domingo, 20 de outubro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ENCERROU O 2º RETIRO PAROQUIAL DAS SANTAS MISSÕES POPULARES



MAIS QUE OBEDECER A TRADIÇÕES, CRIAR TRADIÇÃO!

Seria mau, muito mau, péssimo... se a Igreja Católica tivesse que se orientar pelo espírito mundano, obedecer a quem não acredita em Cristo, aceitar todos os costumes pagãos. Seria mesmo o pior! Sinal que Cristo não era Novidade, nem Evangelho, nem Surpresa de 

Deus na História Humana. Mas isso é impossível!
Cristo é a grande manifestação divina, a plenitude da Revelação, o Centro da História. O Antigo Testamento teve leis provisórias como: divórcio, salvação pela Lei, lei de Talião, alimentos puros e impuros, proibição de imagens... Eram leis provisórias, porque tudo estava orientado para Cristo que era o Centro, a razão e a plenitude de tudo. Aí, quando chegou, substituiu a lei de Talião pelo mandamento do amor, o divórcio pela fidelidade ao amor, a força salvadora da lei pela sua graça redentora... 

A História da Salvação foi um processo lento, criativo e amoroso. Deus teve misericórdia e soube respeitar as capacidades do ser humano para o levar à Sua Vontade. Em Cristo, os homens puderam ver uma imagem de Deus revelando Sua Vontade, assumindo o projeto do Seu Reino e cumprindo Seus desejos. 

A Igreja que transporta, com visibilidade humana, a Missão de Cristo não pode programar sua Vida pelo jeito pagão de pensar, de viver, de sentir... Tem que respeitar o que está conforme, reorientar o imperfeito e recriar muita coisa, substituindo o perverso que vai contra a natureza humana. Mau seria se a Igreja pautasse sua direção pela influência mundana.  Aceitou alguns costumes, mas recriou muitos outros pela força do Espírito.


Engana-se quem se lamenta de a Igreja não aceitar alguns hábitos da cultura moderna e tenha que lutar contra a corrupção e a imoralidade no seu próprio interior e fora, denunciar o pecado e negar-se a seguir a Cristo obedecendo ao demônio que inspira atitudes contra a vida e a fraternidade. Igreja deve ser outra coisa. Os cristãos devem-se esforçar por ter, devem ter e têm jeito diferente de viver. Não se podem deixar arrastar pela idolatria, pela facilidade, pelo prazer superficial, pelo ódio, pela ganância e desprezar a caridade, a fraternidade e a harmonia social.

Não podem ir contra as leis da natureza. Por isso, há mártires na História da igreja, há perseguições, há confrontos entre quem não obedece a Deus ou se acomodou e quem deseja seguir a Cristo. E ai de quando não houver isso!


Esta semana o nome do Pároco andou muito nos Meios de Comunicação Social de Chapadinha. E vai continuar, porque não podemos concordar com outros que servem com servilismo, ganham com atrevimentos e desculpam tudo pelos seus interesses. Cristo manda-nos comunicar Seu Evangelho.

 O Papa Francisco manda-nos ir à rua e gritar por justiça. Nossa adesão a Cristo empurra-nos para sermos ousados e fiéis à urgência de um mundo novo. Não é questão de “cangote grosso”! Não é questão de mania pessoal! É mesmo imperativo moral!


Mais que obedecer a tradições, temos que criar a Tradição. Pelo menos, temos obrigação disso!



VEJA FOTOS DO 2º RETIRO PAROQUIAL DAS SANTAS MISSÕES POPULARES QUE OCORREU DE 6ªFª ATÉ ESTE DOMINGO:


































            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1) Está decorrendo o segundo retiro das Santas Missões Populares. Pena é que algumas comunidades do interior ainda não se aperceberam da importância deste acontecimento evangelizador. Não é uma atividade nova. É um espírito, uma força, um jeito novo de fazer tudo que Deus nos ordena.
Este segundo retiro orienta-se para uma maior profundidade da fé, para uma adesão mais séria ao Evangelho, para cada seguidor de Jesus viver com mais convicção seu seguimento. Apesar de algumas faltas, presentes várias centenas de pessoas vindas de todas as comunidades da cidade e de muitas do interior.


2) A Paróquia está fazendo todo o possível para preparar um “Bote Fé” para Novembro. Queremos celebrar a festa de Cristo Rei Universal, o encerramento do Ano da Fé, o princípio do Advento e o reativar o espírito das Santas Missões. Primeiro pensamos em fazer esse evento no ia 24 de Novembro, domingo. Mas muitas pessoas nos estão lembrando que num sábado, à noite,seria melhor porque no domingo à noite dificulta a ida para o trabalho e o arranjo da Praça do Povo para ser entregue. Vamos comunicando o resultado das reuniões e decisões tomadas. Mas é certo que vamos fazer esse evento, mas com o sub-tema: “irradiar fé!”


3) A inauguração do Centro da comunidade da Tigela será no domingo, dia 17 de Novembro, pelas 17H. Pedimos a presença da comunndade e não só para essa inauguração, e que possam olhar in loco como são as ruas de acesso para lá
Pedimos a presença de todos, embora o espaço seja pequeno. Mas temos as ruas laterais. A pequena construção tem três salas, uma sacristia e dois banheiros.


4) Decorreu muito bem o festejo de S. margarida no B. de Novo Castelo.


5) Temos esperança que venha passar algum tempo de estágio pastoral e receber a Ordenação Diaconal o seminarista, dos Missionários da Boa Nova que já esteve entre nós: Francisco Mário. Oxalá se concretize!


6) O missionário Tiago que está entre nós continua  seu trabalho de músico e homem das artes de Teatro com grande entusiasmo. As aulas da Escola de Música são aos sábados: para os inscritos até aos 16 anos é das 10h-12h. A turma 2, com  idade igual ou superior a 17 anos, tem aulas das 16h-18h; Haverá ensaio geral para todos os alunos, das 18h15 às 19h30- CB NET.
Pedimos que quem começou não desanime, como é costume, quando as coisas começam a exigir um pouco de esforço. É necessário valorizar nosso tempo livre com trabalho que nos promova e não nos degrade.  Parabéns ao Tiago!


7) Iremos começar o Centro na comunidade de S. António. Mas ainda teremos de fazer algo na capela da Sagrada Família e pintar a igreja de Nossa Senhora da Conceição.



Nenhum comentário: