quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - HOJE É DIA DE CINZAS



A CINZA E O NADA QUE SOMOS

À força de tantas vezes repetir: ”lembra-te que és pó e em pó te vais tornar...” vou-me convencendo que sou pó! Pó mesmo! Agora pó levantado. Depois (não sei quando!) pó caído. Pó, cinza, terra, chão, impureza. A Quaresma começa com a consciência de nossa impureza, para terminar com a valorização da água. A água do Batismo que nos lavou e nos introduziu numa vida nova.

Uma semente peregrinou pelo ar. Caiu em terra fértil. Abraçada pelo calor da mãe terra, nasceu, cresceu e tornou-se árvore frondosa, perfumou o ambiente, embelezou a paisagem. Deu folhas, sombra e frutos. Mas também para ela chegou o Outono da existência. Envelheceu, caiu e o irmão fogo a engoliu como venenoso dragão. E aí está o fenômeno da cinza. Na quarta feira de cinzas, caindo sobre o teto de nosso cérebro, a cinza nos convida a pensar sem ilusões. Estamos em trânsito, rumo à vida plena. Não somos passageiros cansados, desiludidos e sem ajuda. Precisamos de aceitar o esforço da caminhada, sair do nosso deserto estéril e nos lançar na procura de uma nova terra com horizontes de eternidade.

É Quaresma. Tempo com encontro marcado com aquilo que somos, isto é, com nosso nada. Vivemos carregados de sonhos, inutilidades, coisas supérfluas, vaidades... Um dia, despidos desses artifícios e ilusões, saberemos nossa real identidade. Quaresma é tempo de alerta! Uma forma de nos convencer da miséria que somos e do valor e dignidade de que estamos investidos em Cristo. .

Na secura do deserto e com a fraqueza provocada pelo jejum, Jesus sentiu a tentação. Foi solicitado a mostrar poder, a fazer milagre fácil, a ter coisas com fartura. Jesus resistiu. Tentador não teve êxito. E quem está com Jesus, embora seja também tentado, terá força para resistir. Quem dera que isso aconteça sempre comigo e consigo, amigo leitor!

Hoje está convidado a participar da Santa missa de Cinzas logo mais na igreja Matriz, às 17.30 ( cinco e meia da tarde).

E às 08 da noite no Campo Velho, Terras Duras e Bairro da Cruz

É dia de jejum e abstinência. 

Nenhum comentário: