quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 08/12/2011 - VIVA A IMACULADA CONCEIÇÃO

A IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA

          " A Igreja afirma que Maria , por consideração aos méritos de Jesus Cristo, seu Filho, e portanto em razão da salvação realizada por ele,  foi revestida  desde o primeiro instante de sua existência com a graça santificante e que, por conseguinte, não se encontrou jamais mo estado que chamamos pecado original, que consiste na falta da graça, provocada em cada um pelo pecado doser humano no iício da história da humanidade.
A Imaculada Conceição consiste na possessão da vida divina da graça desde o começo de sua existência, paa que, cheia de grça, pudesse tornar-se a mãe do Redentor tal como Deus quisera paa seu próprio Filho. Por esta razão, desde o começo foi rodeada do amor redentor e santificante de Deus. " ( Karl Rahner).
Karl Rahner não questionou a existência od pecado original como fruto do pecado do primeiro homem no inicio da hunanidade, mas ressalta que não é transmitido por geração; esclarece que \maria possui a graça de Deus desde o inicio de seu ser, o que implica que Deus foi-lhe dando e comunicando seu amor, que viveu em amizade e em intercomunicação vital com ele desde então. Graça sinifica vida, liberdade, luz, força, filiação adotiva, promessa e antecipação da herança eterna. Esta graça foi-lhe dada de modo pleno e definitivo desde o começo.( J Vives, pg. 695)

" Maria é o santuário da impecabilidade, o templo santificado por Deus, o paraíso exuberante e incorruptivel. É toda bela, pura e sem mancha, nasce como os querubins a que é feita de argila pura e imaculada. O corpo da Virgem é uma terra que Deus trabalhou, a primícia da massa adâmica que foi divinizada em Cristo, a imagem do todo semelhante à beleza divina, a argila modelada pelas mãos do artista divino. Proclamo Maria a única santa, a mais santa de todos os santos" ( André de Creta, pg. 97, 1068)
Até este momento vimos escritos do teólogo Karl Rahner, vimos escritos dos Padres antigos, e agora vejamos um dos Documentos mais recentes da Igreja, Documeno da Aparecida: " A máxima realização da existência cristã como viver trinitário de " filhos no Filho" nos édada na Virgem Maria que, através de sua fé e obediência à vontade de Deus, assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus, é a discipula mais perfeia do Senhor" (º 266). " Como na famíllia humana, a Igreja-família é gerada ao redor de uma mãe, que confere " alma" e ternura à `convivência familair. Maria, Mãe da Igreja,além de modelo e paradigma da humanidade, [e artífice de comunhão. Um dos eventos fumdamentais da Igreja é quando o " sim"  brotou de Maria" ( nº 268) .
" Maria Santíssima,a Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céue e da terra.  O Papa veio  a Aparecida com viva alegria para lhes dizer em primeiro lugar: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto" ( nº 270)








Nenhum comentário: