quarta-feira, 28 de maio de 2014

PAPA ENCERROU VISITA NA TERRA SANTA. O PAPA FRANCISCO REALIZOU UMA MISSA NO CENÁCULO, ONDE FOI A SANTA CEIA, E DISSE:“AQUI NASCEU A IGREJA”.




O Papa Francisco realizou uma missa no Cenáculo, na Terra Santa, considerado o local onde Jesus realizou a última ceia. “Aqui nasceu a Igreja”, declarou o Pontífice durante a celebração. “É um grande dom que o Senhor faz, de reunir aqui, no Cenáculo, para celebrar a Eucaristia. 

Aqui, onde Jesus consumiu a última ceia com os apóstolos; onde, ressuscitado, apareceu em meio a eles; onde o Espírito Santo desceu com força em Maria e os discípulos”, completou o Papa. 

Na missa, o Papa continuou relembrando as origens da Igreja. “A Igreja partiu daqui, com o pão despedaçado nas mãos, as feridas de Jesus nos olhos e o espírito de amor no coração”, afirmou o Pontífice. 

O Cenáculo “nos lembra serviço, a lavagem de pés que Jesus realizou, como exemplo para seus discípulos. Lavar os pés uns dos outros significa acolher, aceitar, amar, servir um ao outro.
Servir os pobres, os doentes, o excluídos”, comentou o papa Francisco. 

“Quanta caridade saiu daqui, como um rio de sua nascente, que no início é um riacho e depois se alarga e se torna grande. Todos os santos partiram daqui; o grande rio da santidade da Igreja sempre tem origem aqui”, completou o Pontífice. 

O Papa concluiu hoje sua histórica visita à Terra Santa. Após a missa, o Pontífice foi de helicóptero ao aeroporto de Bem Gurion, em Tel Aviv, de onde partiu para Roma. Bergoglio  chegou ao aeroporto italiano de Ciampino às 23 horas do horário local (18 horas no horário de Brasília). O cronograma incluiu visitas ao Grão-mufti de Jerusalém, ao Muro das Lamentações, ao memorial de Yad Vashem, além de visita cortesia aos dois Grão-Rabinos de Israel, ao presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, encontro com sacerdotes, religiosos e seminaristas e terminando com a missa no Cenáculo. (Ansa)




Nenhum comentário: