terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - SER CRISTÃO É TER RELACIONAMENTO. SOZINHO NINGUÉM É CRISTÃO!



V
O cristianismo não é uma teoria que se ensina nem uma ciência que se aprende. Não é uma grande idéia que se aceitou nem uma lição que se estudou. Cristianismo é vida, é comunhão com Deus e com os irmãos. É encontro com Cristo, o grande Acontecimento da História. Não podemos identificar nossos templos com colégios para transmitir ensinamentos religiosos. São, sobretudo, espaços para celebrar a vida. Deus não é compêndio com um conteúdo de verdades armazenadas que se comunica conforme as necessidades. Não. Deus é Pessoa. É Família, três Pessoas em movimento ininterrupto de eterno amor. Deus é relacionamento, comunhão de ser e de vida. Não é uma teoria que se aprende nem uma sabedoria que se adquire. Ele é uma Pessoa que ama e deseja ser amada.

 Nossa fé não é fruto de um esforço humano que se procurou na experiência de muitas culturas nem na ciência de grandes pensadores. Só podemos ter fé por graça de Deus. Foi Deus que tomou a iniciativa e se revelou a nós. Decidiu chamar um povo que elegeu como transmissor de Sua Vontade, relacionou-Se com ele, em gestos de misericórdia e libertação: o povo judeu. Depois veio Ele mesmo, em rosto humano, conviver com homens e mulheres. Preparou Sua vinda na disponibilidade de Maria, chamou os Apóstolos que fez seus colaboradores na continuidade de Sua missão, conviveu com multidões, criando relacionamento amigo cada vez mais profundo. 

Pessoas como os fariseus, doutores da Lei, Judas, o jovem rico... não aceitaram esse convite. E foram respeitados na sua opção. O Deus de Jesus Cristo é um Deus que bate à porta, pede para entrar. Não força, não rebenta ferrolhos, nem força fechaduras. Não entra pelo postigo nem pelo telhado. Respeita a liberdade das pessoas. Os deuses pagãos são imóveis e prendem as pessoas à solidão. O Deus de Jesus Cristo faz comunhão, é proximidade, está atento às necessidades. Não tem estratégia de conquista para depois abandonar as pessoas. Não. É cada vez mais amor, amizade fiel, delicadeza suma, ternura paterna. Em Sua vida íntima é relacionamento amoroso e criou relacionamento conosco, com a humanidade. E quer que nos relacionemos com Ele no amor: “já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo.15,15). E este amor tem que passar pelos outros seres humanos para ser verdadeiro. Se não passar, há corte de corrente, há curto circuito: “este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei”(Jo.15,12). Se não amarmos, podemos ser tudo, menos cristãos. 

Os santos são pessoas com bom relacionamento com Deus e com os outros. Precisamos viver no amor e para o amor. Amar a Deus não é uma brincadeira nem um enfeite de alguns momentos. O Papa Francisco diz que não podemos ser “cristãos chantili”, feitos daquele produto que serve para ornamentar bolos. E temos que ter boa convivência com os outros. Com rabugices, intrigas, fofocas egoístas não vamos a lado nenhum. E, no Juízo final, não teremos nosso destino decidido pela muita doutrina que aprendemos nem pela grande sabedoria religiosa que tivermos. Seremos julgados pelo amor que praticamos.

            NOTICIÁRIODA PARÓQUIA

O próximo domingo será o Dia Mundial das Missões. Um dia que pretende ser convite à nossa responsabilidade cristã. Toda a vida é missão. Por isso, se a nossa fé não contagia outros, se nossa vida em luz não alumia, se nosso fogo de amor a Deus não se ateia... é porque andamos sem fé, sem amor, sem entusiasmo na vida cristã. Ser pai ou mãe é ter uma missão, trabalhar para termos alimento e bem estar  é ter uma missão, estudar para ter uma profissão é aceitar uma missão, amar uma pessoa é querer a missão de a tornar feliz. Ninguém vive só para si. Todos temos uma missão fraterna: ajudar outros a serem felizes. E quem não o realizar não poderá ser feliz também. Por isso, estamos nas Santas Missões Populares. Queremos sensibilizar-nos a cumprir melhor nossa responsabilidade missionária. Queremos acordar para uma fé mais intensa e acordar outros que podem andar distraídos. Queremos motivar nossa vida para atear o fogo do amor de Deus no nosso existir e em muitos outros. Vivemos porque outros nos ajudaram. E temos que ajudar outros a viver.
Por tudo isto, a nossa Paróquia está planejando algumas atividades que, a seguir, indicamos:


1)- Na próxima sexta, à noite, começa o segundo Retiro Paroquial para as Santas Missões. Cada comunidade da cidade e do interior está convidada para enviar seus missionários que depois vão animar os retiros de setor.

Esse retiro durará até domingo ao meio dia. As refeições de sábado e domingo serão no Centro Paroquial só para os participantes devidamente credenciados. Lembramos que a presença de crianças só servirá para distrair. Evitem trazer crianças para este retiro.

2) Domingo de manhã, não haverá missa nos bairros. Cada comunidade deve despertar mais cedo e vir para a Matriz em caminhada com bandeiras e cânticos para começarmos nossa caminhada comum (que será pequena!) . Pede-se que saiam das comunidades cedo, pelas 5:30H, para começarmos a caminhada pelas 6.00H na Matriz.

3) Nos dias 22 e 23 de Outubro, terça e quarta, estarão todos os padres da diocese reunidos em Chapadinha com o Senhor Bispo. No dia 22, terça à noite, haverá missa em todas as capelas da cidade. Os senhores padres irão ser distribuídos para todas as comunidades terem celebração a começar às 20.00H.

4) No dia 24 de Novembro faremos mais uma concentração na Praça do Povo. Como fizemos no “Bote Fé”. Agora “Irradie Fé”.Queremos assim celebrar o princípio do Advento, como preparação para o Natal, celebrar a festa de Cristo Rei Universal que ocorre nesse dia e lembrar que, embora termine nesse dia o Ano da Fé, temos que viver sempre avivando nossa fé. Vai ser um dia muito especial para o qual já estão trabalhando os nossos jovens.

 5) De 15 a 20 de Novembro visita a nossa Paróquia uma imagem da Sagrada Família que está percorrendo o Maranhão chamando a atenção de todos para os valores da família. No próximo domingo comunicaremos o itinerário dessa imagem.

6) No próximo domingo não haverá missa nos bairros. As comunidades devem concentrar-se na Matriz. Todos os donativos recebidos neste Domingo Mundial das Missões serão enviados para ajudar os Missionários a nível mundial. Não ficarão na nossa Paróquia.

7) Convocamos, para hoje, domingo, dia 13 de Outubro, o Conselho Paroquial. Pedimos a presença de todos os integrantes.

8) Eis as datas importantes dos ritos para o Batismo dos catecúmenos: 1º rito: 24/11/2013;
2ª rito:08/12/2013; Batismo: 25?12/2013: Comunhão de adultos: 29/12/2013

9) Faleceu em Portugal um senhor bispo muito amigo de Chapadinha: D. António Marcelino bispo imérito de Aveiro. Foi ele que enviou P. Martins e P. Pedro para a nossa Paróquia. Pedimos orações pelo seu eterno e feliz descanso. Posteriormente falaremos deste senhor Bispo.

10) Sabemos que um atrevido  radialista falou numa rádio local sobre o Pároco e a sua posição na prestação de contas do Município. Vai merecer uma resposta. Mas ainda não conseguimos a gravação. Quando a tivermos, responderemos, para não haver ignorantes que desejam discriminar o Pároco e que, para ter que comer, fazem empresas de comunicação para poder trocar a verdade pelos seus mesquinhos interesses não respeitando a lei das rádios comunitárias.

11) Ontem reuniram-se no CB NET os novos alunos do Projeto Musical - Escola de Música “Papa Francisco”.
Estes encontram-se motivados! As primeiras aulas serão já no próximo sábado.

12) O Grupo de Teatro João Paulo II já iniciou o seu trabalho. Têm aparecido vários jovens, contudo há a necessidade de assumir responsabilidades e comparecer com freqüência. Desta forma, quem desejar participar neste projeto, a próxima formação será na próxima quarta-feira, dia 16, no Salão Paroquial, pelas 19h30. Quem não aparecer neste ensaio, não poderá participar nas atividades que se irão desenvolver futuramente! O sucesso só se alcança com trabalho!

13) A reunião dos Ministros Extraordinário da Comunhão, ao contrário daquilo que seria previsto, ficará para dia 25/10 às 20h, no CB NET.



   


Nenhum comentário: