domingo, 10 de abril de 2011

VIDA NOVA - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Chapadinha

                  CRISTO E SÓ ELE É A SOLUÇÃO PERANTE O MISTÉRIO DA MORTE


 
O muro é intransponível. Não há comunicação entre o atual e o mundo do além-morte. Estamos como que encarcerados no nosso horizonte terrestre. Do mundo do além, ninguém sabe nada. Dizemos que ninguém veio de lá falar conosco. Não. Isso é mentira! Jesus veio da eternidade falar conosco e aconselhar-nos. A dificuldade está em levar a sério e praticar a Sua Palavra. Com a fala, Deus Pai criou o mundo. Falando, Cristo curou doentes, perdoou pecados e até ressuscitou mortos. E nós continuamos a não dar importância à Palavra de Deus. Embora contrarie nossas aspirações, quando se enterra um cadáver, acabam nossas relações vitais. Há quem se revolte com isto, mas de nada adianta essa atitude. E qualquer comunicação com espíritos humanos, do além túmulo, é decepcionante. Mais satisfaz a pretensão dos falsos videntes  que a verdade.
A vida do além não é um absurdo. É um mistério. O absurdo não tem sentido. O mistério ultrapassa apenas a nossa capacidade de compreensão. E há tantas coisas que o gênero humano nunca compreenderá! A vida do além é um mistério e grande mistério! Nem Cristo explicou algo. Viveu e fez viver. E explicou que só Ele tem o sentido duma vida para além da morte. Falou dela e prometeu-a a quem acreditar na Sua Palavra. Por isso, eu digo que é bom trabalhar, mas é muito importante que cada um se deixe trabalhar pela Palavra de Cristo. Ele não só prometeu, mas chamou essa vida a corpos mortos, como no caso de Lázaro. Só que eles voltaram a morrer. A vida que Ele prometeu a todos que crêem n’Ele é eterna. Ele é a Vida. Estar n’Ele é viver. Sempre. Eternamente. Ele é eterno. E nós eternos com Ele. Como? – Só Ele o sabe! Mas eu creio e digo muitas vezes: “Creio na vida eterna. Creio na ressurreição dos mortos!” Embora finitos, somos feitos para o infinito. Precisamos, desde agora, eternizar o tempo, viver como ressuscitados, segundo o Espírito. S. Gregório Nazianzeno dizia que quem não viver o projeto batismal haverá de chorar lágrimas para igualar a água da fonte batismal.
 O nosso corpo desaparecerá, mas permanecerá a vida. Quem crê em Cristo liberta-se da morte. Quando pessoas recebiam o contágio com a Pessoa de Jesus, uma vertigem os possuía e nada parecia impossível: os doentes eram curados, os avarentos libertos de sua ganância, os pecadores recobravam força para sair de seus vícios, até os mortos ressuscitavam. Os apóstolos tiveram essa experiência, vendo que Cristo vivia para além da morte e lhes aparecia. E se o Pai fez isso em Cristo, fará o mesmo a quem está unido a Ele. O amor não morre, é eterno. Temos, sim, que morrer a ambições, preconceitos...isso só são empecilhos. A alegria de estar com Cristo, essa viverá para sempre. Cristo é a solução para viver eternamente, como é nosso desejo.


                             INVESTIR NO FUTURO, JÁ!


          
                                                                                                                 
           Fala-se muito na preocupação pelo atraso nos preparativos para a Copa de Futebol. Mas o futuro do Brasil não se joga na Copa, mas sim na Escola. Não depende do futebol, mas sim da Educação. Temos jogadoresbons para exportar, mas falta-nos oito milhões de trabalhadores qualificados para o Brasil poder competir com outras nações evoluídas. Não basta ter muita mão de obra. É preciso capacitação. Não chega ter habilidade. É preciso ter habilitação. Precisamos muito não só de mãos que trabalhem, mas também de cabeças que pensem. Não basta a cultura da habilidade, da boa vontade, da espontaneidade, do quebra-galho... Sentimos que o país passa por um apagão intelectual ou profissional, um apagão de mão de obra qualificada. O Nordeste  (e Chapadinha também, claro!) exporta boias-frias, cortadores de cana, empregadas domésticas... que buscam melhorar a renda familiar ou uma ajuda para pagar suas dívidas. Mas se quisermos evoluir temos que nos preparar melhor para o mundo do trabalho. Não basta ter brincadeiras noturnas, namorar cedo, frequentar ambientes festeiros, ou mostrar perna na praça para todos olharem. É preciso suscitar a cultura do trabalho, da seriedade, da honestidade, do estudo, da leitura, da educação para a competência e para o trabalho que todos, então, sim, admirarão. Urgente, urgentíssimo uma mudança de cultura, o brindar a vida com uma mentalidade mais útil, mais inteligente. Não matar o futuro, não colocar a vida na estante do desinteresse, não gastar as energias jovens com mixarias, brincadeiras inúteis e com uma ignorante falta de reflexão. Ficamos muito presos ao passado, mas temos que lembrar que estamos num tempo com muitas exigências. O futuro não se vai compadecer por não o termos preparado. As autoridades são culpadas por muitas coisas, mas não nos podemos deixar arrastar a reboque destes descasos. Temos que aproveitar as oportunidades.
Com o desenvolvimento econômico vem uma certa irresponsabilidade pela educação dos mais jovens, um “facilitismo”, um pensar que tudo vem sem esforço, sem ordem, sem disciplina. Os pais deixam andar os filhos por onde querem, chegar a casa quando lhes convém, estar na internet as horas que quiserem... E jovem aprende a viver dependendo dos pais, sem trabalho. Crescem e não querem entrar no mundo do trabalho a sério. Preferem a vida noturna, as festas...E tem outra coisa grave: as pessoas que conseguem ter um bom emprego que se cuidem: há “gatas e gatos” que, não querendo trabalhar, fazem tudo para ter um caso amoroso e arranjar uma pensão, um filho, uma segurança fácil para alimentar sua eterna malandrice e chatear a família e a esposa legítima até à morte.




“ACUDAM, QUE NOS ESTÃO ROUBANDO!!...”

MAS NINGUÉM VEM SOCORRER-NOS!












Este pensar é compartilhado. Não é original meu. Ouve-se na rua, por toda a parte Até no Senado! Foi o que fez a senadora Marisa Serrano na semana passada. Triste, mas inegável realidade!
              Custa ver gente morrer por falta de assistência! Custa suportar impostos e juros altíssimos, custa ver falta de investimentos públicos em infra-estruturas essenciais, observar hospitais completamente abandonados, políticas públicas esquecidas, saber que cadeias, aeroportos, estradas e escolas... estão em péssimo estado. Custa, mas custa! Custa sentir o descaso, o desleixo público em muitos setores da vida pública! Custa ver tanto sofrimento humano, filas enormes em hospitais, bancos (olhem o que está acontecendo na Caixa Econômica na Ataliba Vieira) e tantos tentarem fugir a tudo isto ingressando no mundo da droga, da prostituição, do crime, da bebedeira... Custa ver o baixo nível no nosso processo educativo! Custa ver a agricultura de subsistência superprimitiva... custa sentir  toda esta realidade e... saber que dinheiro público aos milhões e bilhões é desviado dos cofres públicos para mansões luxuosas, apartamentos caríssimos, carros importados, jóias, ricos iates de passeio, viagens desnecessárias.... Custa muito ver dinheiro público aplicado em estúpidas gincanas eleitoreiras, na compra de influências políticas, na arrecadação criminal de dinheiros para uns se perpetuarem no poder, no roubo de dinheiros públicos com faturas falsas ou mercadorias super-faturadas!  Custa ver tudo isto! Causa indignação! Compra-se e vende-se votos como gado em feira. Uns com ofertinhas, outros com populismo irresponsável alienando as populações.
E temos que conviver com esses personagens corruptos, escutar seus inflamados discursos a favor do povo, suportar seus sorrisos de satisfação paripatética, suas enganações descaradas e desonestas... como se só eles existissem e tivessem o direito de viver bem! E quantos, precisando de um emprego público para alimentar os filhos, têm que fazer que não sabem, que não vêem... e disfarçar um apóio ou mesmo (tantos casos irresponsáveis!) apoiar quem pratica estes crimes! É frustrante não haver punição para tudo isto. É ridículo não haver aplicação da lei para ladrões grandes! Aconteça o que acontecer de contas erradas, falta de competência administrativa, acúmulo exagerado de cargos onde nunca aparecem, ausências quase perpétuas no campo de trabalho para gozar o luxo proporcionado pelos desvios que praticaram, receber vencimentos altíssimos, ter mordomias que nem autoridades do primeiro mundo possuem... e, enquanto isso, pessoas continuam aos milhões vivendo na pobreza extrema, na miséria. Vivemos uma cultura de falsidade, de nebulosidade que tenta esconder o que é evidente. E há Câmaras Municipais, com representantes deste povo pobre que se calam, que aprovam isto... para que, por conchavos políticos, lhes sejam dadas quantias exorbitantes para se elegerem na próxima campanha eleitoral. E Promotores do Ministério Público acomodados,  preocupados só em assistir aos julgamentos que, esse sim, dizem eles, é seu dever.
“Acudam que estamos a ser roubados!” “Quem vem em nosso socorro?!” “Aqui d’el rei, que nos estão roubando!” - Não, ninguém vem em nosso socorro. Alguns ainda assumam à janela, mas só para sorrir. Só virão à rua na próxima campanha eleitoral para receber os seus cinco reais, sorrir... e continuar na miséria, comendo arroz e farinha e esperando por quem lhes dê um peixe nalgum dia de festa. E tem oposição? Essa está calada porque, talvez, já fez a mesma coisa...ou espera fazer!




E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o
E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o
E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o









 ESPAÇO  ESPAÇO   ESPAÇO    ESPAÇO         ESPAÇO                                   INFORMATIVO         INFORMATIVO     INFORMATIVO  

1- A Igreja da comunidade de S. Raimundo, na Corrente, está telhada. Vamos agora entrar na fase de reboco, do piso morto e do levante da torre até 17 metros. A comunidade ofereceu um almoço aos trabalhadores para comemorar o término da fase do telhamento.

2- Muitas foram as pessoas que falaram que o “Cerco de Jericó” não devia correr na igreja de Nossa Senhora Aparecida por causa da falta de segurança durante a noite. Achamos que há razão para mudar o local e a data do cerco. Vamos aguardar para depois da Páscoa.

3- Pedíamos a todas as comunidades que no domingo a seguir à Páscoa se organizassem vários grupos para levara notícia da Páscoa a todas as casas. Cada grupo deve levar um crucifixo bem ornamentado e água benta para abençoar as casas que o queiram. Pensamos que há Comunidades que deviam ter mais de 10 grupos para ser possível visitar todas as casas.

4- P. Américo de S. Quitéria não se tem achado bem e está de cama há mais de quinze dias. Foi visitado pelo sr. Bispo e pelo P. Neves e foi decidido que deve ir para Portugal. Aqui as viagens para os hospitais são dolorosas. P. Américo não pode caminhar por grave anomalia na coluna. Possivelmente alguém o deve acompanhar na viagem. Esta semana vai ser tudo isso resolvido.

5- Esta semana foram visitadas as comunidades de Nª Sª de Fátima e Terras Duras. Esta semana vão ser visitadas as comunidades de Bairro Novo (12 e 13) e Corrente (14,15,16).

6- Está marcada para o dia 12 de Junho a inauguração da igreja da comunidade de S. Raimundo. A comunidade está escolhendo a quem vamos dedicar a igreja, mas tudo indica que vai ser ao Pai Eterno. A comunidade agradece as ofertas que tem recebido para  ajudar a construção e a compra de objetos de culto para a comunidade.

7- Está marcada com o sr. Bispo de Brejo a administração do Crisma ao grupo que se está preparando para a tarde do domingo depois da Páscoa. Lembramos que o grupo do Areal terá que vir para a Matriz.

8- Segundo nos foi informado, num curso sobre Gestão Pública que se realizou o ano passado no Fórum de Chapadinha com a presença de acessores da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, toda a Prefeitura deve possuir um Portal de Transparência com a indicação pública dos empregados e onde é gasto o dinheiro que todos devem saber, pela internet, chega às Prefeituras. E foi nesse curso combinado, públicamente, que o prazo para fazer esse portal era até o dia 27 de Maio de 2011. Estamos, portanto a mês e meio de ver esse portal e satisfazer a legítima curiosidade de muita gente que suspeita demuita coisa sem poder comprovar nada. E laborar em erro é mau. Agora uma coisa é certa: o descontentamento pelo descaso da coisa pública é grande.

9- Nos meses de 2011 vieram para Chapadinha: Janeiro-R$7.231.776.83  Fevereiro-R$7.499.732.63 Março-5.484.293.14    Ao todo-R$-20.215.802.60. Até ao dia 22 tinham chegado no mês de Março R$4.132.362.98, o que não justifica que se não tenham pago os vencimentos a alguns empregadfos públicos. Isto da participação federal. Mas temos ainda a arrecadação própria municipal (I.S.S. Imposto sobre Serviços;I.T.C.D.Transferência de propriedades; I.P.T.U. Imposto sobre território urbano; alvarás...) e o repasse do Estado (parte do gasto na Saúde e I.P.V.A). Pedimos que, se estivermos enganados, alguma autoridade nos corrija que publicaremos pediremos desculpa. A Paróquia não é fiscal, mas deve ser educadora popular.


Nenhum comentário: