sábado, 7 de setembro de 2019

OS FESTEJOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS DORES E A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO


“Vivei em paz entre vós. Exortamos-Vos, irmãos: Corrigi os rebeldes, encorajai os desanimados, amparai os fracos, sede pacientes com todos. Prestai atenção a que ninguém pague o mal com o mal; procurai antes fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos. 

Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo daí graças. Esta é de fato, a vontade de Deus a Vosso respeito em Jesus Cristo. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo, guardai o que é bom. Afastai-vos de toda espécie de mal” I Tesal. 5, 33-22.

No meio de muitos outros conselhos, São Paulo diz a comunidade de Tessalónica “Orai sem cessar” tudo depende da nossa oração. Para seguir a Cristo, como pessoas e como comunidade, temos de saber orar sem cessar

Se orarmos, saberemos como e onde encontrar forças para corrigir, encorajar, ser pacientes, não pagar o mal com o mal, mas fazer bem a todos, ser alegres, guardar o que é bom e afastar-se do mal. Tudo depende da oração.

A oração tem de ser o centro da nossa vida.
Só na oração é que o Espírito Santo se torna presente com os seus dons e com a sua luz. O cristão tem de ser necessariamente uma pessoa de oração.

Que Nossa Senhora das Dores nos ajude a sermos perseverantes na oração.
Também nesta página quero em nome dos coordenadores e de toda a comunidade de São Raimundo, agradecer a todos aqueles que fizeram parte do festejo. Sei que muita gente ajudou cada um conforme as suas condições. Deus abençoe cada sacerdote que passou por lá esses dias.
Obrigado a todos. O festejo deu 19.612,30 – Dispesas 7.105,70 – Caixa 12.506,60.
Que Deus vos abençoe: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Padre Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova


Histórico de Chapadinha e de Nossa Senhora das Dores

A primeira igreja do povoado Chapada data do ano de 1870, junto à antiga caixa d’água, construída pelo Monsenhor Gentil, estando ao cuidado da família Ferreira. 

Em razão do seu crescimento o povoado ganhou a provisão régia com o título de freguesia de Nossa Senhora das Dores em 25 de Setembro de 1801, conforme o historiador César Marques, e foi construído um novo templo patrocinado agora pelas famílias Vieira Passos e Almeidas, ao cuidado do Padre Máximo Martins Ferreira.

Em 1890 o povoado foi elevado à categoria de VILA por decreto Lei nº36 de 17 de outubro de 1890, com o nome de CHAPADINHA. Foi nomeado primeiro Juiz o senhor Bento Gomes de Alemeida e a primeira professora Amélia Carneiro Almeida. A população era de 325 almas

Em 1838 a Família Ferreira doou uma légua de terra no local que hoje é a cidade de Chapadinha a Nossa Senhora das dores em cumprimento de um voto por ter sido livre da guerra da BALAIADA.

O 13º bispo de São Luiz do Maranhão Dom Luiz Brito Homem deu a  provisão canónica pela qual era constituída a paróquia de Nossa Senhora das Dores em1805, no mesmo ano em que foram criadas as paróquias de Parnaíba (Pi), Itapecurú (Ma) e outras, porque o Piauí fazia parte do arcebispado de São Luiz. Enquanto isso a paróquia de Vargem Grande era criada em 1835; Buriti de Inácia Vaz em 1843; Barreirinhas em 1865. 

Vimos que a família Ferreira em 1838 doou uma légua de terras no local que hoje é a cidade de Chapadinha a Nossa Senhora das dores em cumprimento de um voto por ter sido livre da guerra da BALAIADA. 

Dali a 100 anos, Chapadinha ganhava o título de cidade por  decreto Lei Nº45 de 29 de março de 1939 assinado pelo senhor Boanerges Neto Ribeiro, Secretário Geral do Estado do Maranhão, presidido pelo interventor Paulo Martins Sousa Ramos.

Foi nesse mesmo ano, 1939, que o P.Valter de Castro Abreu iniciou a construção da atual igreja de Nossa Senhora das Dores. Com a chegada do P.Manoel dos Santos Neves a igreja Matriz teve uma grande reforma com a construção da torre, colunas de concreto em todas as paredes, e reforço das tesouras, para o forro com madeira de ipê.
Teve muitas perseguições relativas à fé e à Igreja na Paróquia, naquela época de 1979 até 1998. Nessa época quase não se podia falar em comunidade por conta do trauma dos coronéis que tinham saído da ditadura militar. 

Chapadinha só tinha duas capelinhas, com cobertura de palha e porta de esteira. Posteriormente existem 120 Comunidades no interior e 18 Capelas na cidade. 

No dia 03/07/2016 foi criada a segunda paróquia do município de Chapadinha, a Paroquia de Cristo Rei, por Provisão do Bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes, tendo como matriz a mesma igreja de São Camilo, sendo nomeado o primeiro vigário P.Joel Teixeira Araújo. 

A cidade de Chapadinha, desde o dia 03 de Julho de 2016 tornou-se a primeira cidade da diocese de Brejo a contar com duas Paróquias: a Paróquia de Nossa Senhora das Dores e a Paróquia de Cristo Rei.



        Noticiário:
1)- Este domingo, dia 08 tem missas em todas as Comunidades como nos domingos habituais.

2)- Agradecemos a visita do Padre Pedro que esteve conosco desde o dia 27 do mês passado.

3)- Teremos a presença do Padre Anisberto no dia 10, e do Padre José Armando que estarão até o final do Festejo. Sejam bem vindos.

4)- Aguardamos a presença do sr. Bispo nos dias 14 e 15 para o Encerramento da Procissão, e agradecemos a sua presença  no dia 05 para a abertura do festejo. E parabenizamos a comunidade de Santa Teresinha que preparou a caminhada do Mastro.

5) Parabenizamos também a equipe do Bote Fé que preveniu o preparou a vinda da Banda Tribo de Deus, e do cantor Naldo José. E mais a novidade: no dia 14 virá também para uma maravilhosa atuação a já nossa conhecida cantora Andreia Dutra.


 O jeito de ser de MARIA, Mãe de Jesus, foi o maior jeito da história de ser cristão e católico. Quem era que existia de mais pobre na época de Maria e de Jesus? A nossa humanidade. Então Maria aceitou engravidar para que Jesus se tornasse a maior riqueza da Humanidade.
O que significa ser mãe de um filho como Jesus só Maria sabe e poderá dizer.(Anônimo)
SALVE MARIA NOSSA SENHORA DAS DORES.




Nenhum comentário: