sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - LABORATÓRIO DA FÉ - TEMÁTICA 2 CREIO EM DEUS PAI







Creio em Deus Pai
todo-poderoso, criador do céu e da terra ( Prof.Felipe Aquino)

Desde a sua origem a Igreja, exprimiu e transmitiu sua fé em fórmulas breves, especialmente para os candidatos ao Batismo. É o nosso Credo. Ele foi elaborado pelos Apóstolos, por isso chama-se Símbolo dos Apóstolos. O Credo inicia falando de Deus Pai criador de tudo. Deus é um Ser espiritual (não tem corpo e nem sexo); Perfeitíssimo, incapaz de fa¬zer o mal; Eterno, não teve princípio e não terá fim. Ele criou todas as criaturas visíveis e invisíveis (anjos) que existem fora do nada. Criou o mundo belo, ordenado, conduzido por leis que o mantém.

O mundo foi criado para manifestar a glória de Deus. Deus cuida do mundo com a Sua Providência divina. "Olhai as aves dos céus..." (Mt 6,26). Deus é Onipotente; pode tudo, nada lhe é impossível; é Onisciente; sabe tudo, nada lhe é oculto ou desconhecido; é Onipresente, está presente em todo lugar, ninguém e nada se esconde dEle.Pelo uso da razão e da inteligência, o homem pode conhecer a Deus; a partir da criação, e de si mesma, a pessoa humana pode saber que Ele é a origem e fim do universo; sumo bem, verdade e beleza infinita. Mas Deus nos ilumina com a Sua Revelação (Sagrada Escritura e Sagrada Tradição) para podermos conhecer melhor as verdades que excedem o nosso entendimento, e também as verdades religiosas e morais.
"Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor...". (Deuteronômio 6,4). "Deus é o único Senhor" (Marcos 12,29). O Ser Supremo é único, isto é, sem igual... Se Deus não for único não é Deus. Não pode haver dois deuses. Deus é um Mistério inefável: "Se o compreendesses, Ele não seria Deus", disse Santo Agostinho. Deus Se revelou como "Aquele que é"; deu-se a conhecer como "cheio de amor e fidelidade" (Êxodo 34,6). Jesus revela que também Ele é Deus, portador do nome divino "Eu sou" (João 8,28).

Deus é o Santo por excelência, "rico em misericórdia" (Efésios 2,4), sempre pronto a perdoar. É verdade e amor. Deus "é amor" (1 João 4,8.16); Se dá completa e gratuitamente: que tanto "amou o mundo, que lhe deu seu próprio Filho unigênito, para que o mundo seja salvo por seu intermédio" (cf. João 3,16-17). Deus é a própria Verdade, e como tal não se engana e não pode enganar. Ele "é luz e nEle não há trevas" (1João 1,5). Deus é uma Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo; este é o misté¬rio central da fé e da vida cristã. Este Mistério foi revelado por Jesus e é a fonte de todos os outros mistérios. Jesus Cristo revela-nos que Deus é "Pai", não só enquanto é Criador do universo e do homem, mas sobretudo porque no Seu seio gera eternamente o Filho, que é o Seu Verbo, "resplendor da sua glória, e imagem da sua substância" (Hebreus 1,3).





    25 anos do massacre de Jonestown

     Jonestown era uma comunidade fundada pelo pastor Jim Jones situada na Guiana,(América do Sul). Viviam isolados do mundo sem poder estabelecer o mínimo contato com o mundo exterior, sob pena de sofrer pesadas represálias. Em Jonestown, os crentes eram obrigados a admirar os discursos do pastor Jim Jones dia e noite, e quaisquer resistências acabavam num espancamento.. A fidelidade em relação ao Mestre não se discutia e eram frequentes as denúncias entre familiares como prova de lealdade.

   Era absolutamente proibido opinar acerca das regras estabelecidas e sequer sugerir o abandono. Jim Jones punia severamente aqueles que o tentavam abandonar. Uma vez, num simulacro de suicídio colectivo, Jim Jones quis testar a lealdade incondicional dos seus seguidores. Para isso, pediu a todos os membros da seita para beberem veneno. Todos beberam e só posteriormente se confirmou que a bebida era inofensiva. Entretanto, de Jonestown chegavam à América notícias dos desvarios do iluminado que incluíam orgias sexuais com crianças. 

     O Congressista pela Califórnia Leo Ryan, respondendo às solicitações dos eleitores, disponibilizou-se para ir à Guiana. No dia da visita a Jonestown, após verificar o desejo de alguns dissidentes em regressar aos EUA, apercebeu-se que realmente algo de muito grave se passava ali e fez com que Jim os libertasse. Porém,  quando Leo Ryan e os“ex-seguidores” se deslocavam para o avião, foram abatidos a tiro numa emboscada juntamente com dois jornalistas. Então obrigou 913 membros da comunidade a beber um veneno (cianureto com suco), em um suicídio coletivo. Há registros de áudio e vídeo do evento e muitas pessoas foram forçadas a beber o veneno, incluindo centenas de crianças. 

     E assim morreram cerca de 913 pessoas. Três seguidores, que já havia algum tempo tentavam a fuga, conseguiram nesse mesmo dia fugir para a selva. Mais tarde, os sobreviventes contaram que as mães metiam o veneno na boca das crianças enquanto as famílias esperavam serenamente pelo desenlace. Morreram bebês, crianças, mães, pais, avós… Jim Jones suicidou-se com um tiro para um final de um deus menor.

Nenhum comentário: