domingo, 3 de abril de 2011

Espaço Informativo da Paróquia


1- Realizou-se no CRESU a anunciada Assembléia promovida pela Pastoral Familiar e outros segmentos da sociedade civil e com a presença da Promotoria Pública, Secretários Municipais do Meio ambiente e da Educação e um professor da UFMA em Chapadinha. Começou com muita gente, mas a juventude, pouco a pouco se foi ausentando.

Muitos membros da Pastoral Familiar e pessoas comprometidas com a Campanha da Fraternidade. Falaram as autoridades e depois foi aberto o diálogo com a assembléia. Iniciativa muito útil. Pudemos ver a posição e os projetos que as autoridades têm no desenrolar de sua ação. 

Muito significativa a vontade de aprender e de colaborar da Secretária Municipal de Educação e as decisões tomadas pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente. Elucidativa e deveras organizada a posição do Professor da Universidade, cujo trabalho tem que ser mais valorizado e conhecido pelo público. 

Foram focados assuntos como: não há mais aterro sanitário, mas lixeiras espalhadas a céu aberto por toda a parte; precisamos de um trabalho seletivo na apanha do lixo; saúde, um caos público; lei do silêncio não respeitada, nem de dia nem de noite; ambiente festeiro demais com prejuízo para a juventude e demasiado incentivador de bebidas alcoólicas; falta de poder coercitivo e de presença da polícia na organização do trânsito, no controle do barulho e na fiscalização da extensão dos bares para as praças e ruas; falta de um cemitério Municipal e melhorias nos hospitais...

2 - A Paróquia teve acesso e possui uma cópia do Relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS que foi feito na Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha. O resultado é um conjunto de irregularidades encontradas nos anos de 2006 a 2009 que enchem mais de 80 páginas e que impressiona quem aprecia, até sumariamente, as numerosas páginas. A Prefeitura devia restituir mais de três milhões de reais aos cofres públicos pelas irregularidades encontradas. 

A Irmã Isabel, Missionária da Boa Nova, representante das Igrejas no Conselho de Saúde, na época, notou algumas dessas irregularidades e votou contra a aprovação do relatório da Secretaria de Saúde Municipal.. Foi imediatamente despedida do cargo que tinha e está, presentemente, na África, em Moçambique, com grande atividade e reconhecida pelo Estado, na área da Saúde. 

Depois de muitas justificativas da parte da Prefeitura, algumas delas “grátis afirmatur, grátis negatur”, não totalmente verídicas, a Prefeitura ainda tem algumas centenas de milhares de reais a restituir. Donde será tirado esse dinheiro? Lembramos que médicos não podem ter mais de duas funções. E há quem tenha cinco, aqui e em São Luís. 

Lamentamos este acontecimento e nos admiramos de quem está como coordenadora desta área e envolvida em algumas irregularidades ainda continue no exercício do cargo. É preciso também ouvir a voz da rua que apontou e aponta muitas falhas verdadeiras.

3 - A administração do Crisma ao grupo que se está preparando na Matriz e no Areal, à sexta-feira, será no domingo depois da Páscoa. Teremos nesse dia a presença de D. José Valdeci.

4 - Parabenizamos a irmã Sampedro e saudamos a missionária Jacinta que vem dedicar algum tempo à atividade missionária em nossa paróquia.
_______________________________
In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha-MA - Nº 16 - 03/Abr/2011 - Diretor: Pe. Manuel Neves.

Nenhum comentário: