sábado, 10 de dezembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 11/12/2011 - 3º DOMINGO DO ADVENTO


MELHOR QUE ANDAR CORRENDO ATRÁS DE BORBOLETAS É CUIDAR BEM DE NOSSO JARDIM PARA QUE ELAS O VISITEM.
                                3° DOMINGO DO ADVENTO

João Batista pregava no deserto e as multidões corriam a ouvi-lo. Hoje prega-se em lugares mais acessíveis e quase ninguém está interessado em escutar. Falta ousada garra a quem prega e falta interesse a quem devia ouvir.Andamos todos por outros caminhos que não os de Deus. Advento é tempo de arrepiar caminho, de prestar atenção ao que é mais essencial.. Se nada temos na vida a eternizar, não teremos eternidade em nós. Cada momento tem um valor infinito. Não podemos perdê-lo. Morrer é abrir-se àquilo de que se viveu sobre a terra. Se vivemos para ter dinheiro, prazer passageiro, relações sem amor...isso não passará na fronteira da vida. É urgente valorizar a vida e eternizá-la com valores e relações que têm passagem para o outro lado da morte. Advento é tempo de reflexão, de escuta da voz de Deus, de conversão de nossas atitudes...

Cristo é a Luz.  Nós pouco somos. Piores que cansados vaga-lumes na noite escura. Mas, apesar de tudo, Deus deseja contar conosco para sermos suas testemunhas. Deus deseja que sejamos sinais luminosos no trânsito da vida. Como João Batista foi: um homem que não se quis evidenciar, mas arrumou, na sua humildade, força para testemunhar a luz divina que irrompia nas trevas.

Percebemos que precisamos de limpar muito lixo da vida para dar importância ao que presta de verdade: Deus. Só Ele é a fonte que sacia nossa infinita sede. Só Ele é o porto onde podemos refugiar-nos dos perigos da vida. Sem Ele naufragamos na sociedade das tempestades.

Analisando o que somos, percebemos como somos frágeis. Mas, pela força divina, somos capazes de ajudar a muitas desgraças, de estender a mão a quem nos grita a pedir socorro, de erguer do desãnimo quem se deixou cair por falta de alento. Apesar de frágeis, sentimos que somos fortes com a graça de Deus. Por isso, S. Paulo gritava feliz: “tudo posso nAquele que me fortalece!”

Foi para tornar evidente essa misericórdia amorosa que Cristo se fez nascer de uma mulher, assumiu, na carne, uma visibilidade convincente, acocorou-se na nossa realidade para nos salvar. Obrigado, Senhor, por não teres desistido, apesar das ameaças dos adversários e do desinteresse dos amigos! Obrigado porque ainda hoje pode ser Natal em minha vida se eu Vos recebo e me comprometo com o advento do Vosso Reino.

Vem, Senhor!
Vem trazer luz à nossa noite.
Vem, Senhor Jesus!
Fortalecei nossa debilidade, espantai nossas trevas, aumentai nossa fé!
Vem, Cristo Salvador!
Afastai o mal que nos escraviza,
Ensinai-nos a viver iluminados!
A ter coragem e esperança para ter a alegria de acreditar em Ti
E o entusiasmo de Te comunicar aos irmãos.
Vivemos mergulhados em nossa fraqueza, submersos por mil perigos.
Mas, Vós, Senhor, sois nosso socorro, nossa luz, nossa salvação.
Só Vós, Senhor!
Por isso, eu preparao, com esmero, Vossa vinda à minha vida neste Natal.
Ajudai-me a compreender que meu desejo de felcidade não se realiza na procura de borboletas por todos os lados.É melhor trabalhar meu jardim para que elas o venham visitar.

"Assim como a terra faz brotar a planta"...( Is. 61, 11)
         O ESPÍRITO DO SENHOR E SUAS OBRAS
" O Espírito do Senhor enviou-me para dar a Boa Nova aos humildes...exultei de alegria...Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações" Is. 61, 11).
Eu cristão e discípulo do Senhor me alegro com a missão de anunciador, exulto de alegria...Porque eu sei que o Senhor fará germinar a justiça e a sua bondade ( sua glória) diante do mundo. Como nos alegramos perante um santo como São Frei Galvão, a Bem-aventurada Irmã Dulce dos Pobres, a Santa Luzia, um S.Agostinho! Que frutos magníficos germinaram no jadim de suas vidas. E perante tantos jovens rapazes e moças que ficam firmes diante de tentações e provocações no seu entorno...Numa comunidade ( Cidade Nova) todos vivem unidos nas tarefas e na união. Na festa da Padroeira ( NªSª da Conceição) todos tomaram a refeição em conjunto, têm catequese desde os sete aos dezessete anos.  Grupo de Jovens ( JUP = JOVENS UNIDOS E PUROS) colaboram para o Natal dos pobres e também como se comprometem com a melhoria da capela e da comunidade.Professores e professoras me têm declarado  que lugar onde tem Comunidade o rendimento dos alunos é completamente outro e muito melhor do que onde não tem comunidade.
O Senhor envia para que a terra de Deus faça brotar boas obras,e se torne um jardim, igual ao jardim sonhado por Deus no início da criação ( Gn. 2, 15)
E assim o enviado de Deus ( como João Batista) afirma: " Eu não sou a luz mas venho dar testemunho da luz" ( Jo. 1, 8) E ainda: " Sou a voz que grita : aplainai o caminho do Senhor" ( Jo1. 23).
É por conta de uma missão tão gratificante que o enviado se alegra: Exulto de alegria no Senhor" ( Is. 61, 10). É por isso que o DOCUMENTO DE APARECIDA declara: " Todo cristão pelo seu batismo e pela sua Confirnação é discípulo e missionário de Jesus " ( DAp. 213). E ainda: " Hoje toda a Igreja na América Latina e no Caribe quer colocar-se em estado de missão " ( id. 213)

" Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz" ( Jo. 1, 8)


" Eu sou a voz que grita no deserto: aplainai os caminhos do Senhor" (Jo. 1, 23)
                                                                              
                                   NOTICIAS DA PARÓQUIA:
1) P. Neves chegou junto com o P.Américo. Ele traz  muitos cumprimentos da Sofia Silva, Diana, do Prof.Jorge, e do Grpo Missionário JOÃO PAULO II, com quem esteve conversando durane mais de duas horas,e também presente o Bispo da Diocese
2) - A Comunidade da Tigela está celebrando o festejo de sua Padroeira, NªSª do Bom Parto, como noticiámos no Blog anterior. Hoje, domingo, o Tema é: Maria Sacrário do Espírito Santo. Resp: Pastoral do Idoso, Comunidade da Sagrada Família (Bairro Novo),  Nossa Senhora da Conceição de Terras Duras, e Comunidade de Nossa Senhora de Fátima. ( Haverá Leilão. Participe.
2)- Continua a Novena de SANTA LUZIA, no Bairro de Santa Luzia. Hoje o Tema  é: "Santa Luzia amiga dos Pobres e marginalizados". Resp: Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo Ministros da Eucaristia e Grupo Vocacional. Participe.
3- Esperamos a chegada dos seminaristas do LAR DE BELO HORIZONTE  (Contagem), dos MISSIONÁRIOIS DA BOA NOVA Francisco Mário e Ronaldo para passar suas férias conosco até final do mês de Janeiro.  Chegarão no dia 15. Sejam Bem-vindos.
4- Hoje tem o 2° Rito dos candidatos ao Batismo que vão batizar no dia de Natal. Horário: após a santa Missa das 10h00
5) - Foram já entregues às Comunidades e também à Comunndade do Santuário de Santa Luzia os Livros Litúrgicos ofertados pelo Sr. Arcebispo de Braga, por iniciativa do P.Tiago de Freitas que nos visitou nos meses de Agosto e Setembro.  Muito obrigado
6) - No dia de Natal só terá batismos para de bebês para quem vem de fora, com as devidas autorizações, como temos anunciado.
7) - No dia 16 ( 6ªFª) tem uma NOITE NATALINA. Local: Centro Paroquial, com atrações de hinos e Cânticos natalinos por vários setores da Liturgia da Igreja Matriz, promovida pela organização " SEMEANDO LOUVORES". O ingresso é um quilo de alimentos não perecíveis. Horário: às 7.30 da noite. Compareça.
8)- CONCERTO NATALINO.( Natal sem fome). No próximo domingo, dia 18, você está convidado(a) para um Concerto natalino promovido pela SEMED ( SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Local: na QUADRA DA IGREJA MATRIZ. Horário: após a santa Missa das oito da noite. ATRAÇÕES: Bandas Municipais do Municipioo de Chapadinha. O INGRESSO consiste num QUILO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS. Organização: Prof.ª Enir e Ruthe ( SEMED). Seja bem-vindo.
9)- ACOMUNHÃO SOLENE será no dia de Natal na missa das 10h00. As reuniões serão nos dias 21, 22 e 23. Horário às 18.30. As Confissões  serão no dia 24, véspera do Natal, o dia todo.
10)- A PROFISSÃO DE FÉ será no dia 1° de JANEIRO  2012. As reuyniões serão nos dias 28, 29 e 30. Horário: às 18.30. As Confissões serão no dia 31. Obs: A Primeira Comunhão Especial ( da Catequista Amparo,4ªFª à noite) serão também junto com a Profissão de Fé ,assim como a Confissão.
11) A CONSAGRAÇÃO NO CENTRO ( Matriz) será no dia 18 ( domingo ) missa das 10h00.

Nenhum comentário: