quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - REALIDADE JUVENIL: UM RETRATO DO MARANHÃO:




O Brasil tem 45 milhões de jovens, dentro das idades de 19 a 29 anos. Dentre estes, tem 17 milhões na idade de 15 aos 19 anos. No Maranhão,os jovens representam uma grande parcela da população. Trata-se ainda da população mais atingida pela exclusão social e que lidera as estatísticas como grupo mais vulnerável da sociedade.
Regina Novaes, Socióloga e especialista em questões relacionadas com a juventude brasileira aponta três grandes medos que o jovem sofre atualmente: medo de morrer, medo de sobrar e medo de estar desconectado.

O medo de morrer prematuramente é o reflexo do cenário de violência que vem rompendo fronteiras, sejam elas sociais ou geográficas, além da falta de uma política de saúde para os jovens. A violência associada aos jovens do Maranhão é destaque em pesquisas nacionais. Os jovens, ao mesmo tempo que são vítimas, também são protagonistas dela. De acordo como mapa da violência 2012, entre 1999 e 2010 a taxa de homicídios contra os jovens no Maranhão cresceu 385%, tendo um crescimento ainda maior nas cidades do interior do Estado ( 463%) em virtude do tráfico de drogas e armas Vale lembrar que os acidentes de trânsito e suicídio entre os jovens contribuem para esse sentimento de medo de morrer.

O medo de sobrar retrata no jovem a angustia por mais conhecimento e formação. A necessidade de um passaporte para o mundo do trabalho é muitas vezes confundida com a entrada precoce no mercado, causando em muitos casos o trabalho infantil. Esta modalidade faz com que o Maranhão pareça nas pesquisas de forma extremamente negativa. A isso se soma o abandono prematuro da vida escolar, favorecendo o agravamento da exclusão social e abrindo caminho parta a violência e a criminalidade.

A boa notícia, entretanto, é que a jovem Erislane Campos da Silva, aluna da 2.ª Série do Ensino médio de uma Escola publica do município de Sucupira do Norte, é membro da Pastoral juvenil da diocese de Balsas e eleita representante do aranhão no Parlamento juvenil do Mercosul.. Eis palavras da Erislane:  “ Como parlamentar juvenil do Mercosul e representante da Juventude maranhense na luta por uma educação que almejamos, sem interferência de desigualdades e vulnerabilidades que afetam nossa vida estudantil, é importante e necessário mostrar as realidades educacionais que nós jovens vivemos durante um ano letivo, resultado disto são as colocações que o Maranhão recebe em ranking de pesquisa como o PISA de 2009  onde o Estado do Maranhão  ficou com a penúltima posição no ranking em menor em menor patamar educacional, ficando apenas à frente de Alagoas.”

O medo de estar desconectado em um mundo conectado é outro grande desafio aos jovens.  Texto base da CF nos chamam atenção para o ato de que o protagonismo do jovem ganhou espaços no campo virtual. A família é influenciada pelas tecnologias. Os jovens tendem ao isolamento social.  Estabelecer regras tornou-se um desafio.
A boa noticia é que as ferramentas virtuais como FACEBOOK, BLOGS, E-MAIL E TWITTER têm sido responsáveis pelo aumento da consciência e da atuação política devido ao seu caráter de mobilização de massa, seja  ela política, social ou religiosa”( Fonte: www.cnbbne5.org.br)

Os jovens ( e não só) da Paróquia de Chapadinha se propuseram passar um Carnaval diferente. Já vão na XVIII ARCA DA ALIANÇA, um retiro onde vivenciaram uma experiência com Deus só acessível a quem decidiu passar esses dias juntos em oração, sadia convivência e diversão cultural e profundo contato com o divino. No 2ºdia tiveram a agradável presença do Conselheiro espiritual diocesano, o P.José de Ribamar, reitor do Seminário diocesano de São Luis. ( Veja fotos abaixo da VXIII ARCA DA ALIANÇA da RCC no CAIC, no retiro de Carnaval em Chapadinha).















Nenhum comentário: