sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 04/12/2011 - 2º DOMINGO DO ADVENTO

“ PREPARAI NO DESERTO O CAMINHO DO SENHOR”( Is. 40, 3)

"Consolai o meu povo, falai ao coração de Jerusalém...Aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos montes e colinas, alisem-se as asperezas...então a glória do Senhor se manifestará" ( Is. 40, 3-6)
Os profetas puxam uma lição da solidão física que o povo de Deus experimentou na sua longa peregrinação a caminho da terra prometida para a solidão que a alma deve procurar para se encontrar com o seu Deus.
A solidão, ela vem de duas maneiras: ou quando vem por força das circunstâncias, ( nossa solidão física
), ou quando a gente a procura para nos encontrarmos com Deus. Esse é um momento de graça em que Deus nos encontra e nós encontramos a Deus.
É também aquela solidão que o filho procura quando quer falar a sós com o pai. Uma vez um filho disse: papai, quero falar com o senhor. O pai: agora não, mais tarde. Mais tarde o pai recebeu um telefonema, seu filho morreu, foi abalroado e morreu na hora. Aquele filho fazia aquele pedido pela terceira vez e na terceira vez não foi atendido. Deprimido, se jogou contra o primeiro carro que passava na rua.
Bendita solidão que já tirou tantos filhos de dúvidas e maus caminhos quando se encontraram a sós numa conversa amiga com seu pai.
" Nivelem-se vales, rebaixem-se colinas e montes" também os profetas e o próprio São Marcos puxam a lição da geografia física de montanhas, colinas, e estradas tortuosas (Mc. 1,3) para cada fiel tirar montanhas e colinas e asperezas de impedimentos que pomos ao seguimento de Jesus e ao amor e serviço aos irmãos, para que a glória de Deus se manifese em nós. ( Is. 40, 3-6).
Então " Ele nos batizará com o Espírito Sasnto" ( Mc. 1, 8)
"A glória de Deus é o homem vivo", como já intuíu Santo Irineu.

“ A GLÓRIA DE DEUS É O HOMEM VIVO”

"Desde o início, o homem foi constituído senhor da terra, senhor do mundo visível. Mas a sua grandeza não se manifesta apenas no fato de sujeitar e dominar a terra ( Gn. 1, 28). A dimensão própria da sua grandeza é a glória de Deus: como escreveu Santo Ireneu, “a glória de Deus é o homem vivo, mas a vida do homem é a contemplação de Deus” (S. Ireneu Adversus Haereses, IV, 20, 7). O homem está colocado no centro do mundo das criaturas visíveis e invisíveis, todas elas invadidas pela glória do Criador: proclamam a Sua glória” ( homilia de João Paulo 2° no Santuário de Fátima, 13 de ,Maio de 1991)

Então "Ele nos batizará com o Espírito Santo" ( Mc. 1, 8)

                            NOTICIAS DA PARÓQUIA
1)- Padre Neves estará chegando no dia seis (06) em são Luis, e aqui em Chapadinha no dia sete, véspera do festejo da Imaculada Conceição. Com ele estará chegando também o P.Américo que operou de uma hérnia de disco em Portugal, como noticiámos. E duas religiosas  que irão para a comunidade das Criaditas, do Campo Velho.
2)- Está decorrendo já no espaço do novo Templo-santuário de Santa Luzia a Novena da Santa. A procissão do mastro aconteceu onte, dia 3. As obras ainda estão em grande andamento, reboco e finalizações, mas já dá para celebrar dentro do novo espaço. Inclusive a santa missa de domingo e a Novena.
3) - Dia oito (08) é o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição em Terras Duras. A Novena está decorrendo com a igreja repleta todas as noites. A Comunidade trabalhou para botar o piso de cimento no pátio ao lado da Capela. Parabenizamos esse trabalho que tinha ficado a cargo da Comunidade quando foi construído o novo Centro de Catequese.
4)- Também no dia oito iniciam os festejos de Nossa Senhora do Bom Parto no Bairro da Tigela. Novena: de 08 a 18, dia de NªSª do BOM PARTO, com o levantamento do mastro nodia 8, e encerramento no dia 18. Participe.
5)- Estiveram entre nós alguns dias os seminaristas Jerri Guimarães, filho de Dona Odete Guimarães, e o Jerry Adriano. Ambos candidatos ao sacedócio na Comunidade SHALOM. Nosso candidato Rosenilson, que estuda em Belo Horizonte chegou para suas férias na casa dos pais, no Campo Velho ontem dia 3. Ficará conosco até final de Dezembro. Por sua vez, o Francisco Mário chegará no dia 15 para passar algum tempo também conosco. Bem-vindos.
6)- Sobre os PROGRAMAS de Comunhão solene e Profissão de Fé, vá olhando nos BLOBS anteriores. Fique sabendo que a missa do Galo será, como de costume, às 10h00 da noite. E a missa de Véspera de Ano Novo será também ás 10 da noite.
7) - Recorde que todo 1° e 3° domingo tem batismos na matriz. Segundo e quarto domingo tem  casamentos. No dia de NATAL, 25, só vai ter batismos para quem vem de fora com as devidas autorizaçoes.



Nenhum comentário: