domingo, 4 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - O CHAMADO É URGENTE


O CHAMADO É URGENTE

            Precisamos bradar, gritar bem forte, incomodar, chatear para chamar a atenção! Clamar a toda a gente!
           
     Não nos podemos acomodar, cruzar os braços, deixar que as coisas aconteçam de qualquer modo, deixar que a frivolidade e a mediocridade virem hábito! Precisamos levantar a voz, convocando todos para um renovado entusiasmo da nossa fé, para sentirmos ao vivo a beleza e o fascínio do encontro com Jesus. Precisamos levantar a voz, acordar os adormecidos, chamar os afastados, aqueles que persistem na indiferença perante o mistério e o amor de Deus. Sim, vocês lembram aquele cego de Jericó, filho de Timeu, do Evangelho do domingo passado?! 

       Era cego, mas sentia necessidade de enxergar melhor os caminhos da vida. Era cego, mas não acomodado, não gostava de não ver! Por isso, gritou e fez ouvir sua voz por entre o barulho da multidão. Não se acobardou perante as dificuldades que lhe armaram os que lhe queriam barrar o caminho da proximidade de Jesus. Enfrentou aqueles que se achavam importantes por irem no séquito ou na guarda do Mestre e não queriam chatices de estranhos. Mas o cego não se calou. Continuou gritando sua urgência em ver. Para Deus ninguém é estranho. Ninguém é inútil. Gritou, gritou... e fez-se ouvir. E o Senhor o chamou. E ele desembaraçou-se da capa e de todos os empecilhos que o impediam de pular. Abriu caminho por entre a multidão e correu. Foi curado da cegueira do corpo e da cegueira espiritual. E seguiu o Senhor!
            
      Precisamos gritar contra atrevidos que se vangloriam de lugares privilegiados que ocupam e se apoderam do que é de todos. Urgente acordar adormecidos no desânimo de fazer valer seus direitos a uma maior dignidade. Urgentíssimo dizer na cara dos que perderam a vergonha e abusam do que não é deles que tenham vergonha, porque nem todos são cegos! Urgente dizer àqueles a quem confiamos nosso grito de desespero que não brinquem com o seu cargo, que não fiquem brigando por cargos mais altos onde o dinheiro mais se acumula. Que não sejam como crianças lutando por brinquedos!
            
    Precisamos gritar bem alto as injustiças que acontecem lá longe e bem perto de nós. Jesus não foi indiferente aos problemas de ninguém. Não fugiu à fadiga para encontrar-se com quem dEle precisava, como também não se afastou do convívio com os seus amigos.
           Temos que gritar bem alto para que todos saibam que não temos rodoviária decente, nem limpeza nos bairros, nem segurança nas pontas de rua. Queremos chamar a atenção para o perigo de nos faltar água nas torneiras, para a falta do portal da transparência da Prefeitura que nunca funcionou e devia funcionar, para o descuido com a saúde pública, para a falta de segurança e ambiente demasiado barulhento que não nos deixa descansar para poder trabalhar, para a falta de um cemitério municipal para enterrar nossos mortos e para a situação do aterro sanitário que é um atentado a tudo que é vida. Gritar a alguns meninos que não brinquem impondo suas manias a uma população que pode cansar de ser pacífica, que pode não suportar mais tanta coisa desonesta. 

       Temos que gritar e bradar bem alto que não estamos contentes. Mesmo que alguns se chateiem por nossa teimosia em melhorar nosso ambiente. Gritar sem servilismo aos que podem mais que nós. Gritar sem orgulho aos que, pensamos, podem menos que nós, mas não compreendem a urgência da vida. Incomodar a todos. Nem que muitos nos mandem calar para não diminuir seu bem estar. Incomodar a todos! Incomodar para que saibam que Deus se manifestou em Cristo e não podemos desprezar na mediocridade, na banalidade, no desinteresse, o Salvador de nossas vidas. Quem nos dá toda a vida merece alguns minutos de nossa vida para Lhe agradecer!”


 FUXICO BARATO NO MERCADO DA FALSIDADE!
Impressionante, diabólica até, a tendência de criar novidade, de inventar notícia falsa! Maldito costume de forjar e ir à rua comunicar o que é mera falsidade. Mau costume que não faz distinção de sexos, que satisfaz o orgulho humano, que chama a atenção sobre o seu fabricante. 

Criar notícia, inventar novidade, fazer correr boato, espalhar fuxico... atividade tão espalhada e, infelizmente, de tão péssima qualidade! É maneira de superar algum fracasso, colocar a circular algo que contradiz o acontecido ou, pelo menos, diminui a sua importância que nos faz sofrer. 

Os boateiros comprazem-se em inventar. Há sempre um que sente essa necessidade e cria a mentira. Outro vai e, não querendo ficar atrás, acrescenta um ponto. Outro ouve, acha que mais um pormenor não ficaria mal, e lá vai mais uma achega. E aí está o fuxico cozinhado, prontinho para ser botado na rua, no mercado da curiosidade alheia ao gosto da falsidade de quem o fez.Olhem, quando o padre vai a Portugal, quanta novidade: vai cortar uma perna, não volta mais, está muito doente...! 

Olhem depois das eleições e mesmo na campanha eleitoral, quantas coisas correram, quantos fuxicos se criaram! Os candidatos falavam nos comícios e os boateiros ajudavam na rua. Falou-se de depressões de candidatos, de namoros de autoridades, de alta compra de votos, de facilitações a favor de alguém... depois foram meninos a chorar, porcos a grunhir, foguetes a estourar, carnaval a acontecer. Mas interessante! Todo o mundo se calou sobre quem andou a distribuir dinheiro, materiais de construção, quem o recebeu, quantas cestas básicas se deram e quem as recebeu. Sobre tudo isso houve silêncio. 

Não há quem denuncie o crime, não há quem faça correr a verdade para ser julgada.Todos buscando seus interesses, mostrando sua importância, tentando trocar o bem comum pelo bem individual, tentando mentir e, quantas vezes, humilhar o adversário. Esconde-se a verdade para fazer correr o fuxico! Não quero com isto dizer que não haja fogo onde se vê subir muita fumaça! Se há fumaça é porque alguém ateou fogo. É preciso averiguar! E, por tanta notícia que correu e corre, será bom não deixar de procurar a verdade! O fuxico costuma ter o rasto curto.
            S. Filipe de Neri (1515-1595) impôs, certo dia, como penitência, a uma senhora que gostava de fuxicar, percorrer uma rua de Roma depenando uma galinha. Na semana seguinte, a penitente confessou ter voltado a cair no mesmo pecado.
         - Cumpriu a pena que lhe dei? - perguntou o santo.
         - Sim, exatamente, como me disse.
       - Muito bem! Volte agora pela mesma rua e recolha as penas que espalhou.
        - Isso é impossível!
     -Do mesmo modo, é impossível desfazer as falsidades que se dedicou a difundir com o seu fuxico.

ANO DA FÉ, TEMPO DECISIVO!

Estamos no Ano da Fé. Queremos que seja um tempo favorável à reflexão e ao trabalho de aperfeiçoamento de nossa fé. Tempo de graça! Não podemos continuar indiferentes, mornos, com vida banal, medíocre... perante o imenso amor que Deus nos dedica.Não podemos confundir fé com algum e vago conhecimento do catecismo, com um conjunto de verdades decoradas, quando criança, com uma moral, por vezes, vaga e menos ainda praticada, com uma tradição de costumes herdada da família e, tantas vezes, esquecida e abandonada. Ter fé não é isso. Quem reduz sua fé a isso está enganando-se. 

O verdadeiro cristão não é o aluno, nem mesmo“bom aluno”, de um ensinamento transmitido. É preciso a adesão a Cristo. Urgente termos o encontro decisivo com o acontecimento, com a Pessoa de Jesus que dá vida nova, novo estilo, novo pensar, novo atuar, novo jeito de viver...  abre novos horizontes a todas as vielas por onde tem que passar nosso existir: na família, na sociedade, no trabalho, na convivência social, na prática religiosa, na maneira de encarar os problemas e o sofrimento, na política, na sexualidade... Quem se encontrar com Cristo, se enfrentar com Seu projeto, com Sua Palavra... vai mudar de vida. 

Olhem o que aconteceu com Francisco Xavier: deixou o castelo da família, a vida de êxito no ensino e fez-se Jesuíta, imitador de Jesus e foi como missionário para a Índia. Francisco de Sales abandonou uma vida de palácio real, lugar de opulência e fez-se humilde, pobre e admirador da natureza. Francisco de Assis, nem é preciso dizer nada. Olhemos quem ele era e quem ele se tornou quando sentiu a vacuidade da vida e se entregou a Cristo. 

A Igreja Católica não é uma igreja “self-service”, em que cada um escolhe só o que lhe apetece e faz só o que lhe agrada. Precisamos iluminar a inteligência e fortalecer a vontade para aderirmos à Palavra, à única Direção, ao único Rumo certo, à única Solução da vida que é Cristo. Ele deixou mandamentos, conselhos, pedidos, mostrou a Vontade do Pai. Não podemos viver à toa. À tola. Sem sentido. Confiados só na nossa maneira de ver tão triste e míope. Ter fé não é um saber.

 É uma sabedoria, um ter o sabor, apreciar  a beleza, sentir a alegria, fazer o cumprimento da Vontade divina que nos foi manifestada em Cristo. Ele é o Centro da História, o Ícone verdadeiro da Verdade, a Solução para os problemas da jornada humana. Ninguém poderá afastar-se dEle. Fora dEle não há Salvação. E quem O quiser anunciar tem que ter a convicção de um Mediador, o testemunho de vida do que anuncia, o entusiasmo de quem encontrou o essencial para a felicidade, de quem tem a disponibilidade e o exemplo de um amigo. O êxito do apostolado não se mede por números conseguidos, nem pelos decibéis atingidos. A força do Espírito embarca mais nas atitudes que nas palavras. 

O que se julga apenas funcionário, profissional do Evangelho não leveda, não tem sabor, não atrai, não convence, não ilumina. Pode converter alguém à sua cantiga. Não a Cristo. Vejo por aí anunciadores berrando, gritando, dando espetáculo... como quem apregoa pipocas na rua ou quer vender mingau barato, usando a técnica psicológica da persuasão, entusiasmando-se no fim e levantando a voz  para que lhe batam palmas... Apenas técnica humana ao serviço de lucros interesseiros. E, por cima de tudo, ainda ofendendo a caridade, chamando nomes e pondo seu produto como único e salvador.

              NOTICIAS DA PARÓQUIA

1- No dia 30 de Outubro PP. Foi inaugurado mais um espaço em Chapadinha para somar esforços à democratização do acesso de todos aos direitos humanos: um Núcleo da defensoria pública do estado com dois Defensores jovens (Drs Jorge e Noé) que têm como compromisso ajudar quem é menos favorecido, economicamente, a ter possibilidades de defender seus direitos. É o 16º Núcleo no Estado. No dia 26 de Novembro abrirá outro em Vargem Grande. Congratulamo-nos com o evento e desejamos o maior êxito a este serviço público de que tanto estávamos precisando no Município. Funciona nas traseiras da Prefeitura.
    
2-O dia de Finados decorreu com pouca gente a participar nos atos litúrgicos e com enorm,e queima de velas nos cemitérios. Mas melhorou a participação, graças a Deus. Cemitérios deviam ser espaços mais cuidados e até visitados pelos familiares dos que aí foram enterrados. Só no dia de Finados é pouco! Porque se pensa tão pouco na morte se valoriza tão pouco a vida!

3-Terminou no domingo passado o Sínodo dos Bispos em Roma. Foi a reunião mais participada (cerca de 260 bispos vindos de todo o mundo) desde sempre. Tratou sobre a necessidade de evangelizar os novos ambientes do nosso tempo, onde Deus está cada vez mais ausente. Talvez a palavra “preocupação” tenha sido a mais escutada na aula sinodal. O agnosticismo, o relativismo e o secularismo influenciam o mundo moderno onde a ciência e a tecnologia orgulham de tal maneira o ser humano a ponto de fazer desprezar o mistério de Deus. Mas notou-se nas intervenções que a grande causa de tudo isso é a vida tíbia, morna, a falta de entusiasmo na fé dos cristãos. Foram entregues 58 propostasde sugestão retiradas de todas as intervenções que houve para agora a Santa Sé elaborar um único documento, uma Exortação Pastoral e enviar a todas as dioceses.

4- A Diocese vai realizar uma Assembleia Diocesana nos dias próximos dias 14 a 17 deste mês em Brejo. Para preparar a nossa participação nessa reunião, pedimos que quarta feira próxima nos reunamos no Centro com representantes de todas as pastorais e movimentos paroquiais para analisarmos como estamos respondendo aos objetivos pastorais que foram marcados o ano passado a nível de Diocese.

5-P. Marcelo Rossi inaugurou um megatemplo, idealizado por ele, com a capacidade de acolher 100.000 pessoas. 50.000 dentro e 50.000 na parte externa.  A área e a construção são fruto dos recursos das obras de P. Marcelo e doação generosa do empresário Antônio Ermínio de Moraes.

6-A Jornada Mundial da Juventude no Rio 2013 tem um site (www.rio213.com) com o intuito de oferecer voz às dioceses do Brasil, envolvendo-as no plano da Semana Missionária e em tudo que for preparação para a Jornada. Entre nós, faremos no dia 19 de Dezembro um dia para a Juventude com passeata, show na Praça e celebração festiva.

7-A Igreja no Areal, nas 1000 casas, vai começar esta semana. O terreno vai ser limpo e a construção demarcada na próxima terça feira. O poço que vai fornecer água para a construção já está a ser aberto.

8- A construção do Centro Catequético no bairro de Nª Sª de Fátima está completo. Agora apenas alguns cuidados de alisamento do terreno, plantação de árvores para sombra e deslocamento de restos de material de construção.

9-Esta semana foram visitadas as comunidades do interior:  Centrão, S. Joaquim dos Siqueira, Soledade, Centro dos Lopes, Matinha dos Elenos.

10-Mais uma vez lembramos que quem deseja assinar o Jornal Litúrgico, Domingo ou a Liturgia Diária não se descuide. Faça sua assinatura quanto antes. Também lembramos que chegaram cerca de 200 camisetas da festa da Padroeira para satisfazer a imensos pedidos que tínhamos.

11-No Areal, a comunidade está preparando o festejo em honra de Cristo Redentor.

12- A comunidade de Nª Sª de Fátima vai usar a lanchonete da praça da Matriz para arrecadar algum dinheiro para fazer o altar para o SS.mo Sacramento que querem ter, perpetuamente, na sua capela. Agradece o interesse de todos.






Nenhum comentário: