sábado, 17 de maio de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A COMUNIDADE É VERDADEIRO SACRAMENTO VIVO DA PRESENÇA DE CRISTO – A INQUISIÇÃO vista por um historiador imparcial




“ Vós sois a raça escolhida, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as suas obras maravilhosas. Mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, a pedra de tropeço e rocha que faz cair! ( 1 Pd. 2, 7-9).

As palavras desta Carta de  S. Pedro  parecem excluir todos construídos fora da “ pedra escolhida”.
Vejamos: em toda história há pessoas e tempos de mais exclusão, e de mais inclusão. No Antigo Testamento como no Novo Testamento, épocas de Inquisição como épocas de conciliação. Vejamos palavras do Papa Francisco no “ Evangelho da alegria”: “ Toda a cultura e grupo social necessita purificação e amadurecimento” (69). “ Muitas vezes agimos como controladores da graça e não facilitadores” (48).

No evangelho temos os “ filhos do trovão,” que queriam fulminar os inimigos com raios, assim como Elias fritou os falsos profetas(2 Reis, 1, 10-12).Não admira que o tempo da inquisição fosse herdeiro dessa mentalidade. Porém, vem a propósito clarear e pôr pingos nos is, e dizer o tanto que se exagerou e mentiu sobre essa época. Do lado das igrejas protestantes e do lado da igreja católica. Veja o que afirma o historiador Fernando Nascimento:

“ Abramos um parêntese, para de fato mostrarmos conforme os historiadores, que muita calúnia se lançou contra a Igreja Católica, no que concerne a falsa acusação de matança de “centenas”, “milhares” e até “milhões” de pessoas. Pura lenda, que na verdade não passava de mentira estratégica protestante, fomentada por anticatólicos como: Russel Hope Robbins, o apostata Doelling, Jules Baissac, Jean Français e Reinach.
O próprio Rui Barbosa quando principiante inexperiente, traduziu “O Papa e o Concílio” uma obra de um deles, do Doelling, e se arrependeu mais tarde, proibindo no prefácio a publicação da mesma, pelas calúnias apaixonadas. Dizia mais tarde Rui Barbosa, quando maduro e experiente: “Estudei todas as religiões do mundo e cheguei a seguinte conclusão: religião ou a Católica ou nenhuma.” (Livro Oriente, Carlos Mariano de M. Santos (1998-2004) artigo 5º).

A Inquisição espanhola condenou à morte 59 «bruxas». Na Itália, acrescentou, foram 36 e em Portugal 4. Se somarmos estes dados -comentou o historiador-não se chega nem sequer a cem casos...”

No que concerne às igrejas protestantes da época, o mesmo historiador afirma: “Vejamos então a verdade documental, e a crueldade sem precedentes dos tribunais protestantes: A quantidade de registros literários dos próprios protestantes é vasta, porém, estranhamente ocultada pelos livros escolares, pela imprensa e mídia em geral. Muitas vezes vemos o que é omitido pelo lado protestante sendo por esses veículos, atribuídos maldosamente à Igreja Católica.

A crueldade foi especialmente severa na Alemanha protestante. As posições de Lutero, causaram a morte de pelo menos 30.000 camponeses. Foram as palavras de Lutero: “Eu, Martinho Lutero, exterminei os camponeses revoltados, ordenei-lhes os suplícios, que o seu sangue recaia sobre mim, mas o faço subir até Deus, pois foi ele quem me mandou falar e agir como agi e falei”. Centenas de rebeldes, segundo Goethe, foram torturados, empalados, esquartejados e queimados vivos. A Alemanha, disse o autor de Hermann e Dorothéia“parecia um açougue onde a carne humana tinha preço vil”.

Calvino, pai dos presbiterianos, mandou queimar o espanhol Miguel Servet Grizar, médico descobridor da circulação sanguínea. Acusado de heresia, Servet foi preso e julgado em Lyon, na França. Foi julgado e condenado a morrer na fogueira, por decisão de um tribunal protestante sob direção do próprio Calvino no dia 27 de outubro de 1553. Puseram-lhe na cabeça uma coroa de capim impregnada de enxofre e foi queimado vivo em fogo lento com requintes de sadismo e crueldade. 
O luterano Benedict Carpzov,  protestante fanático, afirmava, quando velho, ter lido a Bíblia inteira 53 vezes. Assinou sentença de morte contra 20.000 bruxas, apoiando-se principalmente na “Lei” do Antigo Testamento. Não compreendendo o verdadeiro significado da Bíblia, considerava o Pentateuco como lei promulgada pelo próprio Deus, Supremo Legislador. Carpzov, para condenar a morte, usava (Lv 19,31; 20,6.27; Dt 12,1-5), citava de preferência o Êxodo (22,18);“Não deixarás viver a feiticeira”. (6)
Outro famoso perseguidor de bruxas na Alemanha, foi Nicholas Romy, considerado grande especialista e que escreveu um longo tratado sobre bruxaria, teve sobre sua consciência a morte de 900 pessoas.” ( Fernando Nascimento).
Nessa época do “ olho por olho e dente por dente” ( Êx. Cap. 21) havia um zelo ultrapassado. Jesus veio dar perdão e deixar crescer o trigo e o joio, e dar a “outra face”( Mt. 5, 38). Não só dar a face, mas o Papa Francisco fala no contra-testemunho das divisões: “ A gravidade do contra-testemunho, e da divisão entre cristãos, é um escândalo, e a imensa multidão que não recebeu o anúncio de Jesus Cristo não pode deixar-nos indiferentes” ( 246).
O Papa aconselha mais que nunca o diálogo e o anúncio, e faz o elo de correlação entre eles: “ Há um vínculo entre diálogo e anúncio. A afirmação de  nossa identidade clara e feliz nos torna disponíveis para compreender os ouros. O diálogo pode enriquecer a ambos. 
Longe de se contraporem, a evangelização e o diálogo se alimentam reciprocamente” ( 251). Jesus no evangelho de hoje, ( Jo. 14,2): promete “ na casa do meu Pai há muitas moradas, e eu vou preparar um lugar parar vocês”. Quem pode negar o que Jesus prometeu?

             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1- Dia 13 encerrou o festejo de NªSª de Fátima no Bairro de Fátima, com muita participação de todos os Bairros da cidade. Parabenizamos a Comunidade e a Paróquia em geral.

2- Hoje, dia 18 é o dia “D” das Santas Missões Populares. Cada Comunidade e Capela tem a tarefa das visitas missionárias. Atendam oje, diaHas orientações que foram dadas pela equipe de Coordenação  Missionária Paroquial (COMIPA) das Santas Missões Populares.

3- Hoje também,18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes A mobilização é uma forma de trazer à tona a violência cometida contra crianças e adolescentes em todo o país. As escolas municipais também são alvo da ação de combate à exploração, durante toda a semana se fizeram palestras e ação de conscientização. Sexta-feira passada, o Conselho Municipal da Criança e Adolescentes realizou uma caminhada, de branco, desde a Praça da Bandeira, com o intuito de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Na Câmara municipal também teve sessão ontem relacionada com esse assunto.

4- Hoje tem Primeira Comunhão na comunidade de NªSª da Conceição de Terras Duras às 16.00h. Na comunidade de S. Expedito teve nesse sábado às 20.00h. Dia 21 (4ªFª) será na Capela de São Pedro, às 20.00h, sendo que as confissões serão no dia 20, 3ªfª às 08.00h. Em Santa Margarida será no próximo domingo às 07.00h, e em Santa Luzia às 08.00h

5- Hoje também, 18, tem o retiro das Santas Missões populares na Comunidade de Bairro Novo, junto com a comunidade Vila de Fátima e Santana. No interior é na comunidade de Tucuns.
6- Próximo sábado, 24, acontece o retiro das Santas Missões na comunidade Estrela e Cidade Nova.

7- Padre Neves tem telefonado, e pede notícias. Temos mandado. A irmã dele vai recuperando, graças a Deus. Vamos torcendo e orando pela intenções do padre Neves  e sua família.

Nenhum comentário: