domingo, 17 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 17/02/13 - A GRANDE PREOCUPAÇÃO DO FUTURO PAPA



Antigamente humilhou-se o homem em nome de Deus. Um erro. Agora ofende-se a Deus para exaltar o homem. Outro erro. E é sempre  o homem
que sai condenado. Quer num, quer noutro caso. Brinca-se demais com o sagrado! Antes esquecia-se que Deus está presente no ser humano. Agora, para engrandecer e brindar ao ser humano, pensa-se que é preciso espezinhar o sagrado, esquecer Deus! Pagam caro esses políticos que quiseram colocar Deus fora da História, colocá-lO na marginalidade, ignorá-lO! Mas essa é uma tendência universal! Lembremos o que está acontecendo na Europa e onde ela caiu. De uma ou de outra maneira, o mundo tenta sempre esquecer Deus, restringir Sua presença e influência ao etéreo. Trocá-lO por coisas fáceis e vazias de sentido.  Desejamos substituir igrejas por centros comerciais, estampas de santos por cartões de crédito, a Bíblia pelo livro de cheques, Deus pelo dinheiro, a felicidade eterna por rápidos momentos de prazer. Achar-se moderno é a norma máxima da nova moral. O progresso?- o maior dogma em que acreditamos. A Tradição? – Coisa antiquada a abandonar! Mudança? - Exigência mais que religiosa. Os valores cristãos? – Lixo do passado a mandar para o esquecimento.
Só que, orientado por esses novos modos de pensar e agir, deparamos com muitas expressões de angústia existencial, vidas carregadas de ídolos, demasiado tempo perdido no medo. Lembremos o que está acontecendo com as experiências nucleares da Coreia ou o perigo da Síria. O ser humano, posto acima de sua real valia, supervalorizado, fica, por isso, totalmente fragilizado. Sem suporte e sem horizonte de sobrevivência. Não se aceita o incenso nos templos para nos auto-incensarmos numa super-valorização do que pensamos ser e não somos. Covardemente, recusamos Deus pensando que é um produto dos padres. E fazemos a viagem da traição e do afastamento da verdade para cairmos no poço do nosso nada.
Porém, nas horas de aperto, temos o Credo e o Pai Nosso nos lábios. Compramos fortificantes para melhorar a debilidade mental, adquirimos antibióticos para sair da angústia, abarrotamos as clínicas médicas à procura de alívio. Sinal evidente que precisamos de fazer uma viagem ao nosso interior para reconhecer o erro, abandonar nossas inúteis pretensões, enterrar nossas ilusões, corrigir o engano, bater no peito, arrepiar caminho e arrependermo-nos pela ousadia de esquecer Deus. Urgente retornar ao caminho da vida! Convertermo-nos a Deus.
Mas, deparando com toda esta grave problemática do ateísmo moderno, do relativismo, do secularismo, da bioética... ainda há quem pense que o grande problema da Igreja e a maior preocupação do futuro Papa é a liberdade para os padres casarem. Não se pensa que o futuro Papa tem que se preocupar com a infidelidade conjugal que alastra, com o aumento do número de divórcios, com as crianças abandonadas por falta de família, com a onda de hedonismo, pedofilia, sexualidade animalizada, corrupção nos órgãos públicos, ameaça de guerra nuclear, aborto, falta de unidade e comunhão fraterna, por toda a parte, até no Vaticano e no Colégio dos Cardeais, insegurança internacional, guerras tribais na África e entre nações, desigualdade social e econômica pela globalização, fome mundial, ateísmo provocado pelo orgulho científico e tecnológico do mundo moderno, etc, etc... Ninguém queira dar uma de irresponsável puxando a atenção do público para assuntos que não merecem. Os padres casarem ou não casarem também é um assunto, mas não o mais importante. Vejamos o mal que existe no próprio quintal, na nossa interioridade. E quem não tem sensibilidade religiosa, ao menos, saiba respeitar a dos outros.


          QUARENTENA A VALORIZAR

Deus manifesta-se quando e como quer. Sua ação é livre e gratuita.
Mas não costuma forçar portas nem rebentar ferrolhos. Deixa-nos livres e responsáveis.
Respeita as fronteiras de nossa liberdade e as decisões do nosso coração. Ordinariamente, só O encontra quem O procura. Só O procura quem sente necessidade dEle.
Só sente necessidade dEle quem reconhece as limitações do seu ser.
Só faz perguntas quem precisa de respostas; engana-se quem acha que já tem solução para tudo.
Só fica saciado quem dEle tem fome. Quem se satisfaz na sua miséria não sabe apreciar a grandeza divina.
Só O ama quem O experimenta na vida. Quem só se preocupa com o acidental esquece o essencial.
Só um coração despojado tem lugar para Deus. Vidas cheias e ocupadas com bagatelas, dispensam-nO.
Deus é alimento completo. Pão vivo para nossa fome de vida plena. Alimento substancioso. Deus não é como aperitivo leve.
Para trás fica o deserto e o maná, coisas passageiras e próprias de quem peregrina.
Não podemos acampar no nosso deserto. Caminhamos em busca de uma nova terra, da vida eterna.
Deus é resposta cabal a tudo que nos preocupa. Não é resposta evasiva ou meia-resposta.
Deus é a solução. Quem pensa bastar-se a si mesmo embrulha-se no seu nada para se lançar ao nada.
Deus é presença misericordiosa e surpreendente nas encruzilhadas da vida. Precisamos andar preparados.
Deus é força na fadiga de quem trabalha para se transformar. Não nos dispensa de fazer nossa parte.
Deus é entusiasmo para quem não vive dobrado ao peso da sua indignidade. É incentivo para sairmos de nossas opressões.
Deus é liberdade para quem tomou rumo certo para a felicidade. É Caminho que nos dispensa de fazer carreiros.
Quaresma não nos livra das tentações. Dá-nos força para as enfrentar. Quaresma não nos isola do diabo. Dá-nos a graça para o vencer. Quaresma não nos afasta da vida real. Leva-nos a santificá-la. Quaresma não nos dispensa da oração. Mas cria melhor ambiente para o encontro com Deus. Quaresma não inutiliza nossa ânsia de prazer, ter e poder. Mas leva-nos a confiar mais em Deus.Quaresma não nos fecha na tristeza de nossas limitações. Mas abre nosso coração ao Espírito e à voz do Pai.A todos desejamos uma santa e santificadora quaresma que é itinerário pascal, esforço de percurso para uma vida nova.



                         A CINZA E O NADA QUE SOMOS

À força de tantas vezes repetir: ”lembra-te que és pó e em pó te vais tornar...” vou-me convencendo que sou pó! Pó mesmo! Agora pó levantado. Depois (não sei quando!) pó caído. Pó, cinza, terra, chão, impureza. A Quaresma começa com a consciência de nossa impureza, para terminar com a valorização da água. A água do Batismo que nos lavou e nos introduziu numa vida nova.
Uma semente peregrinou pelo ar. Caiu em terra fértil. Abraçada pelo calor da mãe terra, nasceu, cresceu e tornou-se árvore frondosa, perfumou o ambiente, embelezou a paisagem. Deu folhas, sombra e frutos. Mas também para ela chegou o Outono da existência. Envelheceu, caiu e o irmão fogo a engoliu como venenoso dragão. E aí está o fenômeno da cinza. Na quarta feira de cinzas, caindo sobre o teto de nosso cérebro, a cinza nos convida a pensar sem ilusões. Estamos em trânsito, rumo à vida plena. Não somos passageiros cansados, desiludidos e sem ajuda. Precisamos de aceitar o esforço da caminhada, sair do nosso deserto estéril e nos lançar na procura de uma nova terra com horizontes de eternidade.
É Quaresma. Tempo com encontro marcado com aquilo que somos, isto é, com nosso nada. Vivemos carregados de sonhos, inutilidades, coisas supérfluas, vaidades... Um dia, despidos desses artifícios e ilusões, saberemos nossa real identidade. Quaresma é tempo de alerta! Uma forma de nos convencer da miséria que somos e do valor e dignidade de que estamos investidos em Cristo. .
Na secura do deserto e com a fraqueza provocada pelo jejum, Jesus sentiu a tentação. Foi solicitado a mostrar poder, a fazer milagre fácil, a ter coisas com fartura. Jesus resistiu. Tentador não teve êxito. E quem está com Jesus, embora seja também tentado, terá força para resistir. Quem dera que isso aconteça sempre comigo e consigo, amigo leitor!



 CARNAVAL COM AUTORIDADES A MAIS E AUTORIDADE A MENOS

O carnaval seria tempo para driblar a tristeza, uma tentativa para não deixar encalhar a vida na “mesmice”. Carnaval é exibição de grandes doses de boa disposição, vendaval de liberdade em que os profissionais da invenção mostram sua genialidade em que se define quem são os melhores especialistas da alegoria. Carnaval é uma maluqueira de festa popular. Parece que a alegria desceu à terra e o povo pode festejá-la na rua. O folião mostra, com pujança, a força da festa que, escondida, o invade. O samba contagia e faz balouçar o corpo, enche as multidões de emoção.
Isto é o carnaval. Mas ele tem também uma outra face: a dos excessos, a contrapartida da vida mal vivida. E o interessante é que as instituições públicas podem fazer encontros, simpósios, congressos... para promover a educação. Mas carnaval é a lição mais fácil e melhor aprendida pela nossa juventude. Tem teoria e prática. E muita atração. E também podemos lamentar-nos que a Saúde Pública vai mal. Mas, com que direito, se nada se faz para evitar barulho ensurdecedor, provocação de confrontos, fácil aquisição de hábitos degradantes, falta de sono, álcool em excesso, libertinagem requintada, falta de efetivos policiais para a segurança...? Tudo isto é incentivo a mortes, provocação de doenças e maus hábitos por falta de prevenção, falta de moderação e falta de segurança. Digam o que quiserem os senhores que são pagos para dizer bem de tudo e desculpar os responsáveis, mas, em Chapadinha, neste carnaval, houve autoridades a mais e Autoridade a menos. Houve até quem sugerisse o uso de crachás para se saber quem é ou não autoridade. Foi um carnaval mal organizado, sem ordem, com enormes gastos públicos e imensos espaços vazios das bandas que facilitaram a bagunça e amedrontaram muita gente que evitou participar. Muitos grupos, por toda a parte, se exibindo como e onde queriam. Por isso houve mortes, prisões sem conta, presença maluca de armas em público, droga com fartura e de bebida, nem se fala. As praças foram ocupadas com falta de sossego para idosos, hotéis... dificultando até as igrejas de celebrar a fé. Se não houvesse a ação eficaz da polícia e o cuidado dos responsáveis, até cerveja se venderia dentro dos templos. Evito falar do mau ambiente criado pelo mau cheiro.


          NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1- P. António e Ir. Márcia viajaram para Portugal. Tiveram boa viagem e foram esperados pela Ir.Isabel no aeroporto da cidade do Porto. Agradecemos ao casal Raimunda e Edmilson da Corrente o ter avisado seu filho em Brasília para os ajudar. Muitas pessoas têm perguntado se P. António volta ou não. Depende dos médicos e da decisão dos Superiores do Instituto.

2- Por engano, no último número deste Boletim, foi publicada a data em que será realizado o 1º Retiro Paroquial para as Santas Missões. O certo é nos dias 12, 13 e 14 de Abril.

3- Convocamos o Conselho Paroquial para logo à tarde, domingo dia 17 de Fevereiro, às 15.00H no Centro Paroquial. Na agenda estão as matrículas da catequese, a distribuição dos folhetos-mensagem e as visitas aos doentes durante a Quaresma.

4- A Campanha da Fraternidade, este ano, trata de um assunto muito importante: Juventude e Fraternidade. Pedimos a todas as comunidades que realizem os encontros que estão programados no folheto da Campanha (ainda há alguns no Secretariado!) e se continuem a formar grupos de jovens nos bairros. Não podemos abandonar os jovens depois da Crisma, pois essa é a idade em que mais precisam de reflexão e formação cristã. Estamos pensando em trazer para a paróquia um Movimento Apostólico que congregue e oriente nossos jovens nessa idade e neste período da História tão difícil.

5- A notícia da resignação do Papa Bento XVI apanhou-nos a todos de surpresa e muitas pessoas nos telefonaram a pedir explicações. Apenas temos a dizer que o ministério petrino ou o ser sucessor de S. Pedro na cadeira de Roma é um ministério, um serviço. Não é um sacramento nem algo que tenha que ser até à morte. Pelo que investigamos já foram seis os papas que resignaram. No caso de Bento XVI achamos ser um ato de sinceridade, coragem e muita lucidez. Quando alguém não se sente mais capaz de desempenhar o ofício em que foi investido deve deixar para outro mais capacitado. Bento XVI vem sentindo-se   muito  debilitado e   sem  possibilidades  de realizar viagens e continuar a cumprir a agenda de trabalho do Vaticano. Sobre seu pontificado caíram graves problemas como a pedofilia de sacerdotes, certa desunião dos cardeais, desvio de papéis secretos... e a crise e transformação do mundo moderno exigem muita atenção e agilidade nas decisões. Bento XVI, no nosso entender, teve uma atitude corajosa e muito humana que ajuda a desmitificar certa centralização absolutista do Papado. Devemos, sim, agora rezar para que o seu sucessor seja fruto da ação do Espírito Santo que preside à Igreja. O Papa é Pai, Pastor e Guardião da unidade e comunhão na Igreja.

6- Fomos convidados para comparecer à primeira sessão da Câmara Municipal que agradecemos, mas por sobrecarga da atividade pastoral não estivemos presente. Os dois sacerdotes estavam na igreja de Cristo Redentor a confessar e a celebrar. E havia também missa na Matriz. Mas queremos desejar a todos que constituem a nossa Câmara Municipal bom trabalho, seriedade e muita competência honesta no desempenho de suas atividades. Estaremos atentos ao que lá se passa. O interesse, a ser medido pelas presenças nessa primeira sessão, não inspira confiança. Lamentamos!

7- Agradecemos à Polícia Militar pela atividade na Praça, junto da Matriz, pelo que ajudou a comunidade católica a realizar suas celebrações. Lembramos que no sábado à noite, fomos muito, mas muito incomodados. E continuamos a lamentar a falta de respeito e provocação pública em realizar baderna nas proximidades da Matriz.

8- A construção da Igreja que vai ser dedicada ao Espírito Santo na comunidade de S. José, no conjunto das mil casas, continua. Pensamos, se o tempo permitir, colocar o telhado no templo, nesta próxima semana. A Novena de S. José, de 09 a 19 de Março, já será realizada na nova igreja.
9- Pedimos a todas as comunidades que mandem retelhar as capelas e igrejas. Muita água nas paredes dos templos coloca em perigo os pés das tesouras. Por favor, combinem com pessoas capazes para os telhados serem arranjados.

10- Matriculas da catequese:
B. da Cruz: 25/02 a 01/03 – manhã e tarde
B. da Corrente: 16 a 23/02 – manhã e tarde
B. S.Luzia: mês de Fevereiro – manhã e tarde
C. velho: 18 a 28/02 – manhã e tarde
Novo Castelo: 16 a 23/02 – tarde
B. Novo: mês de Fevereiro – sábado e domingo
V. de Fátima: mês de Fevereiro –sábado de manhã e tarde
T. Duras:11 a 28/02 – manhã e tarde
Boa Vista: 18 a28/02 – tarde
R. dos Pássaros:14 a 28 /02 – tarde
Areal: 14 a 16/02 - manhã e tarde
S. António; 16 a 23/02 – manhã e tarde
Aparecida:16 a 23 /02 - manhã e tarde
Centro: 25/o2 a 01/03 – manhã e tarde
B. do Sol: 16 a 23/ 02 – manhã e tarde
Tigela: 16 a 28/02 – manhã e tarde. Início da catequese Paroquial em todas as comunidades: 09/03/2013. 
Encontro de Formação para catequistas: 01 a 03/03/2013






Nenhum comentário: