domingo, 18 de dezembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 18/12/2012 - ANUNCIAÇÃO A MARIA DA MAIOR ALEGRIA


O MISTÉRIO DA HABITAÇÃO DE DEUS
Disse Deus" Estive contigo em toda a parte onde andaste" ( 2 Sm. 7, 9) E o rei Davi  ficando glorioso deixou de andar já com o seu povo e se trancou em seus palácios. E queria trancar também Deus num templo feito por ele. Porém a habitação em que Deus prefere morar não é essa, mas o chão onde se encontra o povo. Ele quer caminhar junto às dificuldades e lutas, sofrimentos e vitórias do povo.
Por isso no evangelho de Lucas o anjo anunciou: " o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra" ( Lc 1, 35) A sombra que cobre Maria lembra a nuvem que acompanhava o povo em caminhada pelo deserto rumo à terra prometida( cf Êx. 40, 34).  Maria  é a nova habitação de Deus, assim como o povo era a habitação de Deus quando caminhava no deserto. Devemos lembrar o significado do nome " JAVÉ" que significa " Deus está no meio de nós".  Quantas vezes pensamos que Deus está lá naquele seu trono nas nossas igrejas, quando ele quer estar no trono de minha família, de nossos corações, de nossa televisão, da cama em que nos deitamos...Igual a Maria que não tinha palácios mas acolheu Jesus para servi-Lo " eis aqui a seva do Senhor" ( Lc. 1, 38. ) O melhor trono para Nosso Senhor é um coração disponível para servi-Lo e servir aos filhos de Deus.

DESEJAMOS A TODOS UM NATAL DIFERENTE DO QUE O COMÉRCIO APRESENTA.

O ser humano deixa-se iludir. Anda distraído com muitas seduções enganadoras. Embrulha-se em tradições, defende-se com esquisitos raciocínios, deixa-se levar por inacreditáveis imaginações. Dizia-se antigamente que, no alto mar, apareciam estrelas feiticeiras que desviavam os barcos de suas rotas ou sereias que, com seus hinos sedutores, encantavam  os navegantes. Hoje o perigo não está no alto mar, mas em terra. Nos ambientes. As ilusões, os prazeres e interesses humanos continuam arrastando as pessoas para rotas erradas. Por isso Deus veio em nosso socorro.Veio e ficou. Entrou no mundo inesperadamente, de um modo ilegal, de contrabando. Apareceu durante a noite escura e bem disfarçado. Feito simples criança, um garotinho. Todos nós sabemos quem é Deus, conhecemos Sua grandeza e poder. Estamos dispostos a apresentar-lhe nossa identidade para que Ele verifique nossos direitos e nossos títulos de propriedade. Há até especialistas em religião que seriam como que os federais destes exames alfandegários. Mas um Deus que aparece assim pobre e humilde não é fácil convencer os agentes de Sua identidade divina. Impossível aceitar que Deus se apresente tão modestamente, sem privilégios e atributos, que não guarde as conveniência nem observe as leis, as precedências e os ritos da religião que já existia e que todos sabiam que foi criada em Sua honra. Deus a nascer tinha que nascer num luxuoso hotel devidamente preparado ou no lugar mais sagrado do templo de Jerusalém. Nascer naquela pobreza de um presépio? Ter, por pais, um simples casal, longe de sua terra e em total pobreza? Impossível!
A nós parece-nos impossível, mas foi assim que Deus preferiu manifestar-se. E continua a andar na clandestinidade. Foge a muitas representações oficiais. Prefere sinais secretos, inventa gestos surpreendentes. É preciso ser pobre, simples, disponível e vivo para O acolher e adivinhar que Deus ande deste jeito.Os que se julgam sábios, prudentes, bons analistas... escandalizam-se e passam adiante. Não encontram o Deus ternura e misericórdia. Um Deus assim  não lhes interessa. No entanto, este Deus que apareceu de forma humana e que há séculos fala uma linguagem de homem para se comunicar conosco... um Deus que tanto se aproximou e que é oposto ao Poder, à Magestade, à Autoridade, à Riqueza, à Força ...convence. O que está errado são os nossos critérios. Deus é totalmente Outro. Idêntico aos simples, aos fraternos, aos misericordiosos, aos que amam, aos que têm fome e sede de justiça. E veio Ele mesmo revelar que está perto da vida e que não é como nós O imaginamos! Ele é mesmo Deus. O que há de divino em Jesus Cristo não é que Ele seja humano como nós, mas que Ele é muito mais humano, mais homem, o único verdadeiro homem, verdadeiramente livre, amante, fiel, disponível. Para mostrar  quanto nos ultrapassa não é preciso afastá-lO de nós, cobri-lO de poderes mágicos. Basta dizer quanto amava e sabia perdoar...
Todo o tempo é natalino. Está cheio de graça, da vontade divina de viver em nós. Pode ser natal todos os dias, porque Cristo quer vir e ficar cada vez mais intimamente no interior de cada um de nós. Mas devemos ter cuidado. Ele é muito mais humano que nós. Nós, de tantas pretensões que arrastamos, de tantos embrulhos que carregamos... não vivemos bem nem somos felizes. E na nossa miséria inventamos um Deus com que pretendemos compensar nossas deficiências E não devemos desejar sermos nós que criamos Deus. Foi e é Deus que nos cria à Sua imagem e semelhança. Nós é que temos que nos converter  a Seu projeto, a Sua honestidade, a Seu Amor.
Os séculos estavam prenhes de esperança salvadora. A humanidade, apesar de seus enganos, sentia a necessidade da intervenção divina. Esperava um Salvador. E Ele veio. Foi anunciado pelo céu, veio do alto, revelou-se em Seu jeito divino... Sendo a Luz nasceu numa noite escura, sendo Deus nasceu como ser humano, sendo Criador aceitou ter um corpo nascido de Maria... Um Deus bem nosso, muito humano, bem próximo, bem diferente e diverso em tudo de nossa estúpida imaginação.
Jesus é o dono do Natal. A festa é dEle. Ele veio, Ele virá e Ele está vindo sempre que nós O recebemos. Como aconteceu em Nazaré, com Maria. Que seja natal cristão para si, meu amigo que lê estas linhas. Não se deixe incomodar pelo velho e enganador papai noel que os homens ricos inventaram para substituir Jesus. Deus é insubstituível.
Bom Natal e Feliz Ano Novo é o que vos deseja a
            EQUIPE SACERDOTAL

NATAL VERDADEIRO

Inventámos consoadas,
e Meninos em palhinhas;
fizemos árvores, luzinhas,
embrulhos e embrulhadas,
muitas coisas e coisinhas
que não valem mesmo nada.

É do Natal,
do seu sentido profundo,
dessa LUZ QUE VEIO AO MUNDO,
Nem sinal!.

NATAL: LABAREDA IMENSA
a iluminar o Caminho,
que o Homem teima em não ver,
NATAL: ETERNA PRESENÇA
VIDA de DEUS entre os homens,
Que o Homem teima em não querer.

Se todo o crente aceitar
O anúncio que Deus lhe envia,
o ESPÍRITO habita nele
Como habitou em Maria.
E, em cada instante que passa,
Em contínia Incarnação,
Vive, por Divina Graça,
Um Cristo em cada cristão.

E tal como em Nazaré
Acontece com Maria,
Em todo aquele que crê
É NATAL em cada dia.

NATAL: TRANSFUSÃO DE AMOR
Ligando a Terra e os Céus.
É NATAL todos os diasSe o homem vive com Deus                                                                      
 (Luisa Santiago)

NOTICIAS DA PARÓQUIA:
1 - No dia 13 multidões encheram o novo santuário de Santa Luzia na missa das 9h00 da manhã e na Procissão. Já em todas as noites da novena também, mas mormente nos últimos dias da Novena. Nesta  semana já foi colocada a grande cruz na torre do santuário, e será o ponto mais alto do Bairro, para que seja o maior sinal de união e salvação.
2 - Continua a Novena de NªS ª do Bom Parto no Bairro da Tigela que encerra neste domingo, 18, com a santa missa às 09h00 da manhã e procissão à tarde, com um grandioso bingo.
3 - Dia 21 começa o festejo da SAGRADA FAMILIA no Bairro Novo, e vai até o dia 31 de Dezembro. 
4 - Nesta quarta feira, dia 14 esteve conosco o senhor Bispo de Brejo, Dom Valdeci. Visitou na companhia de Padre Neves vários bairros e viu como tudo está formado ao deus-dará, sem  planejamento nenhum e sem a presença das autoridades
5 - Já estão conosco os candidatos ao sacerdócio FRANCISCO MÁRIO ( 3º ano de teologia)  e RONALDO VIANA( 2º ano de telogoia), que vieram passar suas férias até final do mês de Janeiro. Ronaldo passará mais com seus familiares em Anapurus, Francisco Mário passará o tempo todo aqui em Cahapadinha. Bem-vindos.

6 - CONCERTO NATALINO.( Natal sem fome). Neste domingo, 18, você está convidado(a) para um Concerto natalino promovido pela SEMED ( SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Local: na QUADRA DA IGREJA MATRIZ. Horário: após a santa Missa das oito da noite. ATRAÇÕES: Bandas Municipais do Municipioo de Chapadinha. O INGRESSO consiste num QUILO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS. Organização: Prof.ª Enir e Ruthe ( SEMED). Seja bem-vindo.
7 - A COMUNHÃO SOLENE será no dia de Natal na missa das 10h00. As reuniões serão nos dias 21, 22 e 23. Horário às 18.30. As Confissões  serão no dia 24, véspera do Natal, o dia todo.
8 - A PROFISSÃO DE FÉ será no dia 1° de JANEIRO  2012. As reuniões serão nos dias 28, 29 e 30. Horário: às 18.30. As Confissões serão no dia 31. Obs: A Primeira Comunhão Especial ( da Catequista Amparo,4ªFª à noite) serão também junto com a Profissão de Fé ,assim como a Confissão.
9 - A CONSAGRAÇÃO NO CENTRO ( Matriz) será neste domingo  na  missa das 10h00.






Nenhum comentário: