sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Igreja Católica no Maranhão de Luto!


Através de exames de rotina, em setembro de 2009, Dom Reinaldo foi diagnosticado como tendo Câncer no Pâncreas. Devido a necessidade de rápido tratamento, logo em agosto seguiu para a cidade alemã de Bad Aibling, onde passou por terapias naturais e uma leve quimioterapia.
Nesse ínterim, ciente da necessidade de contar com um auxiliar em Coroatá para ajudá-lo a administrar a Diocese, solicitou ào Papa Bento XVI que nomeasse um bispo Coadjutor. O Bispo-Coadjutor, é um Bispo-titular da Igreja Católica nomeado para ajudar e substituir um bispo no exercício das suas funções, com direito a sucessão, onde vagando a Sé espiscopal, o bispo-coadjutor torna-se automaticamente o bispo diocesano. Assim, logo em 06 de janeiro de 2010 o Papa nomeou Dom Sebastião Bandeira Coelho [então bispo-auxiliar de Manaus] como bispo coadjutor da Diocese de Coroatá.
Passados seis meses de Dom Reinaldo na Alemanha, em março de 2010 Ele decide retornar ao Brasil, chegando ao Maranhão exatamente no dia 11 [reveja a matéria clicando aqui]. De volta a Coroatá dias depois, decidiu permanecer na cidade por todo o seu tratamento natural, feito à base de argila, recusando do clero diocesano, de familiares e amigos um retorno à Europa para um tratamento médico convencional. "Quero encerrar minha 'caminhada' em Coroatá, terra que me acolheu"  declarava o religioso.
Já em Coroatá, D. Reinaldo recebeu um convite do Frei Hans Stapel, bem como do padre Luís Menezes, respectivamente fundador e responsável da Fazenda da Esperança  de Coroatá [um centro de reabilitação de dependentes químicos], para mudar-se do Centro Vocacional Paulo VI, onde morava, para passar a residir na fazenda-sede, onde distante do centro da cidade cerca de três quilômetros, disporia de um local mais tranqüilo com vasta fauna e flora, a fim de criar um ambiente propicio ao seu tratamento. Aceitando o convite, a fazenda então passou à uma célere construção da casa onde moraria o bispo, onde fora edificada em um espaço da fazenda criteriosamente escolhido pelos religiosos. A construção da casa e o amplo jardim ao redor, foram minuciosamente acompanhados e definidos por Dom Reinaldo. "Em cada lugar dessa casa e em cada parte do belo jardim possue a presença de Dom Reinaldo", declarou o pe. Luís acrescentando que a casa possui um local onde o bispo realizava suas orações, escritório e sala de reuniões.

Um comentário:

JC disse...

Foi o meu "primeiro Bispo" no Maranhão. Na altura eu andava por Vargem Grande e ele (também)me ensinou como se trilhavam os caminhos da Missão. Ficar-lhe-ei para sempre Grato.