sábado, 10 de maio de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A BUSCA DE SENTIDO OU A LOGOTERAPIA DA PSICOLOGIA ATUAL - 4º DOMINGO DEPOIS DA PÁSCOA




A Escola austríaca da Psicologia, herdeira dos fundadores da psicologia (Freud e Jung) tem hoje um representante na pessoa de Viktor Frankl que nos esclarece e abre caminhos para o domingo de hoje, quando fala sobre a busca de sentido.

Para este austríaco, a busca de sentido é que dá sentido à vida e faz superar com alegria e êxito nossas dificuldades e martírios. Em que consiste “a busca de sentido”? Podemos dizer que consiste na busca da presença de Deus no mais profundo do ser humano, baseada em dados da filosofia, teologia e da psicologia.
Frankl gosta de citar esta frase de Nietzsche: "Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como.”

As duas Cartas de São Pedro se fundamentam muito nesta filosofia da busca de sentido ou logoterapia. Inclusivamente neste domingo 4º da Páscoa, onde ele afirma: “ Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isso vos torna agradáveis  diante de Deus. De fato para isso fostes chamados” E dá ainda o exemplo maior: Também Cristo assim fez, “ e sofreu por vocês, deixando-lhes o exemplo” ( 1.Pd. 2, 20-21).

Nestas afirmações, qual é o sentido de busca de sentido? “ Sofreis por ter feito o bem.” E: “ isso vos torna agradáveis diante de Deus” ( v.20). Esta busca de sentido da logoterapia atual adequa com outra teoria muito atual do psicólogo brasileiro Augusto Cury, que é a teoria da “reciclagem”.

As piores coisas que causariam depressão e tristeza na teoria de “reciclagem” de Augusto Cury se transformarão em paz e salvação e crescimento.  São sementes que no sofrimento dão frutos, ou, como diz o Papa Francisco: “ os males são um desafio para crescer”(Evangelho da alegria, 84).

“ Para Ele, (Jesus), só é grande quem enxerga sua pequenez, somente é saudável quem assume sua doença”. ( Augusto Cury, O Mestre da sensibilidade, pg.163)

Em contraposição, o comum das pessoas não procuramos a semente, mas de imediato procuramos os frutos. Veja o que fala a este respeito o citado Viktor Frankl sobre o princípio do prazer, a autodeterminação e  “status:”

“ A autodeterminação não constitui a busca última do ser humano. Não é, sequer, a sua intenção primária. A autoderminação, se transformada num fim em si mesma, contradiz o caráter autotranscendente da existência humana. 

Assim como a felicidade, a autoderminação aparece como efeito, i.é, o efeito da realização de um sentido. Apenas quando o homem preenche um sentido no mundo, é que ele realizará a si mesmo. Se ele decide por realizar-se si mesmo, em vez de preencher um sentido, a autodeterminação perde, imediatamente, sua razão de ser. 

Eu diria que a autoderminação é o efeito não intencional das intenções da vida”.

O princípio do prazer é autoanulativo. Quanto mais se faz do prazer um alvo, mais se erra a meta. Em outras palavras, é justamente a “busca da felicidade” que frustra sua obtenção. O caráter autoanulativo  da busca do prazer está presente em inúmeras neuroses sexuais. Cada vez mais os terapeutas têm testemunhado quanto o orgasmo e a potência sexual, quando alvos de intenção exagerada são prejudiciais.

Em condições normais, o prazer nunca é a finalidade da atividade humana, mas sim um efeito colateral da consecução de uma meta. Realizar um objetivo constitui uma razão para  ser feliz. A felicidade se apresenta automática e espontaneamente. Essa é a razão pela qual não se deve buscar a felicidade; esta não deve ser objeto de preocupação, na medida em que houver uma razão para ela”.

Mais além não se pode perseguir a felicidade. Ao se fazer da felicidade o objeto de motivação, ela passa a ser, também, o objeto da atenção. No entanto, ao proceder assim perde-se de vista o motivo, a razão para ser feliz e, consequentemente, a felicidade, por sua vez, acaba por desaparecer. Sucesso e felicidade devem acontecer e, quanto menos nós nos importarmos com eles, mais eles acontecem”.

Da mesma forma, estas afirmações atingem de quebra outra vertente que á a busca de “status”. A este propósito vejamos as afirmações do mesmo Viktor Frankl: 

“ A ênfase concedida ao princípio do prazer na psicologia freudiana, é análoga à importância que a teoria de Adler dá ao sentido de superioridade (status). Contudo, tais visões de funcionamento também provam ser autoanulativas, uma vez que  alguém que demonstra e exibe seu desejo de poder será, cedo ou tarde, repudiado por parecer um “caçador” de status.” ( Viktor Frankl, A Vontade de sentido, pg. 48 e 49).

Falei atrás no principio de reciclagem defendido  por A. Cury. Na verdade, o batismo, o perdão da confissão bem poderíamos dizer que são uma “reciclagem” do cristão. Sobre o perdão, vejamos o exemplo dado por Jesus no caso do “filho pródigo”. O que fez aquele pai senão uma reciclagem daquele filho?  Hoje na carta de São Pedro fala sobre o batismo: “ convertei-vos, e cada um seja batizado.  “ Converter-se, vale dizer, aceitar a reciclagem e transformação de Deus na sua vida. A mesma coisa vale sobre o perdão. “ O perdão não é um ato “coitadinho, mas de elevada inteligência” ( A. Cury).

Por tudo isso, Jesus tem razão nesta afirmativa sem alternativa: “ Quem não entra pela porta, mas sobe por outro lugar é ladrão e assaltante”. (Jo. 10, 1). A porta é Ele, que nos leva a uma busca abrangente de sentido.


            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1- Depois de amanhã, 13, terça feira, é o encerramento da festa de Nossa senhora de Fátima no Bairro de Fátima. Lembramos que na véspera, dia 12 segunda feira tem leilão à noite. O horário da santa missa é às 09.00h do dia 13, com 1ª COMUNHÃO. Às 15.00h a Procissão e bin- go no final da procissão. Participe

2- Padre Neves continua em período de férias merecidas em Portugal com seus familiares. Neste momento deve estar com a caneta na mão e a cabeça cheia de ideias,pensando nas surpresas que irá trazer para Chapadinha.

3- Nossos doentes continuam em recuperação: Francisco Mário, e a irmã do P.Neves, senhora Maria da Conceição Neves. O pai do prof. Tiago já saiu do coma induzido, mas está reagindo pouco aos estímulos. O estado dele ainda causa muitas preocupação.

4- Os Grupos de visitação e peregrinação do mês de maio estão trabalhando muito. Nossa Senhora está visitando muitas casas e deixando bênçãos em muitas famílias. Parabenizamos.

5- O grupo de jovens JASC do Areal comemorou nesta 5ªfeira  10 anos de existência e bom trabalho. Ele se destaca em boas coreografias. Parabéns ao grupo JASC.

6- Hoje algumas pessoas do COMIPA estão na Vila Chapéu para fazerem a divulgação das Santas Missões populares na Região.

7- Dia 17 e 18 acontecerá o 2º Retiro setorial das Santas Missões Populares da cidade: Setor 07 – Bairro Novo, e no Setor 09 da zona rural – Tucuns.

8- A 1ª COMUNHÃO na Capela de Santa Teresinha será no dia próximo domingo, dia 18, às 08.00h. E nas Terras Duras e Santo Expedito às 16.00h.

9- Dia 18, próximo domingo será o dia “D” da Paróquia onde todos os paroquianos de todas pastorais, grupos e movimentos vão sair às ruas para as visitas missionárias. Cada Comunidade deve sentar e planejar com seus fiéis. Seguem abaixo algumas orientações: De dois a dois; Se apresentam em nome da paróquia, com simplicidade e humildade; Com roupas apropriadas; Sem discursos prontos; Sem prolongar muito; Em horários apropriados; Com o kit missionário Partindo da vida das situações concretas.   Enviar os missionárias por ruas pré-estabelecidas; Seria bom assim: os missionários da Sta. Luzia fazem visitas em N. Sra. de Lourdes e vice-versa.

10- Irmã Júlia, das Missionárias da Boa Nova chegou de Portugal, onde tinha passado dois meses de férias. Bem-vinda



 

Nenhum comentário: