domingo, 18 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ANO PARA COLOCAR FESTA NA VIDA



Estamos vivendo no Ano da Fé. Já pensamos na responsabilidade de sair deste ano com uma fé renovada, aumentada, vivenciada? Quem brinca com o amor acaba odiando. Quem despreza a fé acaba perdendo-a. Deus foi o primeiro que teve fé: acreditou no ser humano, criou-o e salvou-o. Acreditou tanto no homem que se fez Homem. 

Crer não é saber algumas verdades. É preciso acolhê-las e vivê-las, integrar a vida no projeto de Deus. Mas a Fé é, sobretudo, um dom de Deus. E deve ser:
- acolhida com gratidão. Não é favor que fazemos a Deus. É graça que Deus dá. Por isso, o cristão é uma pessoa agraciada por Deus e agradecida a Deus.
- reavivada com firmeza. A rotina, a repetição, o hábito... vão desgastando a vivacidade de momentos altos de espiritualidade que tivemos em horas solenes de nossa vida cristã, talvez até no fim de um encontro ou de um retiro. É preciso alimentar, não deixar esmorecer essa vida:
- purificada com humildade. Há sempre intromissões que prejudicam. Temos que ter a humildade de admitir fracassos, retrocessos, más influências... e querer melhorar. Que nossa fé não morra asfixiada por imensos perigos que nos aparecem.
- professada com entusiasmo. O encontro com Cristo cria intimidade, forte adesão da pessoa ao projeto de Jesus. Mas é uma vida com dimensão comunitária. Deus salvou-nos em família, reuniu-nos em Igreja e tornou-nos responsáveis uns pelos outros. Nossa fé ou se apega ou se apaga. Ninguém se salva ou condena sozinho. Ou somos apóstolos ou viramos apóstatas. Nosso testemunho de fé pode ajudar  irmãos a salvar-se.
- celebrada com alegria. A festa faz parte da vida. “Um santo triste é um triste santo” A festa provoca alegria, aprofunda e enraíza sentimentos, desperta capacidades, projeta a vida para a frente, dá élan, cria satisfação, transmite incentivo... Quem diz que tem fé e não a celebra em comunidade deve duvidar se é verdadeira ou falsa essa fé. O comodismo cria ilusões e obriga a arranjar desculpas falsas.
- vivida em profunda comunhão com Cristo, Palavra em que se manifestou a Vontade divina, Caminho que temos que seguir para nossa realização, Vida em que mergulhamos nossa vida pelo Batismo, Raiz de nossa dignidade, Certeza de nossa Salvação, Solução de nossas dúvidas, Senhor de tudo...

A LITURGIA: ONDE O MISTÉRIO INVISIVEL
ACONTECE DE MANEIRA VISÍVEL

Vimos, na semana passada, que as ações litúrgicas não são ritos mágicos, gestos clericais pagos pelo povo e que basta fazê-los que logo teremos o efeito. Liturgia é gestos humanos carregados da graça divina. É atualização do mistério pascal, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Quem celebra é todo o povo santo de Deus, reunido em assembléia e em comunhão com Deus. Os padres não celebram “para” o povo, mas juntamente “com ” o povo. Cada assembléia litúrgica é sacramento, sinal visível, instrumento que realiza a Igreja invisível onde povo e Deus celebram a Aliança e se vivencia a realidade de ser Igreja, antecipando a reunião definitiva de todos os filhos de Deus, agora dispersos. Por isso, o povo deve “participar”, “integrar-se”, “fazer parte”, “ter parte” no Mistério que celebra. 

Liturgia é comunhão com Cristo e, através d’Ele e de Seu Espírito, com o Pai e entre nós. É muito importante que todos nós aprendamos a participar, que todos saibamos como participar com alegria, entusiasmo e muita fé. Não passivamente, olhando de longe, distraídos ou empurrados por sentimentalismo ou motivos meramente humanos ou ocasionais. As ações litúrgicas exigem fé e, entre muitas outras, cada uma destas qualidades:
a)-  Ativa – celebrar é querer encontra-se com Deus. Não é só ficar a olhar o que o padre faz, mas acompanhar, saber o sentido de cada gesto, prestar atenção às leituras e homilia, professar a fé, oferecer-se com Cristo e comprometer-se com Ele para depois ficar com a vida em Missão.
b)- Externa e interna-  Todos e cada um devem participar. Completamente, com corpo e alma: gestos, palavras, movimento corporal... mas também puxar à interioridade, ao coração, ao espírito, por meio dos quais nos unimos a Deus, prestando atenção a cada coisa e dando-lhe a adesão do nosso mais profundo ser.
c)- Consciente – Não só compreender racionalmente o sentido dos símbolos, mas ir mais
longe: atingir o sentido espiritual que vem da fé, da meditação da Palavra, do conhecimento da Tradição da Igreja.
d)- Fácil – As ações litúrgicas deveriam ser adaptadas e inculturadas à linguagem verbal, conceitual, gestual, musical do povo que celebra... Tudo devia ajudar a levar à participação consciente. Que se faça tudo com brevidade, beleza, simplicidade, transparência, evitando repetições inúteis que indispõem e provocam cansaço demasiado. Só a Beleza seduz e eleva para Deus. Não as fáceis belezinhas compostas de show, espetáculo exibicionista, extravagância de enfeites, barulho, vaidade e falta de modéstia no vestir... Que, com fé, tudo se faça para chamar à vivência e contemplação do Mistério que se está celebrando.
e)- Plena -  A Liturgia exige comunhão de vida e esforço de identificação com Cristo. Na missa, a comunhão é parte integrante dessa plenitude de participação.
f)- Piedosa - Não sentimental, mas obediente à vontade do Pai. Como o Servo Sofredor. A participação, para ser piedosa, exige compromisso com o Reino que depois se expressará no dia a dia.
g)- Frutuosa – As ações litúrgicas têm que ter influência no nosso dia a dia, na vida familiar, na profissão, na missão, na oração, na vida de caridade... A Liturgia-ação deve ter continuidade na Liturgia-vida...
Como é bela a participação nos atos litúrgicos! Mas como exige formação, esforço e beleza em tudo que se faz!

APRENDE A VIVER POR AQUELES QUE SOUBERAM PENSAR

 - Não basta saber falar. É preciso saber o que se diz.
 - Não basta querer; é preciso ser capaz de algo fazer.
 - A inveja só consegue roer o próprio coração (Alemanha)
 - Faz mais barulho uma árvore que cai que uma floresta que cresce (Tibete)
 - Deus fez o tempo. O homem fez a pressa.
 - É preferível ser coxo que ficar toda a vida sentado (Rússia)
 - Podem cortar todas as flores, mas ninguém pode impedir o regresso da Primavera (Índia)
 - Também ao pobre mendigo a rosa dá o seu perfume (Japão)
 - Faz como a palmeira: mesmo quando lhe atiram pedras, ela deixa cair as suas tâmaras (Argélia)
 - O camelo não vê as suas bossas, só vê as dos outros (Região do Magreb)
 - O homem rico leva Deus no bolso; o pobre no coração (Filipinas)
 - O sorriso custa menos que a eletricidade e ilumina mais (Escócia)
 - Confia em Deus, mas não deixes de amarrar a carga do teu jumento.
 - Não digas que as estrelas morreram só porque há nuvens no céu (Arábia Saudita)
 - A amizade é um caminho na areia que desaparece se não se pisa constantemente (Líbia)
 - Tece elogios às montanhas, mas fica na planície; admira o mar, mas mantém-te no litoral (Florio)
 - Modera-te na prosperidade, resigna-te na adversidade e sê sempre prudente (Periandro)
- O homem preguiçoso é como um relógio sem corda (Jaime Balmes)
 - A preguiça anda tão devagar que é logo alcançada pela pobreza (Marco Aurélio)
 - As convicções políticas são como a virgindade; uma vez perdidas, não se recuperam (Margal)
 - Um partido é a loucura de poucos em prejuízo de muitos (A.pape)
 - O pobre trabalha. O rico explora-o. O soldado defende os dois. O contribuinte paga pelos três. O vagabundo descansa pelos quatro. O bêbado bebe pelos cinco. O banqueiro depena os seis. O advogado engana os sete. O médico mata os oito. O coveiro enterra os nove. O político vive dos dez.
 - O poder não corrompe; o poder desmascara (Rubén Blades)
 - Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1- A comunidade de S. Camilo está em novena para a festa de Cristo Redentor, a quem foi dedicada a sua Igreja. A novena começou com uma procissão saída da igreja com a imagem de Cristo e, cada noite, tem uma celebração frente a uma casa, numa rua do bairro.

2- P. Casimiro, irmã Prudência e mais 5 membros de nossa comunidade paroquial participaram da assembleia diocesana de pastoral que se realizou em Brejo de quarta feira passada até sábado ao meio dia. No próximo número de nosso boletim daremos mais notícias sobre o conteúdo dessa assembléia.

3- Terça feira vamos começar uma série de reuniões na comunidade da Sagrada Família, pelas 20.00H, para a preparação dos ministros da Comunhão dessa comunidade e da de Nª Sª de Fátima.

4- A construção da Igreja do bairro das 1000 casas vai avançando. Tudo indica que vai ser dedicada a Nossa Senhora das Graças. Por agora estamos só construindo uma pequena casa que servirá de duas salas para catequese, mas que agora terá a função de proporcionar uma sombra aos trabalhadores para eles comerem, merendarem e descansarem ao meio dia. Claro também para guardar ferramentas de trabalho e materiais de construção. O ambiente de trabalho é pesado. Muito calor, nenhuma sombra, horrível poeira e terra muito dura para abrir alicerces. Já temos no local 10 enormes caçambas de terra para aterro, muita areia e pedra. Os alicerces já começaram a ser abertos. Outra grande dificuldade é a falta de água. Temos transportado água da Boa-Vista.

5- A comunidade de Nª S. de Fátima está com a lanchonete aberta na noite de sábado e depois das missas de domingo. Agradece a colaboração de todos para a compra de um sacrário e respectivo altar para terem o San tíssimo permanentemente na sua capela, agora que têm centro catequético.

6- Depois de nos terem roubado dois ventiladores de parede na capela de S. António, esta semana foi a vez da capela de S. Pedro, no Campo Velho. Rebentam uma janela e entram. Estamos aconselhando todas as comunidades a colocarem “travas” nas janelas e nas portas, pelo menos. Bom seria que todas as janelas tivessem grade de ferro. A porta por onde se entra para a capela deve ser reforçada com um portão de ferro como já existe nalgumas capelas. Agora pedimos aos ladrões que se protejam bem, porque quem for apanhado sofrerá conseqüências não agradáveis. Isto de estar uma comunidade a trabalhar e um bandido a roubar tudo... não soa bem. E tudo tende a piorar no futuro!

7- Esta semana vai também haver audiência no Fórum sobre uma proprietária de um bar que começou a funcionar (sim, começou depois de construída a Igreja!) nas traseiras da Igreja de S. Luzia e perturba, com o som, as celebrações da comunidade. E pede, para deixar de funcionar, que a comunidade lhe pague o suficiente para viver sem o bar. Será que Chapadinha deseja virar “patrimônio nacional de bares”?

8- Lembramos, mais uma vez, que no domingo, dia de Novembro, haverá o primeiro rito de batismo, para as pessoas que vão ser batizadas no Natal. Devem vir ao secretariado nesta semana a fazer a inscrição. Pessoas adultas ou pais que não venham neste dia com seus filhos a receber o primeiro rito não poderão depois reclamar, porque já é a terceira vez que avisamos. O segundo rito será no dia 9 de Dezembro. Todos dois depois da missa das 10.00H.

9- Hoje, domingo, a juventude fará um dia especial na paróquia para lembrar a Semana da Juventude que se não pode realizar no tempo devido.









Nenhum comentário: