terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 06/12/2011 - NATAL NO VATICANO

Vaticano: Árvore de Natal com 30 metros de altura na Praça de São Pedro

Presépio no mesmo local vai evocar episódios da vida de Maria, mãe de Jesus

D.R.Cidade do Vaticano, 02 dez 2011 (Ecclesia) – A árvore de Natal do Vaticano chegou quinta-feira à Praça de São Pedro, revela a edição de hoje do jornal ‘Osservatore Romano’, que apresenta o abeto vermelho de 30,5 metros de altura e 4,9 toneladas, vindo da Ucrânia.
Com um diâmetro de 56 centímetros, no tronco, a árvore chegou da região de Zakarpattya (Transcarpazia), após uma viagem de sete dias e quase 1800 quilómetros.
Segundo o jornal do Vaticano, o abeto será decorado com mais de 2500 bolas vermelhas e prateadas e o mesmo número de luzes brancas e amarelas.
O ‘Osservatore Romano” relata que a árvore cresceu numa região de difícil acesso e foi retirada no último 22, carregada por um helicóptero através de cabos ultrarresistentes para a estrada mais próxima.
A operação de corte e transporte durou uma semana e foi realizada por uma equipa especializada, da Eslovénia, que efetuou o mesmo trabalho em 2009, retirando uma árvore da Bélgica.
Trata-se da primeira vez desde 1982, quando João Paulo II introduziu o costume de preparar uma árvore de Natal no Vaticano, que a Ucrânia a oferece ao Papa.

Além do abeto de 30 metros, Bento XVI vai receber 40 árvores mais pequenas, da região de Lviv, que vão decorar os apartamentos pontifícios, as residências dos cardeais, os escritórios da Cúria Romana e a sala de audiências dedicada a Paulo VI.
A cerimónia de inauguração da árvore de Natal está prevista para o dia 16 deste mês e, de acordo com o jornal do Vaticano, tem um “valor ecuménico”, pois contará com a presença de vários bispos católicos e um representante da Igreja Ortodoxa ucraniana.
Em declarações à Rádio Vaticano, o arcebispo católico de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, diz que este é um “evento extremamente importante”, testemunhando a “pertença” da Ucrânia à “família das nações europeias”.
A emissora da Santa Sé refere, por outro lado, que a madeira da árvore montada na Praça de São Pedro é posteriormente doada a “associações ou comunidades de recuperação para trabalhos com fins de beneficência”.
O abeto foi recebido pelos trabalhadores dos Serviços Técnicos do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, que na próxima segunda-feira vão montar a árvore junto ao obelisco da Praça São Pedro, onde é também construído um presépio de grandes dimensões.
O serviço de informação do Vaticano anunciou hoje que o presépio vai ser dedicado este ano a “Maria, mãe de Jesus”, reconstruindo “um templo e algumas casas inspiradas na iconografia tradicional dos ambientes palestinianos da época”.
Nestes espaços são retratadas cenas da vida de Maria como a Anunciação, o encontro com Santa Isabel ou a apresentação de Jesus no templo de Jerusalém.
As figuras do presépio são as mesmas que foram utilizadas por São Vicente Pallotti, em 1842, para a representação do nascimento de Jesus na basílica romana de San Andrea de la Valle.
Ainda este Natal, Bento XVI vai acender aquela que é considerada a maior “árvore” do mundo, no dia 7, através de um toque num computador [iPad]: trata-se uma estruturas de luzes, que ocupa mais de mil metros quadrados numa encosta de montanha, em Gubbio, Itália.



Nenhum comentário: