sábado, 26 de fevereiro de 2011

NOTICIÁRIO RELIGIOSO

PADRE ANTÔNIO ESTÁ MELHORANDO
1- Pe. Antônio Tavares da Silva, como é do conhecimento geral, encontra-se em Portugal. Depois de uma grande crise de saúde, motivada pelo sangramento de uma úlcera no estômago, foi tratado em São Luís. Queremos deixar aqui nosso agradecimento a todos que ajudaram a equipe sacerdotal de Chapadinha nesta hora de bastante preocupação, sobretudo aos médicos, às Irmãs da Caridade de Montreal do Monte Castelo e às Missionárias da Boa Nova que sempre acompanharam Pe. Antônio nos hospitais.

Pe. Antônio encontra-se agora em Portugal residindo no seminário do Instituto que se encontra a poucos quilômetros de sua terra de origem. Pelas notícias que nos têm chegado e que ele mesmo nos tem mandado, encontra-se mais repousado e, depois que terminou a medicação que levou, começou fazendo análises e consultas médicas locais. Sente-se melhor de saúde, mas queixa-se do frio que lá tem passado, apesar do aquecimento da casa. Lembramos que os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro são os meses mais fortes de Inverno em Portugal e se fazem sentir por muita chuva e frio mais intenso. Fala também com freqüência de vir o mais depressa possível para Chapadinha, onde é esperado com muita ansiedade por toda a gente. Desejamos ao Sr. Pe. Antônio rápidas melhoras na sua saúde e que aproveite o tempo lá para repousar porque aqui a zoada ainda não diminuiu.

MISSIONÁRIAS DA BOA NOVA
2- As Missionárias da Boa Nova pertencem a um Instituto Missionário de direito diocesano da diocese do Porto. Caminham para uma aprovação pontifícia de se constituírem em Sociedade de Vida Apostólica, como o é já a Sociedade dos Missionários da Boa Nova. O primeiro campo de trabalho missionário das Missionárias da Boa Nova foi em Minas Gerais, na Diocese de Teófilo Otoni. Quando os Missionários da Boa Nova saíram dessa diocese para virem para o Nordeste as Missionárias da Boa Nova vieram também e assumiram a responsabilidade pastoral da paróquia de Mata Roma - MA. Quando os Missionários da Boa Nova entregaram a Paróquia aos Padres Redentoristas, todas se transferiram para Chapadinha, tendo pouco depois ido a Irmã Isabel para África. 

Na passada terça feira, dia 22 de Fevereiro, a comunidade do Areal das Missionárias da Boa Nova celebrou 24 anos de presença no Maranhão. A data foi comemorada só em comunidade com uma missa na capela de sua residência, no Areal, durante a qual a Irmã Márcia, natural de Chapadinha, renovou o seu Compromisso Missionário por mais um ano. O motivo deste prolongamento temporário é a falta de oportunidade, por causa dos estudos que está fazendo, para se preparar para o Compromisso Perpétuo. Às Missionárias da Boa Nova nossos sinceros agradecimentos por tudo que vêm realizando na Paróquia, mas sobretudo, na comunidade de São Camilo no Bairro do Areal. 

PASTORAL DA PROXIMIDADE (direcionada a doentes e idosos)
3- Bispo português, D. Gilberto, bispo diocesano de Setúbal, advertiu numa mensagem á diocese que doentes e idosos não devem ser considerados “peso” ou “mero objeto” que a atual sociedade, com muita facilidade, põe de lado. Pede para que cada paróquia constitua um grupo qualificado de pessoas que fiquem atentas “a quem está só”. Quer o bispo que cada paróquia tenha a Pastoral da Proximidade para colocar como prioridade “todos que estão isolados e marginalizados”. O homem é essencialmente relação, “pelo que deixa-lo sozinho é destruí-lo aos poucos”.

Registramos, hoje, com satisfação, a coordenação estadual da Pastoral do Idoso na nossa Paróquia numa atividade de sensibilização e formação para que essa pastoral seja institucionalizada em Chapadinha. Sempre foi preocupação paroquial assistir doentes e idosos. Pelo menos levar-lhes a sagrada comunhão quando já não podem chegar às celebrações. Mas é preciso ir mais longe. Por exemplo há muitas pessoas que não sabem como procurar seus direitos na aposentadoria ou são demasiado explorados. A Pastoral que agora está a surgir vai prestar atenção a esses problemas.

NÃO AO MONOPÓLIO ESTATAL DA  EDUCAÇÃO
4- A Igreja e a sociedade portuguesa estão vivendo horas de protesto. A crise econômica trouxe imensos problemas, inclusivamente fome de uma grande parte da população de baixa renda. A Cáritas e muitas Paróquias oferecem refeições às pessoas pobres e desempregadas. O Governo, no entanto, não se preocupa tanto com os problemas sociais deseja impor um monopólio estatal da rede escolar. 

A Igreja e outras associações sociais insistem na necessidade de preservar uma rede educativa plural que envolva não só o Estado, mas as famílias, a sociedade civil e instituições privadas. O Governo, de tipo socialista em liberdade, insiste em aumentar os estabelecimentos de ensino público e acabar com o ensino privado que se tem mostrado mais eficiente nos resultados e mais barato nos gastos. O ensino monopolizado pelo Estado, em curto prazo, virará ideológico, ao serviço dos gostos políticos e de correntes pedagógicas que apregoam o laicismo e o facilitismo como a chave de construção de todo o ser humano. 

Tal atitude ofende o direito e a liberdade dos cidadãos, sobretudo das famílias, principais responsáveis pela educação de seus filhos. Alguns bispos, (como D. António Marcelino que já esteve conosco em Chapadinha), têm levantado sua voz corajosa e profética contra tal abuso de governantes incompetentes e descaradamente abusivos que não respeitam o estado democrático. Outros bispos lamentam que os católicos não atuem e não se agüentem no embate com os outros. Também a lei do aborto que foi aprovada está a receber forte contestação. O número de pessoas que procura os médicos em situação difícil não é tão elevado como o Governo dizia, as mães que se apresentam não são bem aconselhadas e não lhes é oferecida uma alternativa ao aborto. Há poucas semanas foi apresentado um documento, assinado por 6.000 pessoas, ao Presidente da Assembléia Nacional para que seja mudada a legislação.

AUMENTA O NÚMERO DE SACERDOTES NO MUNDO
5- Atualmente existem no mundo 410.593 padre. Destes: 275.542 pertencem ao clero diocesano e os demais ao clero das Ordens Religiosas. O número de sacerdotes nos últimos dez anos teve um ligeiro aumento em relação à década anterior na África, Ásia e América Latina, mas diminuiu na Europa e na América do Norte. Foram mais (1,4%) os sacerdotes ordenados que os falecidos. Mas quanto ao número, a tendência é invertida: Na Europa há 46,5% dos sacerdotes existentes. Nas Américas: 29,9%; na Ásia:13,5%; na África:8,9% e na Oceania:1,2%. Estes dados foram tirados do Anuário Pontifício que também informa que o número de católicos no mundo é 1.147 bilhão.

ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO
6- Este ano de 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado. Por toda a parte, na Europa, estão surgindo iniciativas a fomentar o voluntariado. O Reino de Deus exige voluntários. A caridade e a justiça social pedem que voluntária e gratuitamente pessoas se dediquem a minorar o sofrimento pela alegria de servir e pela descoberta da dignidade do outro. Numa paróquia, por exemplo, em Portugal, alguns jovens assumiram a responsabilidade de cada um visitar um doente ou algum idoso e fazer com que ele tenha algum tempo de alegria e de companhia. Há casais de aposentados que, tendo já seus filhos casados e lançados na vida, agora se oferecem para ir trabalhar como missionários para África. Com freqüência se vêem grupos de senhoras nos hospitais ajudando os doentes ou visitando as enfermarias. Belo exemplo para ser imitado entre nós.

Nenhum comentário: