sábado, 30 de abril de 2011

01-05-2011 BOLETIM FORMATIVO E INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE NªSª das DORES-CHAPADINHA. Diretor: P.Manuel Neves// Tel; (98)3471.1262//www.paroquiadechapadinha.com

IMPORTANTE ACEITAR A PÁSCOA !

Importante aceitar a Páscoa, colocar o tapete de boa vontade à porta, para que o Ressuscitado, ao passar, entre e fique conosco. Não podemos voltar aos caminhos do passado, deixar-nos arrastar pelo desânimo. Não podemos voltar às praias de nossas ilusões para nada apanhar. Não podemos sair das “Jerusalém” dos mandamentos de Deus, fugindo ao encontro. Não podemos fechar-nos nos “sobrados” do medo para evitar problemas. Saídos de Jerusalém, os dois discípulos de Emaús carregam o fracasso do tempo perdido com o Mestre,  afastam-se dos Apóstolos e criam briga entre si. Tudo é desunião. Pelo caminho, para o passado, deixam-se arrastar pelo desânimo. A frieza do coração não lhes deixa abrir os olhos. Não reconhecem Jesus. Mas, talvez, seja o Peregrino que se queira mesmo esconder. Jesus entra na discussão. Dá-lhes um tapa de amizade, chama-os de “ignorantes da Bíblia”. Transmite-lhes uma lição. Fá-lo com entusiasmo. O fogo de Suas palavras desfaz o gelo que levam no coração. Começam a sentir uma luz no fim do túnel em que se meteram. De admiradores passam a insistentes apreciadores. E convidam o Peregrino a pernoitar com eles. Na verdade, a noite que transportavam em si descia agora sobre a natureza. O Peregrino aceita o convite. Come com eles. E mostra-se no Pão que eles precisavam, no vinho do ânimo que lhes faltava. Abrem os olhos. Reconhecem o Mestre. Está vivo! Está com eles! Já não há mais noite! As trevas se dissipam. Já não é preciso pernoitar. Já não há  medo da noite e dos judeus. A noite que criava medo estava só dentro deles. Correm pela noite, agora iluminada com o clarão da certeza que Cristo está vivo. Voltam ao grupo, regressam a Jerusalém, porque não conseguem guardar, na garganta, a notícia alegre que receberam: O Morto está Vivo; Cristo ressuscitou! Nós O vimos! É verdade! Saiamos para dizer a todos a grande Notícia! Páscoa é caminho que não termina. Por ele o Ressuscitado torna-se ainda hoje companheiro de viagem. Páscoa é tempo de encontro, espaço para O reconhecer na força da Palavra e na alegria do Pão partilhado.  O Ressuscitado precede-nos sempre. Persegue-nos com Seu amor. Anda à nossa procura, a chamar-nos ao Encontro com Ele e com os irmãos, a voltar à amizade. E fá-lo lentamente. Em dinâmica progressiva. Páscoa é compreensão do valor da Palavra de Cristo. Ela torna o coração, arrefecido no desânimo, mais quente. A presença do Ressuscitado deve-nos fazer voltar à comunidade. Antes de O convidarmos a permanecer conosco, é Ele que nos convida a caminhar com Ele. E é na Eucaristia, na partilha do Pão consagrado, que se abrem os olhos e se gera a força da missão, de procurar a vida esquecida, a comunidade perdida, a união quebrada. É na missa que aquecemos o coração gelado por tantos problemas e partimos para uma nova vida.  Também nós somos ignorantes, e muito, da Bíblia!
O ESPÍRITO É + (MAIS).      FAZ A PESSOA MAIS PESSOA  E   MELHOR   CRISTÃO


D. Valdeci vem hoje administrar o Santo Crisma na nossa Paróquia. Cerca de 120 pessoas vão ser crismadas. Isso tem que se fazer sentir no futuro da Paróquia. O Sacramento do Crisma ou da Confirmação é um dos Sacramentos de Iniciação Cristã. Os outros são o Batismo e a Eucaristia. Pelo Batismo, nasce-se para a vida cristã, pela Eucaristia alimentamos essa vida e, pelo Crisma, fortalecemo-nos, tornamo-nos adultos na fé, militantes na ação, mais ágeis no caminho da perfeição cristã. Este Sacramento tem o nome de Crisma, porque, na sua administração, além da imposição das mãos, há uma unção com óleo perfumado (crisma) e chama-se também Confirmação, porque confirma o Batismo e consolida a graça batismal. Perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes. Ninguém, por descuido ou desinteresse, deve deixar de receber algum dos três Sacramentos de Iniciação Cristã.
O Espírito Santo não se define. É mistério. É Deus com o Pai e o Filho. Nossa sabedoria pouco sabe expressar do Deus Espírito Santo. Temos que nos contentar em descobrir e sentir Sua presença e ação em nós. Quem fez a experiência do Espírito Santo sente que Ele é força que anima, é sabedoria que mostra o caminho da felicidade, é vitalidade que nos empurra na fé, é amor que une, é vida que move à compaixão e ao perdão, é fortaleza que nos impele a testemunhar nossa fé, é receio de ofender a Deus que nos afasta do pecado, é piedade que nos impulsiona para gostar das coisas sagradas... O Espírito Santo não é dom que se recebe só para gozo e proveito pessoais. É dinamismo que gera amor, compromisso e comunhão na família, na comunidade e na sociedade. Torna as pessoas livres e mais atentas aos irmãos marginalizados. Denuncia e luta contra as estruturas de pecado social. A atenção aos pobres e desprezados é sinal da ação e da presença do Espírito. O egoísmo escraviza e mata. A comunidade gera vida, promove-a e defende-a. Fora da comunidade, caminha-se para a morte, para a esterilidade. A ação do Espírito Santo faz a pessoa mais pessoa, mais consciente, mais responsável, mais comprometida, mais social e livre. O Espírito transforma a vida. Não é posse acomodada e pacífica. É constante esforço de superação, de dinamismo de mais santidade. É conversão. É mudança. Por isso, quem tem o Espírito Santo não pactua com o mal, não aprova a corrupção, não fomenta vícios. Mas também é sinal de contradição, no mundo de mentira e prazer em que vivemos, não se deixa prender por interesses mesquinhos, não despreza Deus nem esquece os irmãos. É protagonista de uma revolução pacífica para o bem na sociedade, é consciente de seu dever de participar. A luta pela libertação da corrupção, da opressão, da ditadura e da mentira é fruto da ação do Espírito Santo. Quem deixar o Espírito atuar em si torna-se consciente de seu valor, de sua dignidade, de seus direitos... e assume seus deveres com coragem e fortaleza. A ação do Espírito Santo não deixa as pessoas cristãs adultas viver como crianças irresponsáveis ou como cristãos “vaga-lume” com intensidade frouxa e “de-vez-em-quando”.




 ( Será que é vida de político essa?).......
QUEM FIZER DIFERENTE NÃO É GENTE! VIVA A BRINCADEIRA POLÍTICA!

                Conheço Chapadinha desde 1978. Há trinta e três anos! Então, era uma cidade pequenina, comércio reduzido, bairros com poucas casas e, muitas, cobertas de palha. O transporte do interior feito em jumento. Apenas dois caminhões, dos fazendeiros. Proprietário rico tinha cavalo. Bicicleta era luxo. A segunda motoca da cidade foi a nossa motoca branca. Os coronéis mandavam em tudo. A Delegacia e toda a força policial estavam controladas pelos fazendeiros e políticos. As poucas escolas eram pobres barracões ou a cozinha da professora, para ela ensinar e cozinhar ao mesmo tempo. Pouco ganhava. Nalguns casos, só tinha a terceira série básica. No período eleitoral, confrontavam-se as famílias influentes, os coronéis. Não havia liberdade nem informação. Os currais eleitorais funcionavam em pleno, com intensa propaganda na boca de urna. Quem  escolhia o candidato era o fazendeiro. Quem não obedecesse podia desamarrar a rede. Todas as palhotas tinham um cartaz do candidato à porta. Era o único enfeite da casa dos pobres! O chefe político era rei, monarca absoluto. Os coronéis tinham poder para prender e castigar. Quem marcava o preço do que se vendia ou comprava era o fazendeiro. Ninguém podia ter armazém e as famílias eram apenas “moradoras”. Seriam despedidas à menor desconfiança. Era o costume!
Passados trinta e poucos anos, muita coisa mudou. Chegou a luz elétrica a substituiu a lamparina, a oferecer televisão, a enobrecer o ambiente familiar. Agora já se pode telefonar do interior, beber água gelada em qualquer lado. Ter bicicleta é mixaria e os jumentos quase desapeceram. Só aparecem na estrada para chatear. Os assentamentos da Reforma Agrária estão por toda a parte. Chapadinha é o Município no Maranhão com mais assentamentos. Motocas são demais. O parque automóvel aumentou assustadoramente. Nos bairros já não se vê casas cobertas de palha. A classe pobre subiu para média. O sistema habitacional desenvolveu-se. Hoje Chapadinha tem habitações belas e ricas. Mesmo, no interior, já há vilas bonitas, escolas em alvenaria e assentamentos com casas dignas. A  educação aperfeiçoou-se e temos já universidades. O comércio (nem se compara!) desenvolveu-se e domina a Região do Baixo Parnaíba. Por toda a parte se nota mudanças para melhor. A comunidade católica tinha 14 capelas na cidade. Agora está construindo grandes igrejas. No interior há capelas bonitas.
Mas há duas coisas que estagnaram: a agricultura e a política. A terra continua sendo cultivada como há 500 anos, com facão e sementeira no meio dos tocos. Apenas a servir a subsistência. E muito mal! Nada de agricultura familiar, nem alfaias agrícolas de tração animal ou com trator. Exceção feita ao agro-negócio, é claro! Na política, a mesma coisa. A ditadura de sempre, com os grandes do dinheiro e da influência a decidir, sem a participação do povo, sem transparência nem compromisso público. Uma política rancorosa e vingativa, a despedir ou a comprar quem não lê pela mesma cartinha. Obras públicas quase não existem. Olhem a rodoviária e o ginásio esportivo! O povo recorre à pedincha durante as campanhas e vota em quem lhe dá dinheiro ou favores. O social não importa. Os vereadores são generosos distribuidores da verba pública. Do Município ou do Estado. Dão dinheiro como quem dá milho a galinhas. E assim compram votos. Quem fala em moral ou compromisso social é porque não percebe nada disto. Democracia? Aonde? Pura “moneicracia”, o poder do dinheiro! As decisões fazem-se nos bastidores, no silêncio dos encontros com os apaniguados. As secretarias municipais não funcionam, nem se sabe onde existem. A centralização é tal que domina tudo.  É a ditadura democrática, o governo dos despreparados e da roubalheira, a vergonha do Nordeste. A maioria na Câmara, comprada e bem paga, fica silenciosa e aprova contas que o Tribunal de contas reprovou. Quem administra governa-se para a nova eleição e para aumentar o património que até tem medo de registrar em nome próprio. As garotas mais pretenciosas gostam do processo. Sem qualquer capacidade e experiência, estão altaneiras a pedir a preferência. Nepotismo à vontade. A oposição só para dizer que o adversário nada fez (o que todos já sabem e com provas convincentes!) E viva a brincadeira! Isto é do que o povo gosta! Quem fizer diferente não é gente! Pobres de nós! Até quando?

ESPAÇO INFORMATIVO                               ESPAÇO INFORMATIVO

1- P. Cesáreo já tem visto para poder viajar para o Brasil. Graças a Deus! Pode chegar nas próximas semanas. Boa viagem para ele e P. Kakinda que viajará com ele para o Brasil , mas com destino diferente!
      2- Na segunda feira à noite, às 20.00H, celebraremos a missa de envio das imagens pelas casas dos bairros em que se fará também a benção das casas. Incentivamos todas as comunidades a percorrer os lares com o anúncio da Ressurreição e a visita da imagem de Nossa Senhora. O dinheiro que os católicos oferecerem será destinado ao acabamento da igreja de S. Raimundo que estamos querendo inaugurara no dia 12 de Junho.
      3- Neste domingo, 1º de Maio, é beatificado em Roma o Papa João Paulo II. Um santo do nosso tempo, visto por muitos de nós. Homem extraordinário, apaixonado pela vida. Por isso chamou a atenção do mundo pela valor da mulher, fonte de vida. Defendeu a vida do nascituro, condenando o aborto. Amou a juventude e, criando as Jornadas Mundiais da Juventude, percorreu muitos países proclamando a necessidade de lutar por uma vida sadia e com dimensões eternas. Homem e santo que irradiava simpatia, atração e conclamava todos à santidade.Em Roma são esperados mais de 500.000 turistas, vindos de todo o mundo. Depois de ser beatificado, já se podem colocar imagens à veneração dos fiéis. No dia 22 deste mesmo mês de Maio vai ser a vez de ser beatificada Irmã Dulce da Baía.
      4-No dia 18 de Maio vamos celebrar o Dia de Combate Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Nossa cidade está cheia de grupinhos de crianças e adolescentes entregues à rua e à vadiagem pela falta de estruturação das famílias. Impressionante o abuso e o uso destas e destes menores, quer a nível familiar, quer a nível social, para a satisfação sexual de irresponsáveis. Falta no nosso Município políticas públicas para deter esta tendência. A Paróquia viu-se obrigada a cercar os terrenos anexos às capelas e igrejas por serem lugares preferidos por esses grupos. Mas veja-se o que acontece nas praças públicas, muitas das quais estão sem iluminação e abandonadas. Os lugares mais nobres, o centro das praças, continuam entregues à bebedeira.
      5- Estamos já constituindo comissões de trabalho para preparar o Festejo da Padroeira em Setembro. Desejamos continuar a lutar pela criação de um ambiente digno e respeitador do sentido religioso e cristão do festejo. Queremos que cada noite tenha uma atração para a Matriz se tornar o centro do Festejo e não o parque.
      6- A igreja de S. Raimundo continua em ritmo acelerado. Esta semana foram rebocadas as sacristias e parte das paredes internas. A torre também começou novamente a subir.
7- Esperamos que o show de música cristã na praça da Matriz atraia muita gente. Pedimos a todas as comunidades que marquem presença para ajudar a capela de S.António.
      8- Lembramos que a Celebração Eucarística com administração do Santo Crisma é, na Matriz, às 16.00H de hoje, domingo, dia 01. No Boletim Paroquial da última semana saiu um erro na informação sobre a hora. No Dia de Páscoa decorreu com muito respeito e fé a celebração do Batismo dos 45 catecúmenos.


 
- Na segunda feira à noite, às 20.00H, celebraremos a missa de envio das imagens pelas casas dos bairros em que se fará também a benção das casas. Incentivamos todas as comunidades a percorrer os lares com o anúncio da Ressurreição e a visita da imagem de Nossa Senhora. O dinheiro que os católicos oferecerem será destinado ao acabamento da igreja de S. Raimundo que estamos querendo inaugurar no dia 12 de Junho.
                       
                                                  FELIZ MÊS DE MAIO.




Nenhum comentário: