticas promessas, inventores do delírio popular nas campanhas eleitorais... mas depois desaparecem como ratos, cautelosos como pacas e inúteis como lavas transformadas em muriçocas perigosas. Entretêm-se a acariciar sonhos egoístas, a bajular sua incompetência e a esconder sua triste realidade que só os beneficia.

O QUE PENSAM OS OUTROS E O QUE PENSA O POBRE DE SI MESMO!
Ao longo de alguns anos, tentei colecionar ditados que são, para mim, a maior demonstração do cadastro psíquico e da realidade cultural que se esconde no  quotidiana. Leia estes provérbios e veja que triste e desprezível é o conceito em que se tem a pessoa pobre no nosso meio.
.
1 Pobre só levanta a cabeça quando quer comer pitomba. 2- Pobre só acha a vida doce quando joga de pirulito. 3- Pobre só recebe convite quando é intimado pela polícia. 4- Cálculo de pobre é azar. 5- Pobre só sai do aperto quando desce do ônibus. 6- Pobre só vai pra frente quando tropeça. 7- Pobre vive de teimoso. 8- Pobre, mas não da graça de Deus. 9- Pobre quando acha um ovo ele é sempre goro. 10- Política de pobre é que nem cartas de barulho. Só serve misturada. 11- Prece de pobre é pedido, prece de rico é recibo. 12- Pobre é como prego. Quando se destaca logo é martelado. 13- Por pobre também se chora defunto. 14- Pobre por pouco se alegra. 15- Pão de pobre só cai com a manteiga para baixo. 16- O rico bebe para se lembrar e o pobre para esquecer. 17- Quem levanta a cabeça de pobre é avião. 18- O pobre é como limão; nasceu para ser apertado. 19- Se cabelo fosse dinheiro, pobre nascia careca. 20- De justiça, o pobre só conhece o castigo. 21- Vaidade de rico é recurso de pobre. 22- Pobre pode mudar de patrão. Não de condição. 23- Se te dá o pobre é para que mais tome. 24- Pobre só anda de carro quando vai preso. 25- Mais tem o rico quando empobrece que o pobre quando enriquece. 26- Pobre não casa. Junta trapos. 27- Ladrão que rouba e pobre só levam susto. 28- Pobre com rica casado mais que marido é criado. 29- Televisão de pobre é espelho. 30- Televisão de pobre é buraco de fechadura. 31- Quem dá aos pobres, empresta a Deus. 32- Pobre é como cavalo para Cão andar montado. 33- Pobre é como cachimbo. Só leva fumo. 34- Pobre é que nem parafuso. Só serve bem apertado. 35- Se pobre pede é pidão. Se não pede não lho dão. 36- Pobre é que nem pneu. Quanto mais trabalha, mais liso fica. 37- Em cara de pobre é que barbeiro aprende. 38- Pobre em casa de rico: ou é dinheiro emprestado ou fuxico. 39- Dinheiro de pobre é que nem sabão; quando se pega, escorrega. 40- A preguiça anda tão devagar que a pobreza logo a alcança. 41- Pobre não tem amigo nem parente. Por isso não vai pra frente. 42- Coceira na mão de pobre é sarna. Na mão de rico é dinheiro. 43- Pobre nunca tem razão. 44- Pobre é como escada; só serve para outros subirem. 45- Pobre quando mete mão no bolso só tira cinco dedos; e é se os tem todos! 46- A rico não devas e a pobre não prometas! 47- Pobre só anda de carro quando vai preso. 48- Cabide de pobre é prego na parede. 49- Pobre só engole frango quando joga de goleiro. 50- Mais vale um pobre honesto do que rico ladrão.

        NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)-Esta semana coube aos sacerdotes da Paróquia curtir uma insistente gripe que os impossibilitou de presidir a  algumas celebrações de fim de ano.

2)-O Show com representações, testemunhos e Cânticos pelo Coral da Paróquia agradou em cheio a todos que participaram. Como foi lembrado o professor Tiago que está no início de belo trabalho do Professor Evaldo e da sua menor versão no filho Jonas que a todos impressionou. Mas tudo que ali se viu foi bonito, agradou, comoveu  e deu vontade de passarmos outras horas em alegre convívio e testemunhando a arte de quem sacrificou muitos momentos livres para que tudo fosse tão agradável Parabéns aos atores, aos cantores e as testemunhas da alegria e beleza do Natal.

3)-Apesar de não terem tido as reuniões previstas de preparação para a Profissão Fé, os pais, padrinhos e jovens compareceram com muita alegria. Bom muito belo ver a Matriz cheia de juventude alegre, participativa e feliz. O grupo dos Servos do Evangelho também renovou o seu compromisso apostólico e a consagração a Nossa senhora. E fica o exemplo destes jovens para que outros o sigam com a mesma alegria.

4)-A lanchonete da comunidade do Areal, em S. Camilo, está terminando. Falta colocar a telha e algumas portas. E já se começou semelhante construção na comunidade de Terras Duras. Seguidamente será reparado o telhado das salas de catequese do Bairro Novo.

5)-Pedimos aos jovens que fizeram sua Profissão de Fé e queiram encaixilhar  sua fórmula de profissão e a literatura que foi em anexo sobre nossa fé na Igreja de Cristo que podem ir ao secretariado receber a assinatura do Pároco e o carimbo da Paróquia.

6)-Foram para Brejo participar do Curso de Formação teológica para leigos alguns membros de nossa paróquia. Registramos também com muita satisfação a presença e a colaboração muita generosa do grupo de nossos seminaristas nas celebrações.

7)-irmã Sampedro, das Criaditas dos Pobres, seguiu para Portugal, depois de regularizar sua situação de documentação brasileira porque tem seu irmão muito doente, em fase terminal.

8)-Lembramos a todos os setores das Santas Missões Populares que realizem as reuniões com as Autoridades Municipais depois de terem feito o levantamento da realidade dos bairros.





Nenhum comentário: