sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - DEUS FALA CALANDO


        Nas leituras da Liturgia desta semana apareceu um texto retirado do Apocalipse (3,1- 6,14-22) que nos devia fazer pensar a todos:”Conheço tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto”. “Acorda! Reaviva o que resta e que estava para se apagar”.”Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão” “Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente! Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca”....Compra um colírio para curar teus olhos, para que enxergues. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.” Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito  diz às igrejas”

Precisamos fazer uma parada. E refletir. Não adianta só viver. De qualquer maneira. Ou acertamos o passo com Cristo ou andamos para trás. Perdemos o tempo. Não avançamos, apenas retrocedemos! O horizonte de uma vida mesquinha, raquítica, anêmica... é uma ilusão. Precisamos cuidar nossos olhos com o colírio da fé, fortalecer nossos passos com a força da Palavra, animar a vida com a fortaleza do Espírito. Viver por viver, sem sentido e sem Deus... é desgraça.

No salmo 119, o autor sagrado ouve uma linguagem sem voz, descreve uma festa que não tem música, sente uma alegria inaudita. “Os céus descrevem a glória de Deus e a obra de Suas mãos narra o firmamento”(Ps.119,2). Eis o resultado de uma pessoa sintonizada com Deus. Seu coração também escuta. Há uma música sem som, uma literatura sem letras, uma linguagem sem palavras, uma festa sem barulho... que apenas são sentidas por quem presta atenção, no seu íntimo e trabalha o seu espírito. Um sentido aparece em tudo e transmitido sem voz. Mas mexe com as pessoas

Deus fala calando. Nós, só quando sabendo calar, é que ouvimos Deus falar. Aproximando-nos de mansinho, com interesse, para descobrir o sentido, o recado silencioso que, em cada coisa, Deus tem para nos enviar. A Palavra criadora de Deus é um som que nunca se ouviu, é um silêncio que nunca se cala. O Verbo de Deus estava no princípio de tudo (Jo.I,1). E está em tudo como Princípio. É sempre força criadora. Também nós somos filhos da Palavra silenciosa, do silêncio do útero, oficina do Poder Criador. E, na água do Batismo, não foi onda nem tempestade. Apenas umas gotas sem som, sem sombra, mas fortes, porque habitadas pelo Espírito. E houve transformação em nós. 

A vida cristã exige silêncio, reflexão, longe da perturbação alienadora, para sentir e saborear a beleza e a grandeza da presença de Deus. Ele fala calando e o homem deve calar todas as vozes para escutar, para falar com Ele, para O amar, para rezar na mais profunda comunhão. Ele não viaja no vento, nem no terremoto, nem no fogo. Chega silenciosamente, na voz de um fino silêncio, na calma de uma suave brisa, como fez com o profeta Elias (I Rs,19). Pequena chama que chama (Ex.3,4), como na sarça ardente, com Moisés. 

A Palavra de Deus não grita nem destrói (Ex.3,2-3), mas faz viver (Ex.3,8 e 10) e dá sentido (Lc.24,32). É preciso procurar Deus na Sua Palavra. Senão caímos numa morte antecipada que se perpetuará eternamente.



INSENSATAMENTE, O INSENSATO VIVE DA SUA INSENSATEZ!

“Insensato” é uma palavra muito usada na Bíblia e que tem significado esquisito: sem senso, sem sentido de vida, que vive à deriva, que não pensa no que faz, que vai na onda que aparece.... O insensato diz em seu coração:” Não há Deus!”(Ps.53,1).

O livro da Sabedoria diz que a pessoa insensata é o contrário da pessoa prudente. Sobre a morte do justo: “aos olhos dos insensatos parece ter morrido e sua saída deste mundo foi considerada uma desgraça” (Sab.3,2-3). O insensato despreza a sabedoria e a disciplina (Prov.1,7), desdenha as advertências (Prov.15,5), não ouve o bom conselho (Prov.12,5), Desprezar Deus é insensatez (Ps,74,18 e 22), assim como ter dureza de coração (ISam.25,25). Na repetição de seus atos, o insensato é como o cachorro que retorna ao que vomitou (Prov.26,11). No  Novo Testamento, é insensato quem não compreende que é, na fraqueza da cruz, que se manifesta a sabedoria e a força de Deus (ICor.1,18 e segs).

S. Paulo aconselha várias vezes os cristãos, nas suas cartas, a não serem insensatos e a procurarem a Vontade de Deus. Por isso, aconselha a comunidade de Corínto a ser insensata aos olhos do mundo para ser sábia aos olhos de Deus (ICor.3,18-19)

Ao insensato falta-lhe senso, juízo, orientação certa na vida. Vive de qualquer maneira. Não aceita o Absoluto. Vive para satisfazer os seus sentimentos. Só lhe interessa o que seus sentidos captam. Só tem importância o que ele come e bebe, o que vê e ouve, o que toca e cheira. Vive para o que lhe agrada. Vive disso e põe toda a confiança nisso. É materialista. O seu existir tem o alicerce nos outros seres humanos como ele. Pensa que é feliz, mas vive infeliz. O médico é a segurança de sua vida, o economista é que lhe garante o sucesso no futuro, no político coloca todo o seu destino. Mas... lá vem a ocasião que a sorte lhe foge e tudo lhe falha. Nota que foi enganado e que confiou em vão. Como fica? – Desesperado, desiludido, desanimado... E porquê? – Porque construiu a sua casa sobre a areia e ela ruiu (Mt.7,26 e segs), porque, como as virgens loucas, viveu sem cuidado e não arranjou azeite para a festa (Mt.25,1-13). E como é fácil cair neste pecado! Quão facilmente nos deixamos iludir e caímos na vida sem sentido!

Por isso, Deus veio habitar entre nós, em Cristo. Assumiu a natureza humana, compartilhou nossa situação, menos no pecado e veio fazer-nos companhia. A palavra “companhia” vem de dois termos latinos: “cum panis” que significa: aquele que come na mesma mesa e partilha o mesmo pão. Sim, Ele fez-Se nossa companhia! Mas não só Se fez nosso companheiro, mas nos alimenta com o Seu Corpo e Sangue. Quere ser nossa força na dificuldade, nossa solução nos problemas da vida, nossa origem e nosso fim. Não come só o pão conosco, mas é o nosso Pão, a nossa Vida. Sem Cristo, sem a comunhão, sem mergulhar nossa vida na Sua, sem a participação no Seu mistério pascal, sem nos alimentar nos sinais de Sua graça que são os Sacramentos... faltar-nos-á o essencial. Sem Cristo, nada nos resta de bom, tudo é ilusão e engano. Cuidado, pois, com a maneira como vivemos e a importância que damos a Deus!

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA 

1)- Decorreu há semanas o Congresso comunista chinês. O mais impressionante foi saber que a economia da China já ultrapassou a da União Europeia e é, presentemente, a 2ª economia maior do mundo. Prevê-se que, em 2.020, seja já a maior economia. E todos sabemos que a economia costuma desencadear processos de mudança cultural. E é isso que mete medo. Este modelo revolucionário chinês já fascinou muitos intelectuais, certamente, esquecidos dos valores humanos. Na China reina um capitalismo espúrio, nada preocupado com a dignidade humana da pessoa, com os direitos humanos e a liberdade de iniciativa. De governo democrático nada tem. Quem visita esse país fica impressionado em observar um deserto espiritual que afogou no materialismo histórico a tradição espiritual confucionista e mesmo a budista. Estas sobrevivem, superficialmente e só como folclore ornamentista. Urgente revitalizar valores nas culturas cristãs para sabermos enfrentar esta nova vaga que aí está chegando com muita influência

            2)- No princípio deste mês de Novembro, veio a público um filme sobre a vida de Santa Joana Beretta Molla.  Em Cracócia. O filme é intitulado: “A santa da vizinhança”. É que este ano faz 50 anos de sua morte e 90 anos de seu nascimento. Como todos sabem, Santa Joana teve um irmão, sacerdote missionário, médico também e que morreu em odor de santidade. Já foi introduzido o processo de beatificação. Santa Joana foi canonizada em 2004 por João Paulo II. Era médica e tentou até vir trabalhar com o irmão missionário para o Brasil, mas sua saúde não lho permitiu. Casou, constituiu família e, quando estava grávida pela terceira vez, foi-lhe diagnosticado um fibroma no útero. Não permitiu que a vida do feto fosse posta em causa. “se deveis decidir entre mim e meu filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isso o exijo! – a criança. Salvai-a!” Nasceu a criança que ainda é viva e é médica: Giovanna Emmanuela, mas Joana morreu no dia 28 de Abril de1962, pouco depois de dar à luz. A paróquia possui uma relíquia desta santa: um bocadinho de pano usado por ela no leito de dor e que ela mordia, quando estava com muitas dores, para não incomodar o bebé. Uma santa de nossos dias! Excelente modelo para este Ano da Fé

            3)- Decorreu, com muita participação e entusiasmo, a novena à festa de Cristo Redentor, na comunidade de S. Camilo  no Areal. Os encontros não se realizaram na Igreja da comunidade, mas no Bairro, uma noite em cada rua, junto de algumas casas que acolheram a iniciativa. Parabenizamos a comunidade por esta iniciativa e oxalá que este exemplo se repita noutras comunidades. Hoje, dia de Cristo Rei, a comunidade celebra com muita alegria a Cristo Redentor.

            4)- A construção das 1000 Casas continua. Esta semana fez-se parte do muro que limita o terreno e na próxima, sim, já se vai começar a encher os alicerces, pois as cavas já estão quase feitas. Também já se levantou uma casa com duas salas e varanda que servirá de futuro para catequese e que agora irá ser ponto de apoio para os trabalhadores comerem e guardarem a ferramenta. Graças a Deus, na falta de tudo, várias pessoas nos têm ajudado, dando-nos água e disponibilizando uma casa para nosso apóio. A todos agradecemos..

            5)- Decorreu com boa participação a Assembleia Diocesana de Pastoral. Teve a assessoria do P.Humberto Guidotti que falou sobre a ação do Concílio Vaticano II, sobretudo na dimensão social. Os participantes gostaram imenso e isso nos lembrou que o poderíamos chamar à nossa paróquia de futuro. Depois cada paróquia disse de como está a decorrer a preparação para a Santa Missão. E notou-se que, com raras exceções, todas as Paróquias se estão movimentando. De Chapadinha estiveram presentes 9 pessoas.

            6)- A Paróquia comprou tábuas de madeira de qualidade e mandou fazer 45 bancos que servirão para a Igreja das 1000 casas e para eventos na Praça da Matriz. Queremos também agradecer a pessoas generosas que entregaram ofertas para ajudar a comunidade de Nª Sª de Fátima a preparar a possibilidade de ter a permanência do SS.mo Sacramento na capela.

            7)- Neste domingo vai-se começar a administrar os ritos da cerimônia do Batismo de pessoas com mais de 8 anos. Notamos, com tristeza, os efeitos de uma época em que políticos de Chapadinha queriam ser também pastores e se intrometeram em religião chamando quem toda a gente conhece como ”capa verde”. É bom que todos saibam que esse abuso está a dar muita confusão, pois quem se sujeitou a ele, não está batizado para a Igreja Católica. Se deseja casar agora na Igreja ou fazer a Comunhão tem que ser batizado.  E tem, primeiro, que se preparar para esses sacramentos. Não se trata de batizar “outra vez!”, como alguns querem dizer, mas pela “primeira vez”, porque a cerimônia efetuada, há anos, de nada valeu, para a nossa Igreja. Valeu, sim, aos políticos da época, para mostrarem que sabiam enganar o povo e eram ignorantes em religião! Agora é bom que se note que, se os padres falarem a palavra “política”, ninguém gosta, mas quando políticos se metiam a promover outra igreja, ninguém falava. Ah! Política danada, de quanto és capaz!

            8)- Terminou ontem, sábado, no Centro Paroquial antigo, a assembléia das comunidades do Interior. Presentes mais de 150 pessoas com muita animação e interesse. Foi explicado a todos o sentido do Ano da Fé e da Santa Missão. Muitas pessoas já aprenderam e levaram para suas comunidades os cânticos da Santa Missão.

            9)- No sábado à noite, começou a assembléia paroquial da Pastoral Familiar. Prolongar-se-á até hoje, domingo ao meio dia.
           
            10)- O problema de um bar nas traseiras da igreja de S. Luzia teve audiência no fórum com a Promotoria Pública, no passado dia 23. Ainda não sabemos do resultado, mas se o bar continuar a incomodar, a paróquia terá que ir para um processo criminal. Agora o interessante é ver como as pessoas desconhecem a lei, incomodam e ainda se acham na razão de provocar.

            11)- A camioneta F1000, conduzida pelo P. Neves, teve um acidente ao sair da Travessa Mocambinho para a Rua Presidente Vargas. Depois do natural nervosismo, começou a notícia a ser internacional. Logo recebemos telefonemas de S. Luis e da família de P. Neves a saber o que se tinha passado. Hoje a rapidez da internet provoca internacionalização até ao que acontece em Chapadinha!


 

Nenhum comentário: