domingo, 3 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - HÁ TAMBÉM FOME DE FORMAÇÃO E DE SABER RESPEITAR A URGÊNCIA DE PRIORIDADES PÚBLICAS



Nem só de pão vive o homem. É verdade. Vive também de boas idéias, de amizade, sentido de vida, saúde, limpeza... e de muitas outras coisas!. Fala-se muitas palavras, faz-se muitos discursos, inventa-se muitas explicações... mas esquece-se que o importante, o que mais deve merecer a preocupação de todos, é a pessoa, o ser humano, sobretudo o simples e, tantas vezes, marginalizado. De tanto falar de doenças, esquece-se que há doentes. De tanto procurar prestígio individual, abandona-se milhares e milhares de pessoas na miséria. Não esqueçamos: temos falta de casas dignas no interior, ainda não ultrapassamos a agricultura de mera subsistência no toco, temos caminhos horríveis nalguns lugares do interior... Um desafio enorme: dar prioridade ao bem comum, às pessoas, donde não se deve distanciar o poder público. 

Ouvi, durante a semana, tentativas de justificar enormes gastos em bandas e shows na época do Carnaval. Defende-se o poder, procura que quem está no poder não perca êxito político, coloca-se a influência e aceitação dos que melhor se manifestam acima de tudo. Não nego que isso tenha a sua importância, mas resolver tudo, tendo como base o primado absoluto da política... cheira-me a erro, a egoísmo, a atraso mental. A autoridade vem do povo que deve ser escutado. E é o bem da maioria que deve ser respeitado. A vontade que alguns têm de brincar, o gosto pela dança, o prazer de beber, a necessidade da brincadeira... vêm depois. Usa-se, por vezes, o argumento que vender bebidas na praça pública nestes dias é maneira de algumas famílias viverem. Pode ser. Mas fraca maneira de algumas viverem e de, muitas outras, em muito maior número, se perderem. Sabemos que já há demasiados botecos espalhados pela cidade. 

Não é preciso inventar outros esporádicos! É preciso não fomentar a cultura do consumismo prejudicial e do prazer! Privilegiar fantasia ocasional não é tão importante como satisfazer reais necessidades quotidianas. O ano tem mais dias que o carnaval. Durante todo o ano acontecerão mais urgências que em três dias de carnaval. Desprezar o bem comum, a saúde pública, a urgência de se resolver o problema da água na cidade, o dar uma visão agradável à entrada da cidade, o tirar bairros dum mar de poças de água e lixeira, colocar o ginásio do Campo Velho (vergonha municipal!) a funcionar... para mim, estaria em primeiro lugar. Mesmo se, ocasionalmente, se ouvisse algumas criticas disparatadas de caras pintadas, sedentas de fantasia. É normal! Num ano de seca, vai haver problemas em muitas famílias. É preciso dar direito à população, dignidade às pessoas, prioridade ao bem comum, progresso à cidade... e não satisfazer o acidental próprio ou de uma minoria da população que tem que dançar carnaval e, de preferência, ao lado da Matriz. Isto para evitar palavras retorcidas. Senão eu diria que abandonar o essencial e dar prioridade ao acidental é próprio de gente da era do “pitecantropo” ou do “australopiteco”. 


RESPEITEMOS A NOBREZA QUE SOMOS!
EXIJAMOS O RESPEITO QUE NOSSA DIGNIDADE MERECE!
NÃO FAÇA DO CARNAVAL A FEIRA DE SUA DIGNIDADE!

São provérbios antigos: “quem deseja ser brasa, depressa vira cinza”. “Quando a cabeça não pensa, quem sofre é o corpo!”
Não dependure sua vida, em momento de instinto assanhado, num ato de amor apodrecido.
Estamos no carnaval. Nem tudo nos é permitido. Viva a nobreza de sua dignidade humana! Não se venda por um simples prazer nem se escravize por uma bagatela. Bicho bruto tem instintos. A você Deus deu uma inteligência. Use-a!

Como é belo ser livre! Mas que responsabilidade! Quebre as amarras, rebente as cadeias que o prendem à dependência sexual ou ao prazer do álcool! Não rasteje na lama do vício. Levante-se e seja livre em Cristo! Só Ele é Luz, Força e Direção do caminho certo para a alegria verdadeira.
Mostre que tem uma mente purificada e não se deixe dominar por uma paixão desenfreada.
Não se escravize nem escravize outros a um vil prazer. Viva a alegria de ser amado por Deus e contagie o mundo com essa felicidade. Não se deixe sequestrar pela devassidão! Não se rebaixe ao nível duma besta! Não abuse da ingenuidade de seu irmão ou irmã. Você irá prestar contas a Deus por esses seus atos.

Você é mais que seu corpo. Não o exiba com vaidade! Lembre-se que Deus lhe deu força de atração para servir a vida e não para se divertir. Não abandalhe sua vida ao serviço dum desejo incontido.Você vale mais que os quilos de carne que carrega.
Seu modo de vestir mostra a identidade do que você é e pensa. Vista com dignidade! Animais têm pêlo e rabo. A você Deus concedeu o pudor, isto é, a vergonha que o leva a usar roupa. Não vista de maneira provocante, porque você é pessoa e não besta aluada.
Seja decente e não atrevida no seu vestir! Afaste-se da vaidade e da maldade que a inferioriza.
Zele sua dignidade feminina. Preze a nobreza da maternidade! Dignifique a beleza de poder ser parceira de Deus na obra da criação. Saiba agradecer tão grande graça. Não a troque nem alugue ao pecado.

Não se queira reduzir a carne, porque animal de abate você não é.
Não queira apenas ser engraçada, porque você não é brinquedo de diversão para pessoa atrevida.
Não pense que vale pelo charme que exibe. Exiba, sim, sua dignidade de filha do Rei do Universo.
Jovem, rapaz, moça, você é ser humano, não é mero macho de reprodução nem fêmea de atração!
Domine e eduque seus instintos, porque até em bicho bruto se costuma botar freio. Não se glorie na arbitrariedade, não se orgulhe na leviandade. Só poderá andar solto no mundo quem se sentir preso em Cristo. Não suje a dignidade feminina! Mostre que é pessoa educada e fuja de quem, com fome de prazer, se avilta na oferta. Isso é ofício de bandido e marginal. Não à escravatura sexual, ao abuso sexual, à exibição sexual, à redução da vida à busca de simples prazer. Não à realização sexual em formas erradas e empobrecidas pelo descontrole pessoal.
Homem, quebre o cativeiro! Não faça de mulheres vítimas de sua prepotência masculina.
Mulher, quanto mais perfeita você pensar que é, mais se deve esforçar por ser. Nunca se alugue ao vício de quem quer que seja! Não troque um belo sentido de viver por um prazer instantâneo. Não se deixe apanhar pelas teias da ilusão! 


 A IMPORTÂNCIA DO MAIS IMPORTANTE!

Nossas distrações tentam abafar os apelos de Deus, mas não conseguem calar o Seu chamamento.
Nossas ambições dificultam a resposta que devemos dar à ânsia do sagrado, mas não condicionam a Vontade que Deus tem de nos salvar.
Nossas atitudes podem mostrar esquecimento e desinteresse por Deus, mas não levarão Deus a negar-nos a graça necessária para sermos felizes.

Nossas decisões podem pretender ignorar a Vontade divina. Podemos preferir nossas manias, mas Cristo não deixará de nos amar e nos convidar à comunhão com Ele. Nosso Deus sempre chama, convida, convoca para irmos mais além do que nossos vis desejos apontam. Nosso Deus não cansa. Não deixa de nos inquietar, de nos acordar para que entremos no Seu Reino. Não desanima perante nossos fracassos. Conhece nossas limitações, mas sabe medir também a força de nossas desculpas e razões. Deus é Deus. Respeita nossa liberdade, mas Sua Palavra lembra também nossa responsabilidade. 

A nossa vocação profética recebida no Batismo exige que reflitamos sobre o nosso comportamento e sobre o retrato que dEle fez o povo do Seu tempo. Ele, pelo que se vê hoje no Evangelho:
- tem uma conduta exemplar a ponto de todos darem testemunho a Seu favor.
- Sua ação abriu-se a todos não só aos da sua raça. Universalismo e abertura a todos.
- tinha audácia, personalidade e independência tanto perante os aliciamentos como perante as ameaças “Jesus , passando pelo meio deles, seguiu seu caminho” ( do Evangelho)
Esta caridade imensa bem que foi vivida pelo apóstolo Paulo. Fez-se tudo para todos para a todos ganhar para Cristo. Se S. Paulo vivesse hoje, certamente, diria: “ainda que eu domine as novíssimas linguagens da cibernética e controlasse todas as centrais da informática, ainda que eu tenha todos os satélites, internet(s) e correios eletrônicos ao meu dispor para anunciar a Cristo, se não tiver amor, não passo de um engenheiro de balões de ar. 


          NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1-Estão em Brejo participando do retiro de preparação para as Santas Missões Populares cinqüenta pessoas de nossa comunidade paroquial. É o primeiro duma série de três retiros a nível diocesano. P. Casimiro está participando. Na sessão de abertura notamos o interesse que as santas missões estão despertando. A Diocese contava receber 600 participantes vindos de todas as paróquias da Diocese. Vieram 860 participantes, pelo que se teve que dividir em dois grupos por o espaço disponível não comportar tantas presenças. Mais uma vez, se notou, na diocese, a falta de um grande espaço, um rincão! Sonhar de olhos bem abertos não é pecado! Você sabe a que me refiro!

2- Começamos esta semana a colocar as tesouras de madeira com 13 metros de largura na igreja de S. José. São doze tesouras. Também foi feita a placa de cimento no coro do futuro templo. Muito desejávamos que a igreja estivesse em situação de ser usada na novena do padroeiro S. José, mas achamos difícil. Tudo será feito para, na ocasião, já estar com possibilidades de ser usada..

3-Hoje, na missa da noite na Matriz, queremos fazer a despedida e o envio missionário da irmã Márcia que irá trabalhar em Moçambique. É filha de um casal do bairro do Areal e fez a sua consagração missionária nas Missionárias da Boa Nova. Desejamos à Irmã Márcia uma feliz viagem, bom apostolado e que nos envie notícias de lá. Viajará com o Sr. P. António, para Portugal, no dia 14 deste mês de Fevereiro.




4- Devido ao seu enorme porte, tememos que a árvore, completamente seca, que está na calçada da Praça da Padroeira, ao lado do Secretariado Paroquial, com o vento, quebre algum ramo e prejudique a cerca ou o chão da Praça. A Prefeitura já foi avisada e aguardamos que a dita árvore seja cortada o mais rápido possível. Também temos andado a fazer uma limpeza geral às duas praças.    

5-Continuam em aberto as inscrições para mais um grupo de adultos se preparar para o Crisma. Começaremos a exigir a exibição a certidão do Crisma para alguém ser padrinho ou madrinha. É um sacramento de iniciação cristão necessário


6-A Quaresma abrirá em Quarta Feira de Cinzas. A imposição das cinzas começará, na Matriz, às 17.30H.  À noite, às 20.00H, haverá imposição no Bairro da Cruz, no Campo Velho e em Terras Duras. Nas outras capelas e igrejas será avisado no próximo número deste boletim

7-A Campanha da Fraternidade abrirá, na nossa paróquia, no primeiro domingo da Quaresma, dia 17 de Fevereiro. Nesse dia não haverá celebrações nos bairros para as comunidades se concentrar na Matriz, na celebração das 8.00H. Todas as comunidades da cidade virão com suas faixas e mensagens para a Matriz onde haverá missa campal. O tema da Campanha deste ano é sobre a Juventude e a Fraternidade. Já estão os livrinhos de orientação para os encontros à venda no Secretariado.
8- Estão já à venda no Secretariado camisetas das Santas Missões Populares. Ao preço do costume.




Nenhum comentário: