domingo, 17 de novembro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - VIVER A ALEGRIA E A BELEZA DA FAMÍLIA


Na hora em que nossa Paróquia é visitada por uma imagem da Sagrada Família que tenta criar comunhão entre todas as famílias do Maranhão, faz-nos bem lembrar a importância da Família e reavivar todas as formas de a promover. 

Entre nós, é triste a situação e ainda vai atrasado o processo de fazer reinar o amor conjugal, de criar ambiente educativo da fé para os filhos, de viver a fidelidade a compromissos assumidos. Não se centraliza a atenção no essencial. Fica-se na imediata atração, na busca exagerada do prazer sexual, na exibição vaidosa e hedonista do corpo, na materialidade bestial da existência humana. Mas a família cristã é uma riqueza tão grande e necessária que merece mais esforço de todos e apoio do Estado, da Igreja e das comunidades. 

Ela é chamada a tornar-se comunidade de fé, de graça e de oração, escola das virtudes humanas e cristãs e lugar do primeiro anúncio da fé aos filhos. Para isso, o Papa Francisco, no seu estilo simples e incisivo, aconselhava na Peregrinação Internacional das Famílias em Roma, no dia 27 de Outubro passado: 

1)- Rezar – a oração é a característica fundamental da família cristã. Simplicidade! Rezar juntos o Pai Nosso antes das refeições, recitar o terço em família é bonito e dá força. A oração fortifica a família. 

2)- Conservar a fé – Família cristã é santuário de fé, lugar onde se transmite e conserva a fé. Mas a fé não se conserva num cofre. São Paulo conservou a fé, defendeu-a, anunciou-a, irradiou-a, levou-a aos confins da terra. Não a podemos conservar só para nós. Temos que ser capazes de partilhar nossa fé mediante o testemunho de acolhimento, de abertura aos outros. 

3)- Viver a alegria -  a harmonia entre esposos faz viver a alegria da beleza da fé, da presença de Deus na família, do Seu amor misericordioso e respeitador de todos. “Só Deus sabe criar a harmonia das diferenças”.

“EU, EU...” E MAIS NADA!


A época em que vivemos é um tempo em que só vale o “eu”. “Eu, eu, eu... e mais nada!” Por isso, predomina, em nosso tempo, a cultura do “troca-troca”: troca-se de compromisso, troca-se de partido, troca-se de igreja, troca-se de parceiro ou parceira, troca-se de família, troca-se de time... (Bem, eu prefiro ficar com o meu “Vasco” nem que ele ganhe só o último lugar!). Meus pais não trocaram de família. Eu não trocarei de Instituto nem de Igreja. Não aceito ser “troca-tintas”. 

A mim me ensinaram que tenho que ser forte na dificuldade, que, como um barco à vela, tenho que ter um mastro real, um ideal na vida, uma direção a seguir. Uma coisa, exatamente porque custa, é que tem valor: fortalece minha vontade, prepara-me para coisa pior que venha. Mas hoje não é assim. 

Tudo é provisório, descartável, acidental, trocável, sem grande interesse... Já não vale a palavra, nem o compromisso firmado, nem a idéia que escolhemos para nortear a vida. Vale o pragmático, o epidérmico, o superficial, o momentâneo nem que seja uma enganosa ilusão. Rompe-se o contrato, busca-se outra esposa, abandona-se os filhos, fere-se o amor, rasga-se o combinado... 

Vive-se um individualismo caprichoso, uma época em que vale o “eu,eu” acima de tudo e de todos. Esquece-se o “nós”. Parece uma época de crianças teimosas, de adolescentes irresponsáveis, de pessoas maníacas, preguiçosas, sem vontade... ao sabor do vento. Sua rota de felicidade não passa pelo esforço nem pela renúncia. Não se busca a felicidade. 

Vive-se do que se encontra. “Eu te amo até me cansar. Cansado, vou procurar outra pessoa. Afinal, não sou de ferro!”. “Eu fico até me dar jeito!”. “Eu quero que uma coisa seja eterna, só enquanto dura!”. “Sou católico, mas não sou praticante!”. Ao batizar crianças é quando eu mais sinto o resultado de tudo isto. Aí se nota como o essencial é desprezado e reinam os efeitos do provisório, do acidental... Metade das crianças não traz pai, nem se sabe quem é. São “filhos do capim”, feitos por acaso, por instinto, por falta de controle. 

E se pergunto: e agora gente? – Logo vem a resposta: Deus dá o jeito!  Deus hoje deve ter muito que fazer, porque as pessoas só fazem o que lhes apetece. O outro vale enquanto é pasto para satisfazer interesses de alguém. Satisfeitos estes, o outro não conta.

É um mero detalhe que se esquece, um acidente que desaparece. Por isso, até Deus fica de lado. Eu, eu, eu... e mais nada. E o eu cai no vácuo e também acaba por nada valer. Por isso, estamos numa época em que é preciso trocar valores por interesses, opções por acasos, projetos por ilusões, compromisso por aventuras... Mas a vida verdadeira exige o contrário.

É urgente acautelar-se da armadilha da facilidade, evitar o perigo da dependência de uma vida esfrangalhada.



1. Hoje, domingo, dia 17, vamos benzer, inaugurar e entregar à comunidade de Nossa Senhora do Bom Parto, na Tigela, um pequeno Novo Centro Catequético. Custou cerca de R$45.000,00. São três salas, dois banheiros e uma sacristia. Também receberam pequenas melhorias os espaços vazios circunvizinhos. Convidamos as outras comunidades para se fazerem presentes ao ato que iniciará às 16.30H. Depois da benção será celebrada Eucaristia na capela da comunidade.

2. A construção do Novo Centro da comunidade de S. António, no bairro da independência, já saiu dos alicerces. Vai ficar com duas salas, um pequeno salão e dois banheiros.

3. Mais de 100 jovens da catequese estão realizando hoje no Novo Castelo uma missão jovem.

4. P. Casimiro, Irmã Prudência e alguns leigos, representantes de pastorais participaram em Brejo na Assembléia das Pastorais.

5. Uma menina da comunidade de S. Pedro, do Campo Velho, escreveu, há semanas, uma carta ao Papa Francisco dizendo o que fazia na Paróquia e declarando seu apreço à sua ação. Pois o Santo Padre leu sua carta e mandou-lhe uma resposta, com algumas lembranças, incentivando-a a continuar missionária na sua comunidade e a benção para ela e sua família.
6. Continua a ser causa de forte admiração aquilo a que chamamos grave omissão das instituições públicas, sobretudo jurídicas, de Chapadinha o desinteresse perante o interesse público que devia merecer o acontecimento da Tiúba.


Além do confronto com a paróquia, há um retrocesso no estado de direito e uma violação grave aos direitos humanos. Sabemos, finalmente, que o Sr. Dr. Juiz mandou fazer inquérito e de Brasilia, da Ouvidoria Agrária Nacional, o Desembargador Gercino José da Silva Filho mandou o Sr. Dr. Douglas Nojosa da Promotoria de Direito Público de Chapadinha, na condição de fiscal da Lei, atuar nos termos da legislação penal para que sejam apurados os culpados e aplica a responsabilização. O caso foi comunicado a entidades de S. Luis que irão elaborar processo judicial. A Sociedade dos Direitos Humanos, a CPT e a FETAEMA estão já em posse da documentação. A nossa principal tristeza é ver como o fato, pouco e tardiamente, impressionou as Instituições de Direito em Chapadinha.

7. O evento “IRRADIE Fé!” vem já causando muito interesse na Paróquia. Além de folhetos, cartazes e adesivos, estão a ser visitadas escolas e comunidades. Queremos que seja a grande homenagem da Paróquia a Cristo Rei Universal, nosso Senhor e Salvador. O evento começará com o Santíssimo Sacramento, saindo da Matriz e levado em procissão solene com velas e com a presença de todas as forças vivas da Paróquia. Vamos começar a concentra-nos às 18.30H para sair às 19.00H. Dirigir-se-á para a Praça do Povo onde será recebido solenemente. Haverá algum tempo de adoração que terminará com a benção. Depois recolherá a uma barraca no meio da praça: a “shekiná”, lembrando a Tenda do Encontro dos judeus na travessia do deserto. Seguir-se-á a celebração da Eucaristia. Os cânticos estarão a cargo do novo Coral da Paróquia dirigido pelo Prof. Tiago. A festa continuará com um Show pelo conjunto jovem de São Luis





Nenhum comentário: