domingo, 11 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - PARTICIPAR NA LITURGIA NÃO É SÓ ASSISTIR



     A energia elétrica, sem se ver, ocupa e atravessa os fios e comunica-se às lâmpadas e aos aparelhos elétricos. Sem se ver! É verdade, mas está lá! Basta tocar-lhes que logo veremos os efeitos.

Também nas ações litúrgicas, sem se ver, se atualiza e se transmite a graça do mistério da nossa Salvação. Nos princípios do cristianismo, as comunidades, reunidas em assembléia litúrgica, sentiam-se realmente povo sacerdotal, real e profético e participavam, com Cristo e em Cristo, da obra divina da Salvação. Vivia-se mais em dimensão comunitária. Todos se sentiam unidos e desempenhavam um serviço ou ministério. Sentiam e viviam Cristo presente através dos sinais litúrgicos, celebravam seu mistério pascal não repetido, mas atualizado. Mas depois, com o tempo, com a rotina e o afastamento do mistério cristão, o povo começou a afastar-se dessa real, viva e eficaz participação. 

O altar distanciou-se da Assembléia, colou-se na parede extrema dos templos, o clérigo presidente, de costas para a assembléia, assumiu protagonismo absoluto nas reuniões, falava em latim, língua que ninguém percebia. Perdeu-se a dimensão comunitária. O povo passou a espectador e a entreter-se com devoções e rezas particulares. Não comungava, ficava apenas olhando de longe. A missa resumia-se a adorar a Hóstia consagrada e, mais tarde, também o cálice com o precioso Sangue que o sacerdote levantava para todos verem. Esse era o momento mais importante, solenizado até com o toque da campainha, dos sinos e foguetes no adro da igreja. 

O costume isolou o padre da assembléia que se amarrou a devoções particulares e aos santos. O essencial, como que desapareceu, para todos se prenderem a aspectos acidentais. Cristo não aparece como grande e principal Celebrante, o mais importante Participante da ação litúrgica. Foi preciso o Concílio Vaticano II para se voltar a insistir na participação viva e efetiva dos fiéis. Cristo reaparece como principal participante, presente e ativo na liturgia. Mesmo assim, ainda hoje temos que trabalhar muito para resgatar esse sentido de não marginalização do principal Participante das ações litúrgicas que é Cristo. E, para os fiéis, participar não é estar presente. Não é só assistir. Não é “mandar o padre fazer a missa” sob encomenda para solenizar algum evento social ou homenagear alguém. A missa não depende do barulho que se faz, nem do bater palmas, nem da zoada dos instrumentos musicais. Missa não é show nem exibição de algum grupo especializado em música.

 Devemo-nos preocupar com a participação de todos, com a integração de cada um no mistério pascal que se atualiza ali. A maneira de ler, o modo de cantar, os enfeites do espaço litúrgico, a maneira de estar sentado e de pé com dignidade e atenção... tudo nos deve ajudar a contemplar o mistério de nossa Salvação que se está ali atualizando. Com Cristo nos oferecemos ao Pai, aceitamos a manifestação da Vontade divina na proclamação da Palavra, celebramos nossa união a Cristo na comunhão e partimos comprometidos a testemunhar a alegria e a felicidade de Deus misericordioso que nos salva hoje e agora. No próximo número veremos as qualidades de nossa participação.
"A riqueza faz a pessoas rodopiar sobre si mesma e  ficar refém de sua ganância"...
MUITO ESTRUME AQUECE AS RAÍZES E SECA A PLANTA.
POUCO ESTRUME ADUBA O TERRENO
 E FAZ A PLANTA CRESCER.


Céu carregado de nuvens não deixa ver o sol. Roça bem cheia de capim não promete boa colheita. Carro freado não desenvolve a marcha. Cavalo apeado não trota. Navio amarrado no cais não se pode afazer ao largo. Avião com turbinas paradas não consegue subir ao alto. Assim a pessoa amarrada às preocupações terrenas, pesada e presa às riquezas,,, dificilmente está disponível para ser uma pessoa de espiritualidade. Não sente a direção da rota do vento do Espírito. Não sente necessidade de escavar suas possibilidades espirituais. Quem tem carteira cheia, ordinariamente, tem coração vazio. Quem se deixa enterrar nos bens terrenos, não consegue ter asas para atingir o ideal de santidade. S. Antônio pregava que muita riqueza é como muito estrume numa planta. Esquenta a raiz da planta e faz com que ela seque. Pouco estrume aduba o terreno e faz a planta crescer.

Seguir Jesus exige disponibilidade para escutar Sua Palavra, para aceitar Seu Projeto e ter jeito ou estilo novo de viver. Ou vivemos em liberdade verdadeira ou somos libertinos. Ou Deus ou o diabo. Ou vivemos em verdade ou em falsidade. S. Inácio, no seu livro de exercícios espirituais, fala de duas bandeiras. E temos que escolher qual queremos seguir. “Quão difícil é aos ricos entrar no Reino dos céus” (Mt.19,23-26). “A sedução da riqueza sufoca a Palavra” (Mc.4,19). “Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro” (Lc.16,13) E temos um exemplo concreto: o jovem rico (Mat.19,16-22). 

A riqueza faz a pessoa rodopiar sobre si mesmo. Apoiada nas riquezas que a prendem, a pessoa abastada, se não se cuida, não avança, é gananciosa e gira à volta dos seus interesses. Não se entrega ao Caminho. Está presa. Precisamos desamarrar a vida, desatar cordas que nos prendem, não podemos arquivar sonhos bonitos por sermos insensíveis ao Transcendente. Não nos podemos prender à terra, senão perdemos a direção e a dinâmica de peregrinos que somos, rumo à eternidade. Precisamos ser livres, disponíveis e abertos às inspirações do alto. Demasiadas pretensões, inutilizam grandes vocações.

LIXEIRA QUE METE NOJO!


Sinto-me indignado! Não sei que dizer do que diariamente vejo no Areal, no bairro das 1000 casas. Casas? – Pequenos caixotes que parecem caixas de fósforos, bem pertinho umas das outras, próprias para encurralar gente. Parecem caixas de fósforos, mas daquelas mais pequenas! E tudo feito com materiais frágeis, de fácil penetração pelos bandidos que rebentam janelas e portas com facilidade. Habitação de gente, que queremos com qualidade de vida, mereceria mais dignidade e respeito! E para quê tanta casa junta ? – Para despovoar o interior? Para acabar com as casas de palha? Para dar lugar ao eucalipto? Para fazer Chapadinha inchar ainda mais?  - Tudo isto são perguntas a que (penso!), ainda ninguém respondeu. E há muita gente que gostaria de ser informada! Que projeto estará por detrás de tudo isto?

Mas o que mais impressiona é o ambiente de desolação da abominação! Não há uma sombra, não foi plantada uma árvore, não se fez uma praça, não há um jardim... não há água potável e, às vezes, nem salobra. As igrejas, os comércios, as instituições públicas ... ou tudo isto foi esquecido ou arrumado para o lado. Guarita para a polícia, posto de saúde... nada disso existe. Calculem: nem cemitério! O que lá tem em grande quantidade, sobretudo na estrada e nos terrenos anexos (até meter nojo e provocar vômitos!) é lixo, porcaria, sacos de plástico aos milhões, sacos cheios de toda a espécie de lixo que caem dos caminhões ( sem lona que proteja a carga!) que diariamente se dirigem para o aterro. Aterro? – esse lugar atemoriza, aterra, amedronta, enoja... E impressionante! Antes de se tentar melhorar esta situação, já se estão a fazer mais 1000 outras casinhas iguais! É caminhões, caçambas, potentes máquinas de rastro...a passar constantemente na rua frontal, levantando poeira, salvo nalguns dias em que anda um caminhão pipa a regar o caminho! Alguém está ganhando com tudo isto. O povo? – Não creio.

Não! Assim não adianta provocar desenvolvimento. Não chamem a isto progresso. Isto é retrocesso. Como se pode, neste ambiente desumano, educar crianças na escola ou em família? Como poderão as famílias que para aí foram se sentir bem? O ambiente criado o que vai é fomentar a promiscuidade, a bandidagem, a roubalheira que encontrará uma rota de fuga muito fácil, pela Pitombeira, a caminho de Urbano Santos e, pelo Escondido, a caminho de S. Benedito. E sabem que este ambiente vai criar mais trabalho e responsabilidade à Polícia Militar que, todos sabemos, não tem agentes de segurança suficientes. E onde vai esta gente toda encontrar trabalho para sobreviver? Perante este desolador espetáculo, perguntamos: que está pensando fazer a nossa Câmara de Vereadores ou a Promotoria Pública, já que se vê que o Município foi abandonado por quem tem o dever de administrar? Gostaríamos que nos respondessem!
          NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

1- A comunidade de S. Camilo vai festejar Cristo Redentor de 15 a 25 deste mês de Novembro. O festejo começará com reuniões em diversos pontos do Bairro e só no fim virá para a Igreja de Cristo Redentor. O programa foi distribuído pelos grupos e comunidades.

2- No fim do mês haverá aqui em chapadinha uma reunião a nível diocesano para os acólitos. Por falta de espaço para centenas de participantes, a reunião ocorrerá, se nada houver em contrário, na capela de Nª Sª Aparecida.

3- Neste fim de semana está também a decorrer um seminário, na casa da Pastoral da Criança, para o Movimento da Renovação Carismática Católica.

4- Esta semana ocorrerá em Brejo a assembléia diocesana de Pastoral que terá a participação de alguns membros de nossa paróquia para analisar a maneira como têm tido desenvolvimento as diversas prioridades pastorais da Diocese que foram escolhidas o ano passado também numa assembléia diocesana de pastoral.

5- Continua, ao ritmo possível, a construção da futura igreja das 1000 casas. No local, não há água para a construção. Mandou-se fazer um poço, mas o responsável desapareceu depois de aprofundar 6 metros e não se sabe por onde anda. Tem-se ido buscar água à Boa-Vista. Não há uma sombra, nem casa perto para guardar alfaias de trabalho, pelo que se está levantando um salão de 6 X 8m.

6- Depois de, em Conselho Paroquial, se ter decidido mudar o domingo para adoração do Santíssimo para o último domingo, notou-se que a mudança não foi bem aceite. Pelo que vamos continuar no primeiro domingo e vão-se distribuir papéis pelas comunidades para saber que grupos devem responsabilizar-se  por cada hora.

7- P. António sofreu uma queda de motoca na semana passada, mas, graças a Deus, não teve qualquer ferimento. Estamos empregando todos os esforços para que deixe de andar de motoca.

8- Estamos recebendo algumas sugestões para que se construa uma gruta de Nossa Senhora de Lurdes na praça da Matriz, do lado da caixa de água. Estamos pensando.

 9- Agradecemos, mais uma vez, que quem deseja assinar o jornal “O Domingo” para preparar a liturgia de cada domingo, o faça, quanto antes. Como as assinaturas já foram pagas há vários meses, por imposição da editorial que o publica, quem demorar vai ter que atualizar a assinatura. O jornal e a “Liturgia Diária”.

10- Lembramos, mais uma vez, a inauguração do Centro Catequético de Nª Sª de Fátima para o dia 9 de Dezembro, pelas cinco da tarde e, no dia 2 de Dezembro, início do conhecimento da Santa Missão em todas as capelas e à noite na Matriz com movimento na Praça, depois da Missa.





Nenhum comentário: