sábado, 22 de outubro de 2022

O USO DE ARMAS E O USO DE DROGAS.


 

Freud dizia que o ser humano nasce com o instinto de matar. Porque antes de chegar à condição de ser humano, o homem passou pela fase animal. Esse instinto está incluso na teoria de Tomás de Aquino quando teologicamente se referia à formação do embrião, que passa por três fases: a1.ª fase de filamento vegetal; a 2.ª fase seria de filamento sensitivo animal; e a 3.ª fase da consciência e da razão. É a teoria do Hilemorfismo, ou dos filamentos, em português.

Quando o homem fica estacionado naquela 2.ªfase, sem recursos de educação suficientes para turbinar a 3.ªfase da consciência, corre até o risco de atrofiar a 3.ªfase da razão, para se orientar quase exclusivamente pelos instintos. A criança quando nasce, é notório nela o instinto de matar, de destruir, e de vingança.

Se numa sociedade a legislação facilita por exemplo a compra indiscriminada de armas, este instinto de matar fica incentivado. Fala-se na repressão ao uso de drogas. Mas não se fala na repressão à compra de armas. E tanto mal faz a droga como a arma em mãos irresponsáveis. Nesses dois campos, a fase do estágio animal prevalece e domina o ser humano de qualquer condição, sem escolher riqueza ou pobreza, grau de estudo, ou não estudo, cor, religião ou nação.

P.Casimiro João      smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário: