terça-feira, 29 de outubro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - SOMOS VOCACIONADOS À MISSÃO




Foi realizado o 2º retiro paroquial para as Santas Missões. A Paróquia está interessada que essa dinâmica comece a pegar fogo, a incendiar as comunidades de entusiasmo, a motivar as pessoas para um reanimar da fé. Acabou o tempo dos muitos festejos. Agora vamos concentrar a atenção nas Santas Missões E que ninguém pense que elas são só para alguns, para os menos letrados ou para as comunidades do interior. Ninguém se deve excluir. 

Não estamos a criar um movimento pastoral novo. Não. Desejamos, sim, colocar sangue novo, injetar mais vida e interesse pela nossa vida cristã, contagiar os ambientes com nossa paixão por Jesus. E isso é para todos! Temos que começar a fazer um plano de trabalho espiritual, aplicar mais esforço para ter uma espiritualidade cristã, isto é, cativados por Jesus, cativar outros para Jesus para que Deus esteja mais presente em nossa vida. 

Não será que, em nossa família, se poderia começar a rezar mais e em família? Como estamos participando da liturgia dominical? Como evangelizar nossos familiares e vizinhos? No ambiente de trabalho, não poderíamos evidenciar mais a nossa fé? E, nas conversas com amigos ou outras pessoas, não poderíamos testemunhar mais a alegria da graça de Deus?  Não poderíamos retirar algum tempo à novela ou à televisão para ler a Bíblia ou estudar um comentário ao Evangelho de S. Lucas? 

Vamos todos pensar: - só os convictos convencem. - Só os firmes na fé podem confirmar outros. - Só aproxima outros de Cristo quem não anda afastado dEle. - Só os evangelizados evangelizam. - Temos que aumentar as possibilidades de vida cristã, para aumentar as possibilidades da eternidade feliz. - A vida cristã não é parada, repetitiva, estática. É constante romaria alimentando a plenitude da vida como utopia. - Só pode apontar rumo a outros quem não se arrumou para o lado. - Não se é cristão por um toque de mágica, mas por obra da graça e constante esforço nosso. 

Antes de falar aos outros de Deus, falemos a Deus dos outros. Primeiro estar com Ele, falar com Ele, sentir Seu amor e Sua misericórdia... – Devemos ser instrumentos de Deus. Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro.

EMIGRAÇÕES FORÇADAS, RUMO À PLENITUDE!


Nasci em 1941. No princípio de Agosto. Oito dias antes não sabia o que me esperava. Vivia contente no conforto passivo das ofertas de minha mãe: alimentação, respiração... Numa palavra: tranqüilidade absoluta, com “self-service” sempre ao meu dispor, no restaurante do ventre materno.

 Mas chegou o momento da partida. Fui arrancado, forçado a sair daquele sossego. Ainda fiz uma gritaria louca, mas de nada me valeu. Foi uma despedida dolorosa, um morrer triste para aquele universo a que me tinha habituado durante nove  meses. Obrigaram-me a passar para a luz, mas tudo me parecia escuro. Senti-me derrotado. Só mãos amigas e o colo da mãe me livraram do abandono. 

Tudo piorou quando me separaram da minha mãe com o corte umbilical. E tudo isto sem me consultar sobre a minha preferência! Agora cá estou neste ambiente do mundo. Do lado de cá, já me habituei a tanta coisa! Começo a compreender que, antes de nascer, vivia apertado demais e com pouca liberdade. No seio da terra em que me encontro agora, vou-me segurando como posso, lançando raízes para todos os lados. Agarrando-me, às vezes desesperadamente, ao que encontro mais à mão

Passaram-se anos e sinto que as forças diminuem. Começo a sentir que a natureza me prepara nova viagem. Os olhos enxergam mal, as pernas mostram cansaço, o coração perdeu seu ritmo de trabalho, já me dizem que estou velho... e pior: ouço dizer que estamos aqui só de passagem, que ainda temos que emigrar. Noto que nada é definitivo neste mundo! Olho a meu lado e tudo me confirma  o previsto: meus amigos vão partindo, às vezes inesperadamente! Eu penso que bastava de aventuras! Só que não será como quero. 

Um dia terei que partir. Não sei quando. Mas a viagem já está marcada pelo Patrão. Como, na primeira travessia da fronteira, vou derramar lágrimas e sofrer. E me será proibido levar malas! Tudo ficará aqui. Passarei por dificuldades e sempre a pensar no ajuste de contas do que me foi emprestado. Partirei com saudade de meus amigos. Esta segunda viagem vai exigir cortes ainda mais radicais. Mas que fazer? – Terei que partir! Outro universo me aguarda. 

Tudo vai recomeçar de novo. Como? – Não sei. Só sei que agora deu para conhecer o Pai que me acena do lado de lá. Meu ponto de referência é Jesus Morto e Ressuscitado. Encontrei-me com Ele aqui e apaixonei-me pelo seu projeto. Tentei ser amigo dEle e espero... Sei quem é o Dono da residencial celeste onde me apresentarei. Do apartamento que me será reservado nada mais sei. 

Vou fazendo amizade com a família divina. Acredito que, nessa plenitude de lá, vou viver mais feliz. Assim espero! Mas surgem tantas dúvidas! Aqui as flores murcham, as lágrimas secam, os amigos se esquecem.  Do lado de lá, de certeza, é que é Vida. Aqui só passagem e esperança. E, Tu Mãe querida, ajuda-me, (como tantas vezes Te peço na Avé Maria!) na passagem da fronteira!

ASSIM, NÃO! ASSIM, NÃO! ALIENAÇÃO DEMASIADA!


Vamos  ser sinceros. Sem esquecer que também devemos colocar sensatez no que fazemos ou pretendemos fazer. Há coisas que estão acontecendo em Chapadinha que espantam qualquer normal mortal. Eu sinto e ouço dizer a outros que também sentem. Vejamos: em noite de finados, quando as pessoas limpam e enfeitam os cemitérios, alguém se lembra de contratar banda e festejar, publicamente, aniversário. 

É não respeitar o sentimento cultural da população! Outra pessoa, não querendo perder a carreta política, lembra-se de inspecionar a preferência da população para ver qual banda deve contratar para se propor como candidata às próximas eleições. Descarado oportunismo e exibicionismo alienador!


Política não é ópera. Não se faz com festa e música. É responsabilidade que se mostra com capacidade moral e obras. Na ópera, sim, pode haver muita improvisação para mostrar a  extensão vocal ou a habilidade artística do cantor. Na política, penso, não é permitido tanta improvisação ou atrevimento. Por isso, nas campanhas eleitorais, as atuais leis proíbem “showsmícios” para a população não ser seduzida, enganada e arrastada por sons de bandas musicais. 

E isso, todos sabem, subia muito o preço das campanhas eleitorais e facilitava futuros roubos do patrimônio público. Os legisladores, por tradição, sabiam bem da fraqueza opcional de alguns eleitores. Eles lá sabiam e não se enganaram! O assunto é muito antigo. Já os marinheiros de antigamente eram avisados para tapar ouvidos afim de não escutarem as vozes sedutoras das sereias marítimas. Política não é passa-tempo divertido com bandas de música! 

Precisamos refletir sobre o que se está passando em Chapadinha. Pessoa entra na política, faz teimosamente o que quer, deixa contratos por cumprir, foge para se não ser incomodada pela sociedade ou evitar ser chamada a tribunal... mas agora deseja não perder a carreta das próximas eleições e quer aparecer de novo ao som de uma boa banda, passar por alma generosa e, então, oferece, pela internet, uma festa para encantar o coração dos apaixonados. 

Música é arte. Não pode virar artimanha. Falta vergonha. Sobra atrevimento em fazer proposta de escolher banda preferida à população. Sei que há dinheiro. Isso não falta. Pode faltar onde foi tirado! Tudo isto parece “descaradez” demasiada, atrevimento manhoso e revela fraco nível mental e pretensão alienadora de alto grau.


                          NOTICIÁRIO PAROQUIAL

1.Terça feira, às 18,30H, primeira reunião (greve) do grupo de crismandos inscritos. Na Matriz.


2. Como estava previsto, realizou-se esta semana, na Paróquia, na terça e quarta feira, a reunião do presbitério diocesano com o senhor Bispo. Boa convivência, focagem realista de cada paróquia, sensibilidade a graves problemas que existem no Baixo Parnaíba. Sem faltar boa acolhida e comida razoável para saírem alegres. Na apreciação final, todos acharam muito positiva a reunião. Presentes todos os sacerdotes que trabalham na diocese.


3. Queremos agradecer à equipe que se responsabilizou pelo acolhimento e refeições liderada pelas senhoritas Jesus Veras e Paixão. Tudo correu bem. A Paróquia está-lhes muito grata, assim como a quem nos enviou algum prato! Obrigado por tudo!


4. No fim de semana último também se realizou o 2º retiro das Santas Missões Populares. Muita participação e melhor animação em relação ao primeiro retiro. P. Claudio da diocese, foi o assessor na manhã de sábado. A caminhada e celebração da Palavra, no domingo bem cedo, foi também muito animada e com grande multidão. Este segundo retiro obrigou todos a refletir sobre a necessidade de aprofundar a fé, tomar decisões sérias, ter convicção. Só os convictos convencem. Só os firmes na fé confirmam! Não se trata só de aceitar Jesus. É preciso que Cristo viva em nós, cause alegria e contagie todos os momentos do nosso viver. Só os contagiados contagiam. Também o trabalho da cozinha e das merendas funcionou muito bem. Parabéns!


5. Sem estar previsto e com muita sinceridade e energia, várias pessoas se manifestaram em apoio aos sacerdotes quer na caminhada, quer depois da celebração. O fato de determinado senhor que se diz radialista ter atribuído palavras e atitudes menos corretas ao Pároco na sua presença na prestação pública de contas da Prefeita e depois, mentindo, dizer que só referiu palavras ditas pelo sacerdote... criou indignação no P. Neves e revolta em quem se apercebeu do acontecido, embora poucos costumam escutar o seu programa. Sobretudo criou indignação o atrevimento, o deboche e a má educação do senhor que quis defender a Prefeitura. Conhecemos seu processo de viver e ofender, por isso, queremos que sejam tomadas medidas para controlar quem não tem responsabilidade

6. Fomos informados que vem a Mata Roma o mesmo conferencista protestante que, em Chapadinha, ofendeu a comunidade católica com um pronunciamento criminoso contra a simbologia religiosa de nossa Igreja. A comunidade católica mostrou sua indignação e só não recorremos a tribunal por causa da força com que a comunidade católica protestou. Já em Mata Roma, anteriormente, esse senhor foi advertido pelo Ministério Público para que não voltasse lá. Arma-se em adivinho prevendo a morte de pessoas que não entrem na sua crença! Não nos responsabilizamos pelas consequências da provocação que vai contra os direitos da Constituição Brasileira. As autoridades já foram devidamente avisadas.


7. Tudo se está já fazendo para correr bem o novo ajuntamento em Praça Pública no dia 23 de Novembro. Temos licença para usar a Praça. Já foi garantida a sonorização e o conjunto que vem animar. É outro BOTE FÉ, mas com o sub-tema: “IRRADIE FÉ”. Queremos celebrar a festa de Cristo Rei Universal, agradecer o Ano da Fé que se encerra nesse dia, começar em festa o Advento de preparação para o Santo Natal e incentivar todos às Santas Missões Populares. Aí será celebrada Eucaristia e adorado o Santíssimo. No fim haverá show musical.


8. Lembramos a inauguração do centro catequético da Tigela no dia 17 de Novembro, pelas 17.00H.


9. Antes do “IRRADIE FÉ” chegará entre nós uma imagem da Sagrada Família que anda percorrendo o Maranhão. Na celebração de sexta feira, à noite, no dia 16 de Novembro, na igreja do Pai Eterno, na Corrente, vindo depois para a capela de S. Francisco no sábado à tarde e daí para a Matriz no domingo de manhã. Na 2ª feira irá para a aparecida e daí para o Bairro Novo, seguindo para S. Benedito.


10. Por todo o espaço do Município, vemos espalhados muitos cemitérios. Perdidos na floresta, nas chapadas ou perto dos caminhos, aí estão cheios de desprezo, com cruzes quebradas ou sepulturas só assinaladas com pedras. Poucos são os cemitérios que mostram respeito e fé na sobrevivência da vida. Na cidade, valha-nos o brio de algumas famílias ou associações!  Novembro é mês de visitar sepulturas, lembrar nossos defuntos, rezar por eles e valorizar a vida, refletindo na nossa condição mortal. Não se cumpre essa obrigação com um maço de velas ou uma coroa de flores. Será pouco! E, pela maneira como lembrarmos os nossos mortos, seremos depois lembrados nós, depois da morte.  
Celebrações no dia de FINADOS:
No próximo sábado, serão celebradas missas nas capelas perto dos cemitérios. Campo Velho e Aparecida: 07.00H; Matriz e Novo Castelo:08.00H ; Bairro Novo e Corrente: 09.00H; Areal: 17.00H (na capela do cemitério grande).
  





Nenhum comentário: