domingo, 4 de maio de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -AS LIÇÕES DE EMAÚS


O evangelho de São Lucas no cap. IV faz-nos contemplar de perto, de uma maneira muito viva, dois homens que, na tarde do próprio dia da ressurreição, estavam de volta para casa, Emaús, cerca de 12 quilômetros de Jerusalém.


Aquilo que se tinha passado era nada mais nada menos  que a paixão e morte de Jesus, a derrota aparente de Jesus diante de seus inimigos. Perdidos, deprimidos e desnorteados, conversavam como quem não acaba de acreditar que tivesse sido possível aquele afundamento de seus sonhos.


O diálogo que travaram com aquele companheiro que se juntou a eles no caminho tem características de boas lições. Eles, como pessoas frustradas, responderam de mau humor: “Todo mundo sabe o que aconteceu, só você não sabe? De onde é que você é? “


Dali a pouco, porém, aperceberam-se  que aquele companheiro era um sábio, e começou a iluminá-los, a eles que tinham seguido Jesus. E começaram a ver que a esperança deles tinha que dar uma volta de 190 graus. Tinham esperança, sim, mas era uma esperança equivocada.


Era como se alguém hoje falasse assim: Já estou na faculdade, já tenho emprego, já me casei, já sou rico, já não me falta nada;  mas bem depressa vai dar-se conta que nada disso preenche, não lhe traz a felicidade. Homens e mulheres ficam frustrados principalmente porque não atingem o ideal para o qual fomos criados por Deus, é como diz o escritor Paulo Coelho, erram o alvo.



        Peregrinação do Mês de Maio


A Peregrinação entende-se no histórico do POVO DE DEUS, em demanda  da Terra Prometida. Começou já desde o chamado de ABRAÃO (Gn.12). Logo após o povo de Deus caminhando desde o Mar vermelho( Êx. 14) para Canaã.  Jesus para o Egito e de volta para Palestina. 

Quando Jesus e seus pais todos os anos iam em peregrinação ao templo de Jerusalém ( L. 2, 42-52); Já antes, o rei Davi transportando em peregrinação a ACA DA ALIANÇA, e dançando em frente dela ( 2 Sam, 6, 13). Os Cruzados em peregrinação à Terra Santa e a famosa Igéria, do sec.1º  


São Francisco foi em peregrinação à Terra Santa, em 1219, e lá convenceu o Sultão do Egito, e o rei da Síria a respeitar os Lugares da Terra Santa, de tal maneira que ainda hoje os Papas confiaram a custódia da Terra Santa aos franciscanos. Até o Papa Francisco já tem uma peregrinação anunciada à Terra Santa agora neste mês de Maio, 24 a 26


Finalmente, Nossa Senhora em visitação à sua prima Santa Isabel quando levava Jesus no seu ventre e santificou o nascituro São João Batista. Hoje em dia todo católico preza, como Maria, fazer as visitações do mês de Maio, acompanhado com a imagem da querida Mãe de Fátima ou Mãe Rainha, que na sua imagem leva bênçãos e graças a todas as casas.

            NOTICIÁRIO da PARÓQUIA

1- Começou a Novena de NªSª de Fátima, padroeira da VILA DE FÁTIMA. Ontem, 3, foi o levante do mastro. Hoje, 4, é a primeira novena, participação Catequese e comunidade. TEMA: “Maria, um exemplo de fidelidade Cristã”. Tem leilão no dia 10, sábado, e 12, 2ªfeira. Dia 13 – encerramento, com santa missa às 09.00h, Procissão às 16.00h e bingo. Participe.

2- Atenção aos dias de Primeira comunhão: Areal – dia 11, domingo às 16.00h; Vila de Fátima – dia 13, às 09.00h; Santa Teresinha- dia 18 às 08.00h; Terras Duras e Santo Expedito – dia 18 às 16.00h; São Pedro – dia 21 às 20.00h; S.ta Margarida – dia 25 às 07.00h; Santa Luzia – dia  25 às 08.00h; Sagrada Família – dia 08 de Junho às 08.00h; São José ( Residencial) – dia 08 de Junho às 16.00h; Santo Antônio – dia dia 13 às 10.00h; Bom Parto – dia dia 14 de Junho, às 20.00h; Aparecida, dia17 de Junho às 20.00h; NªSª de Lurdes, dia 22 de Junho às 09.00h

3- Continuem lembrando que o 3º BOTE FÉ  será no dia 16(dezesseis) de Agosto, sábado, com o TEMA: Testemunhe Fé.

4- Começou o mês de Maria, mês das mães. Incentivamos todos a pôr muito cuidado nas peregrinações, acompanhando a Mãe de Jesus de casa em casa, levando a bênção dela e de seu Filho a todos os lares.  Todas as ofertas deste ano serão destinadas para a construção da Capela de Santo Expedito, no BAIRRO DO SOL.




Nenhum comentário: