domingo, 25 de maio de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - O ESPÍRITO DA VERDADE ANIMA E SUSTENTA A CAMINHADA DA IGREJA - SACRAMENTO DA CRISMA



“Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram lá Pedro e João. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. Pedro e João impuseram-lhes as mãos e eles receberam o Espírito Santo” ( At. 8, 14-17).
Assim, com a imposição das mãos, e a oração dos apóstolos cumpriam a promessa de Jesus: “ Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro assessor, para que permaneça sempre convosco” ( Jo, 14, 16).


Isto nos remete ao sacramento da Crisma. Como é o sacramento da Crisma? O bispo marcará sua fronte com óleo de oliva perfumado dizendo: “ Eu te marco com o sinal da cruz e te confirmo com o crisma da salvação, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.
Em seguida o bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa dizendo: “ O Senhor esteja contigo”, ao que você responderá “e contigo também.” Significado do tapa: Para significar a fortaleza do confirmado diante das perseguições e dificuldades.


Então, o que o Espírito Santo faz em nossa vida? É assim como um trabalho de assessor. Por exemplo, uma pessoa vai começar uma empresa, o que precisa em primeiro lugar? – Um assessor.
Um prefeito ou outra pessoa que começa um cargo, o que precisa em primeiro lugar? – Um assessor.  Assim também o cristão: cresceu, vai enfrentar o namoro, vai enfrentar o casamento e uma família, o que precisa de muito importante?- O assessor que é o Espírito Santo.


Vai enfrentar uma profissão, precisa o Assessor, o Espírito Santo para que seja um profissional católico e um casado católico.
“O assessor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que lhes ensinei” (Jo. 14, 26)


Vale dizer: O que eu aprendi na catequese, quantas coisas que já esqueci? O Espírito Santo é que, nesta idade mais crescida irá recordando e atualizando as coisas esquecidas para adequar cada ensinamento a cada situação da minha vida


Vem a propósito trazer aqui algumas afirmações do Papa Francisco: “ Para manter vivo o ardor missionário, é necessária uma decidida confiança no Espírito Santo, porque ele vem em auxílio da nossa fraqueza. Mas esta confiança generosa tem de ser alimentada e, para isso, precisamos de invocá-lo constantemente. Ele pode curar-nos de tudo o que nos faz esmorecer no compromisso missionário. É verdade que esta confiança no invisível pode causar-nos alguma vertigem: é como mergulhar num mar onde não sabemos o que vamos encontrar. Eu mesmo o experimentei tantas vezes. Mas não há maior liberdade do que deixar-se conduzir pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele possa nos iluminar, guiar, dirigir e impulsionar para onde Ele quiser. O Espírito Santo bem sabe o que faz falta em cada época e em cada momento.” ( Papa Francisco, evangelho da alegria,280).


Deste jeito, continua o Papa: “ A Igreja se torna uma casa para muitos, uma mãe para todos, e torna possível o nascimento dum mundo novo.”(288).

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1- Bote Fé 3 – Atenção à mudança de data: dia 23 ( vinte e três de agosto) descartado o dia 16. Por conta de que não tinha cantores disponíveis antes. Portanto, confirmado dia 23 de agosto. Local: Praça do povo. Já comunicámos ao padre Neves e tudo está certo. Se prepare para o evento.

2- Nesta 4ªFª reunimos com o clero diocesano, para tratar assuntos das paróquias e da diocese, presidida pelo senhor bispo dom Valdeci. Presentes todos os padres da diocese, menos São Bernardo e Magalhães de Almeida.
2.1- Pontos que foram tratados são os seguintes: A continuação da ESCOLA DE FORMAÇÇÃO TEOLÓGICA, promovendo uma segunda TURMA, iniciando em julho 2014, e encerrando em 2016, sendo assim em cindo etapas nos meses de julho e janeiro. Carga horária: 300 horas aula de 60 minutos com duração de dois anos e meio. Avaliação: Participação, pontualidade, assiduidade, comprometimento com o curso e avaliação descritiva de assimila]ação de conteúdos. Regulação:   O curso está fundamentado e amparado pelas Portarias MEC: 1.521 de 22 de maio 2002; 887 de 16 novembro 2006 com fundamento da LDBN 9.394 de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, Art. 43,inciso VII e Art. 44, inciso IV. Certificado: Ao concluir o Curso, o participante receberá um Certificado de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA emitido pelo IESMA, desde que tenha frequentado  um mínimo de 75% de aulas e cumprido todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso.
O Curso terá já a seguinte data: 06 a 12 de julho 2014, e nossa paróquia tem direito a 05 ou mais inscrições. Maiores de 18 anos e concluindo/ou estejam concluindo até o final de 2014 o Ensino Médio. Os interessados ou interessadas falem com dona GNÚ, a secretária paroquial o mais breve possível, porque tem que ser nesta semana já, como sem falta.

2.2- Encontro vocacional: Terá um encontro vocacional em São Bernardo ( Salão paroquial), nos dias 14 e 15 de junho. “É um encontro diocesano para aqueles que que estão buscando resposta para o apelo de Deus (vocacional0 em suas vidas”. Os interessaodo(a)s falem com Ir. Tássia.

2.3- Vai acontecer um Seminário sobre  conjuntura eleitoral a ser realizado no Centro diocesano de Brejo. Data: 30 31 de maio. Prevista a chegada no dia 29 para a janta. Nossa paróquia tem 15 vagas. Palestrantes, Dr. Wagner Cabral e dr.a Marta. Os interessados(as) falem com dona GNÚ, no Secretariado paroquial

2.4- Semana de Unidade: De 1º a 08 de Junho decorre a Semana da Unidade, para todos os Cristãos. Quem são os cristãos? Somos todos que seguimos Jesus Cristo. Quem segue Jesus Cristo? Católicos, e protestantes de muitas denominações(seitas ou igrejas). Essa Semana de unidade é para que todos possamos refletir sobre nossa identidade comum. O que nos ajunta? O que nos diferencia? Somos iguais ou diferentes? Vale dizer somos iguais e nalgumas coisas diferentes.

2.5- Foi chamada atenção para os setores da Juventude; PJ, Rcc, Acólitos, Missionários mirins, Infncia a Adolescência missionária, e Catequese, para que cada grupo tenha seu representante, para que possam todos juntos formar o Setor Juventude. Mais informações com Juninho Bastos.

3- Padre Neves tem mandado notícias e precisa saber as nossas. A saúde dele vai bem e da irmã dele também tem melhorado, graças a Deus. Neste momento deve estar com a lapiseira na mão escrevendo e trabalhando com seus pensamentos inovadores. Aguardamos.

4- Coral NªSª das Dores- O prof. Evaldo e Jonas Cardoso convocam todos os integrantes do CORAL para os Ensaios que estão acontecendo todas as 5ªs.F.as, às 19.00h, no CBNET Avisam ainda que os interessados em participar devem procurar os mesmos neste dia e horário.


5- Dia 31 terá o Retiro dos missionários mirins. Local: Centro paroquial. Horário: A partir das 09.30 da manhã. Dez adolescentes de cada Capela dos Bairros. Também tem o Retiro das Santas Missões no Setor Canto do Ferreira ( Setor 7)

Nenhum comentário: