quinta-feira, 29 de maio de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ACEITAR JESUS E QUESTÕES AFINS



Quando alguém chegar perto de mim e disser assim, você não quer aceitar Jesus? Eu só tenho uma resposta assim: Aceitar Jesus eu aceito, agora se você aceita ou não eu duvido. Sabe porquê?

Tem gente que não aceita Jesus, mas certos iludidores que  que lhes iludiram. Era uma vez um rei que quis aprontar outro casamento. Pediu autorização ao Papa, e o Papa respondeu negativo. O que fez o rei? Falou assim, se o Papa não permitiu, então agora vou ser o papa nesta nação, serei o rei e o Papa. Matou muita gente, prendeu muitos e outros o seguiram por medo.
Ele não aceitou Jesus, e os outros também não. Mas o demônio falou assim na cabeça deles: eu sei que vocês não aceitam mesmo Jesus, mas para confundir  os católicos vão dizer que eles não aceitam Jesus. E foi assim que esse veneno encheu o mundo até hoje em dia.

Tem muita gente que anda inocente porque não lhes explicaram esta história, mas tanto erra o inocente como o culpado assim: se você quer viajar para São Luis e te disserem que é para Teresina você vai inocente, mas vai errado do mesmo jeito.

Já ouviu falar de imagens? Certa vez chegaram uma pessoas numa casa e começaram logo a tomar gosto com os quadros de Santos. O velho respondeu: me digam uma coisa, vocês não têm seus familiares no céu? Pois eu tenho, aqueles meus pais e meus avós, e tenho os meus irmãos, que são S. Francisco e S. Luzia e S.Raimundo. Se vocês não têm, mas eu tenho. E foram logo se embora.

Agora vamos contar melhor a história. Na época em que foram feitos os mandamentos, todos os reis e faraós diziam assim: eu é que sou deus e não tem outro deus lá em cima no céu e nem cá em baixo na terra. E se eu botar uma imagem nas praças e nas ruas vocês têm é que lamber o chão igual diante da minha pessoa. E quem não fizer isso eu mato. E vocês judeus não podem ter outras imagens, nem esculturas, e nem figuras, senão eu  mato. Por isso a Bíblia já dizia “realmente um deus escondido é o nosso Senhor, o nosso Deus” ( Is.45, 15). 

Eles diziam assim; o nosso deus um deus escondido, só morando no coração e na cabeça. Daí pode concluir que quem proibiu as imagens não foi propriamente Deus, mas o faraó

Quando os judeus passaram o mar vermelho, nos mandamentos eles concordaram assim: O faraó tinha suas imagens e esculturas para nos matar e botar medo, então nós iremos mesmo continuar com deus escondido como dantes. Ele mora no nosso coração e na cabeça, e basta. ( Cf. Carlos Mesters, Os Mandamentos Ferramenta das Comunidades, pg. 18-19).

Convém lembrar que os mandamentos foram feitos em parceria com Deus e com o Povo, com o povo e com Deus. Veja assim como nos Atos dos Apóstolos, no I Concílio de Jerusalém, onde os apóstolos botaram mandamentos para a nova Igreja: “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós” ( At. 15,28).

Quando eles continuaram sua viagem para  Canaan  eram picados por muitas serpentes venenosas.. Moisés foi orar a Deus, e o que Deus disse? “Moisés, vá lá no ferreiro e faça uma imagem e escultura de uma serpente, e coloque em cima de um poste. Quem olhar para essa imagem será curado” ( Num. 21, 6). Foi a primeira vez que foram liberadas imagens. 

Essa a versão literal da Bíblia, mas atendamos para a lição moral, e para o simbolismo. Só para dizer que o poder da “serpente” representava na antiguidade poder e força, como no caso das serpentes de Moisés e dos magos do Faraó, onde o poder de Moisés venceu o poder dos magos...

Daí iremos entender as palavras de Jesus no cap. 03 de são João: “Não lembram o que fez Moisés? Assim também quando eu for suspenso  no poste da cruz, quem olhar para mim será salvo” ( jo. 3, 14). Significando a fé na salvação que vem da cruz, que vence os poderes da riqueza, do dinheiro e do poder.

Quando os judeus chegaram na Palestina e construíram o grande templo de Jerusalém, na linguagem bíblica Deus mandou colocar lá imagens e esculturas de anjos, serafins lá do céu, e bois e leões, de palmas e palmeiras para significar que Ele é que criou o que tem no céu e na terra ( 1 Reis, 7, 29)

Para terminar: Quando veio Jesus, nos evangelhos ele nunca falou em imagens e nem idolatria. Isso já tinha ficado na época do faraó. Pode ler o evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, que não encontra. Lição moral: Você gosta de imagens, use. Não gosta, não use, é problema seu, não de Jesus. 

Lembre que no Novo Testamento “idolatria” não é mais imagens, mas o dinheiro, e a ganância. “ Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” ( Mt. 6, 24). E: “mortificai vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, e a ganância que é idolatria” ( Col. 3,5).

Nenhum comentário: